sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

COMUNICAÇÃO HUMANA: NECESSIDADE E RESPONSABILIDADE – Artigo de Suzy Maurício

Suzy Maurício – Psicóloga
http://suzymauricio.blogsdagazetaweb.com

A
 comunicação é um tema complexo e que envolve inúmeras áreas do saber científico, é a primeira necessidade humana e um dos atributos que faz-nos racionais.

Durante a gestação a mãe conversa com seu bebê, este ao nascer emite o som do choro, um indicativo universal da vida. As crianças expressam-se mediante a palavra seus desejos e necessidades e também através de gestos e inquietações: a linguagem não verbal.

Os adultos utilizam a palavra para registrar seu olhar sobre o mundo e para a construção do conhecimento coletivo e de uma sociedade democrática. Alguns profissionais têm na palavra seu instrumento de trabalho: jornalistas, radialistas, fonoaudiólogos e também o psicólogo. É preciso que a mensagem seja entendida pelo receptor para que ocorra a comunicação.

A TV, o rádio, o jornal e a revista, a web, são importantes invenções do homem. A televisão é a “janela do mundo”, o rádio o ouvido do planeta e o jornal eletrônico e impresso, canais democráticos que possibilitam o exercício “pleno” do pensamento, a interação, o diálogo.

E não basta apenas fazer o uso da palavra, é necessário conhecimento científico, compromisso em informar, ética nas questões a serem transmitidas e respeito ao telespectador, ouvinte e leitor do ponto de vista individual e coletivo, da sua liberdade e dignidade.

Obrigada ao jornalista Assis Chateaubriand, pioneiro nas comunicações do País com a TV TUPI e à TV GAZETA/OAM que desde 1975 vem contribuindo na informação, afiliada da Rede Globo e líder de audiência no Estado de Alagoas.

Parabéns aos jornalistas alagoanos. Aos amigos do rádio. Para todos, minha admiração pela criatividade, responsabilidade, sensibilidade, seriedade, e amor pelo que fazem.

“Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.” (Clarice Lispector)