sábado, 21 de agosto de 2010

MACEIÓ DECLARA MFC ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA

O prefeito de Maceió, José Cícero Soares de Almeida, sancionou o projeto de Lei nº 6.090, de 04 de agosto de 2010, de autoria da vereadora Tereza Nelma, que declara de utilidade pública o MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, com sede no bairro da Pajuçara. Depois de sancionado, o projeto deu origem a Lei nº 5.915 de 20 de agosto de 2010.

O título de utilidade pública é o reconhecimento do município de Maceió aos relevantes serviços prestado pelo MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO – MFC, em Maceió. A concessão do título de utilidade pública serve de pré-requisito para concessão de subvenções orçamentárias e outros benefícios estabelecidos por Lei.

Entre os benefícios da concessão da Utilidade Pública Estadual, o MFC poderá firmar convênios e receber verbas da Prefeitura de Maceió a fim de manter ou ampliar suas atividades.

A lei foi sancionada na manhã desta sexta-feira (20) com a presença dos Coordenadores, James e Fátima Medeiros (Coordenadores Estadual e Regional Nordeste), Vamberto Souza (Vice Coordenação Estadual e Regional Nordeste) e Neto e Rita Marinho (Coordenadores Maceió).

Também participaram da solenidade os mefecistas Jorge (Secretaria e Comunicação Regional Nordeste), Ailson (Eventos/Maceió), Lessa (Comunicação/Maceió), Ermir (Grupo Amizade). O prefeito Cícero Almeida determinou a publicação da Lei na edição do Diário Oficial do Município de Maceió, deste sábado (21).

Estatutariamente o MFC tem como finalidade desenvolver ações visando à humanização, evangelização, promoção de valores humanos e cristãos de pessoas e famílias para que possam cumprir a sua missão de pessoas educadoras na fé e promotora do bem comum.

Com a concessão do título de utilidade publica municipal, o MFC poderá fazer parcerias com o poder publico municipal para promover programas e atividades assistenciais e promoção humana para famílias no atendimento de suas necessidades, propiciando orientação para sua inserção cidadã na sociedade e mercado de trabalho, sem esquecer a sua principal atividade que é evangelizar, capacitar, nuclear, expandir e fortalecer.

O MFC surgiu em Maceió no começo dos anos sessenta e, entre 1965 e 1966, dissolveu-se, contando com 65 casais, por determinação do regime militar que era evidenciado na época.

Em 1980, vinte e um casais e o padre Fabio Bertole, todos do MFC da Bahia, vieram à Maceió com o objetivo de restabelecer o MFC. Com a ajuda de casais que participaram do anterior MFC de Maceió, foi planejado e realizado o considerado 1º Encontro de Casais, no período de 21 a 23 de março, onde foram nucleados 33 casais.

O MFC Maceió já promoveu e sediou encontros a nível estadual (Encontros Estadual), a nível regional (Encontros Regionais Nordeste, Reuniões Condir), a nível nacional (12º ENA - Encontro Nacional, Reuniões Condin) e a nível internacional (ELA – Encontro Latino Americano).

FUNDADORA DO MFC/ES FALECE AOS 97 ANOS

Faleceu na ultima quarta-feira (18), no Hospital Santa Rita de Cássia de Vitória/ES, em decorrência de um câncer galopante (inoperável) no ovário esquerdo e de falência dos rins, aos 97 anos, a fundadora do Movimento Familiar Cristão no Espírito Santo, Dona Laurita Calmon Dessaune. O sepultamento aconteceu na quinta-feira (19), às 16 horas, no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória/ES.

Nascida no dia 30/04/1913 em Linhares/ES, Laurita Calmon Dessaune foi celebrizada nacionalmente em 2002 e novamente em 2007 pelo programa Fantástico e, em 2005, pelo Programa do Jô, ambos da Rede Globo, como uma das “vovós aventureiras” que rodaram mais de 20.000km de carro por todo o Brasil e Paraguai, dando exemplo de vida ao lado da companheira de todas as horas e irmã caçula Aurita Calmon.

Laurita era viúva do advogado e professor de Direito Romano Jair Etienne Dessaune – que foi o reitor-fundador da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), co-fundador da OAB/ES (inscrição nº 9), um dos primeiros chefes do Ministério Público Estadual (nomeado em 1930), presidente do Conselho Penitenciário Estadual por quase 30 anos e fundador, ao lado dela, do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO de Vitória/ES.

“Em momento de dor e sentimento humano, poderíamos dizer que perdemos mas, pelo sentimento Divino, podemos afirmar que Dona Laurita e Dr. Jair foram anjos de Deus enviados até nós para ensinar-nos a AMAR e que agora retornam para o seio do Pai. Que este mesmo Pai nos abençoe e nos dê o conforto neste momento de dor”. Afirmaram Freitas e Alivanir, membros do MFC/ES e coordenadores regional Sudeste do MFC.