domingo, 28 de fevereiro de 2010



SAIBA A IMPORTÂNCIA DO PEIXE NA ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO
-
O peixe como alimentação é importante para o crescimento, o desenvolvimento ósseo e a prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque, além de ser fonte de cálcio e fósforo, é rico em vitaminas, minerais e ômega 3. Porém, tenha sempre o cuidado de retirar todas as espinhas. O cação, por não ter espinhos, pode ser uma boa pedida para os pequenos, mas fique alerta para o risco de contaminação por mercúrio.

Outros tipos de peixe, como badejo, atum e salmão, são ricos em vitaminas e podem ser servidos da forma de filés. Uma boa dica para o cardápio dos pequenos é o linguado, que tem sabor mais suave e costuma ser bem aceito pelas crianças.

QUANDO: crianças com histórico de alergia na família não podem consumir peixe antes de completar 1 ano. Caso contrário, pode ser oferecido para bebês, geralmente a partir dos 10 meses - ou até antes, conforme as orientações do pediatra.

COMO: pequenas porções de peixe cozido podem ser introduzidas na papinha dos bebês. Para os maiores, o melhor é servir assado, grelhado ou cozido, embora as frituras costumem ter aceitação maior.

QUANTO:
o ideal é substituir a carne vermelha pela de peixe pelo menos 2 vezes por semana.

RISCO DE OBESIDADE: não é um alimento gorduroso, mas não exagere no peixe frito.

2º DOMINGO DA QUARESMA


ORAÇÃO QUE TRANSFIGURA
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

O Evangelho de Lucas – em várias passagens – apresenta Jesus rezando, para mostrar que a missão do Filho é uma resposta à vontade do Pai alimentada com a oração.

Enquanto os discípulos dormem pesado, Jesus reza e se mostra transfigurado. Mas eles acordam a tempo de vê-lo com outro rosto e com roupas que reluziam de tão brancas. Era uma antecipação do que seria o Senhor Jesus ressuscitado, depois que ele fizesse sua passagem pela morte de cruz. E é exatamente sobre esta passagem, o êxodo, que Jesus conversa com Moisés e Elias, representantes da lei e dos profetas.

Rezar é conversar com Deus, apresentar-lhe humildemente nossa vida e dar a Deus tempo e espaço para que ele nos fale. A oração que Jesus nos ensina é a oração que transfigura. Não porque nos tira do mundo, mas porque, em meio aos problemas da vida, nos permite encontrar em Deus algo de sua própria glória. Transfigura porque, ao mesmo tempo que nos projeta para uma realidade nova, nos encoraja a seguir a mesma missão de Jesus e a continuar acreditando no poder das relações fraternas.

Não tem sentido, portanto, a proposta de Pedro de armar três tendas e ficar na comodidade. Jesus ainda tinha uma missão a cumprir, e os discípulos também. Rezar é como “recarregar as baterias”, para voltar fortalecidos ao compromisso do dia a dia. E como necessitamos dessa força, encontrada na oração...

Temos um Deus que mostra sua glória no Filho ressuscitado. Que mostra sua glória na vida humana vivida com dignidade, ética, respeito e justiça. O mestre, transfigurado em oração, continua a alimentar-nos e encorajar nossa missão. Continua a recordar-nos o valor fundamental da oração. Uma vida orante que leva à ação depende somente de nós. Mesmo que por vezes durmamos, acordemos a tempo de experimentar a glória de Deus em nossa própria vida.

HOJE, 25ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

(Clique na imagem para ampliar)