sexta-feira, 13 de setembro de 2013

NATAL-RN SERÁ SEDE DO 8º MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO

A
 Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem promovendo, desde 1998, os chamados Mutirões Brasileiros de Comunicação, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação – UCBC, que tiveram início entre os anos de 1970 e final da década de 1990. O que caracteriza os Mutirões, diferenciando-os dos Congressos, é seu objetivo específico, voltado a refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação.

Ao todo, até o momento, foram realizados sete Mutirões Brasileiros de Comunicação. O primeiro aconteceu em julho de 1998, no espaço da PUC-MG, em Belo Horizonte (MG), com o tema Solidariedade-Ética-Cidadania. O segundo Mutirão ocorreu em São Paulo, SP, no espaço da UNISAL, em julho de 2000. O tema deste evento foi Relações Solidárias na Aldeia e no Global. Estes dois Mutirões estão documentados no livro sobre Mutirão Brasileiro de Comunicação, coordenados por Ana Cristina Suzina, Desirée Cipriano Rasbelo e Elson Faxina (UCBC/Instituto de Jornalistas do Paraná, 2003).  

Para o terceiro Mutirão foi escolhida a cidade de Salvador – BA, em julho de 2003 e debateu o título Comunicação para outra ordem social. O quarto levou a liderança católica para a cidade de Guarapari, no Espírito Santo, em julho de 2005, teve como tema, Comunicação e Responsabilidade Social.   O quinto Mutirão aconteceu em Belém -PA, em julho de 2007, trouxe para o debate dos participantes, Comunicação e Amazônia – Fé e Cultura de Paz.

O 6º Mutirão foi acolhido pelo Regional Sul 2, aconteceu no espaço da PUC/RS, em Porto Alegre, em janeiro de 2010. O tema proposto pelos organizadores foi Processos de Comunicação e Cultura Solidária. É importante assinalar que este Mutirão teve uma abrangência continental, pela proximidade geográfica da Arquidiocese de Porto Alegre com os países da América Latina e teve como parceira a OCLACC – Organização Católica Latino-americana e Caribenha de Comunicação, com sede em Quito, Equador. Por isso, foi denominado de “Mutirão Latino-Americano e Caribenho de Comunicação”, congregando durante o evento representantes dos países da América Latina.

Foi nesta data que os Mutirões Brasileiros de Comunicação passaram a ser promovidos pela CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, coordenados, organizados e pensados pela Arquidiocese, Regional ou Organização que os sedia, apoiados pela SIGNIS/Brasil, entidade fundada no dia 2 de dezembro de 2010, em Curitiba, para integrar, numa única instituição, os meios de comunicação da Igreja.

Com a coordenação da SIGNIS/Brasil, os meios católicos de comunicação, por sua vez, são chamados a ter um protagonismo mais visível nos Mutirões, recebendo atenção especial dos organizadores, o que significa ter o livre acesso ao evento e aos stands para expor suas produções. Em contrapartida, comprometem-se a divulgar os Mutirões em todas as áreas de sua influência para que o evento tenha maior visibilidade e possa ter capilaridade na sociedade, garantindo-se sua presença nas pautas jornalísticas para além do território da Igreja.

O 7º Mutirão aconteceu no Rio de Janeiro, de 17 a 22 de julho de 2011, no espaço da PUC-RIO, com o tema: Comunicação e Vida: Diversidades e Mobilidades.  Este Mutirão inovou na sua metodologia, oportunizando aos participantes a realizar oficinas turísticas monitoradas a partir da ótica da comunicação. Obteve aprovação máxima pela criatividade oferecida pelos organizadores, porque oportunizaram conhecer as grandes riquezas da cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.  Já o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação irá acorrer em Natal, Rio Grande do Norte, nos dias 27 de outubro a 01 de novembro de 2013.

Os agentes de comunicação das Paróquias, Pastorais e Movimentos têm até o dia 10 de outubro para efetuar a inscrição e participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação que acontecerá pela primeira vez em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano, e pretende reunir jornalistas, estudantes de comunicação, pesquisadores, professores agentes da Pastoral da Comunicação e comunicadores populares de todo o Brasil, para debater temas relacionados à comunicação.    

Os participantes devem se inscrever por meio do site do evento e gerar o boleto para pagamento. Para os que já se inscreveram e perderam o prazo para pagamento da taxa, basta acessar novamente a sessão das inscrições e gerar um novo boleto. Acesse: http://muticom.com.br

O tema para este ano é “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, sendo uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Signis Brasil, Arquidiocese de Natal, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras entidades.

PROGRAMAÇÃO

27/10
– Abertura
Hora: 19h
Local: Hotel Praiamar (Ponta Negra)
28/10
– Manhã: 08h – Missa

09h – Conferência de abertura: Comunicação e participação cidadã: meios e processos
Assessor: Prof. Dr. Muniz Sodré (Prof. Emérito da UFRJ)

12h – almoço
Tarde: 14h às 18h – Grupo de Trabalho
29/10
– Manhã: 09h – Seminário: Comunicação comunitária e construção da cidadania
Assessora: Profa. Dra. Raquel Paiva (UFRJ)
Debatedores: Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda (UFRN); Pe. Manoel Filho (Arquidiocese de Salvador – BA)

12h – almoço

Tarde: 14h às 18h – Grupo de Trabalho
30/10
- Manhã: 09h – Seminário: Jornalismo Público e cidadania
Assessor: Prof. Dr. Elson Faxina (UFPR/TVE-PR)
Debatedores: Pe. Ermanno Allegri (Agência Adital); Jornalista/Advogado: Marcos Guerra (Natal)

Tarde: 14h às 18h – Grupo de Trabalho
31/10
- Manhã: 09h – Seminário: Conteúdo e Mensagens dos MCS: olhares críticos e questões contemporâneas
Assessores: Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro (USP) e Prof. Dr. Laurindo Lalo Leal Filho (USP)
Debatedores: Prof. Dr. Miguel Pereira (PUC-Rio); Prof. Dr. Arnon Andrade (UFRN)

12h – almoço

Tarde: 14h às 16h – Grupo de Trabalho
01/11
- City Tour