domingo, 13 de outubro de 2013

HOJE, 210ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 13/10/2013

   
 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

  

PRIMEIRA LEITURA (2Rs 5,14-17)

Leitura do Segundo Livro dos Reis:
Naqueles dias, 14Naamã, o sírio, desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.

15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel! Por favor, aceita um presente de mim, teu servo”.

16Eliseu respondeu: “Pela vida do Senhor, a quem sirvo, nada aceitarei”. E, por mais que Naamã insistisse, ficou firme na recusa.

17Naamã disse então: “Seja como queres. Mas permite que teu servo leve daqui a terra que dois jumentos podem carregar. Pois teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente ao Senhor”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 97)

— O Senhor fez conhecer a salvação/ e às nações revelou sua justiça.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e o seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!

SEGUNDA LEITURA (2Tm 2,8-13)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:
Caríssimo: 8Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna.

11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 17,11-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”

14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.

Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

CURADOS DE CORPO E ALMA
A liturgia da Palavra deste domingo nos dá a dimensão da fé que cura o homem todo. Temos a história de Naaman, o valoroso guerreiro que era leproso, e do samaritano que curado da lepra volta para agradecer. Dos 10 leprosos que foram curados, só o samaritano voltou. Só ele foi salvo. Jesus lhe diz: “Levanta-se e vai! Tua fé te salvou”! (Lc 7,19). Notamos que ser curado não basta para ter a salvação. Sabemos que muita gente ganhou milagres de Deus e não se converteu. Deus não nega o milagre. Mas a salvação depende do reconhecimento da ação de Deus em Cristo. Nós é que não sabemos aproveita-lo para nossa salvação. O agradecimento que Naaman apresenta e a atitude reconhecida do samaritano são a prova que o milagre foi maior que a cura: curou o coração, convertendo-o para Deus como diz o pagão Naaman: “Permite que teu servo leve daqui terra que dois jumentos possam carregar. Pois o teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente O Senhor” (2Rs 5,17). O reconhecimento se torna culto a Deus.  O outro leproso, “vendo-se curado voltou glorificando a Deus em alta voz; e atirando-se aos pés de Jesus com o rosto por terra, lhe agradeceu” (Lc 17,15). Aqui temos que repensar nosso relacionamento com Deus que, com toda gratuidade, nos beneficia, inclusive com milagres. E queremos pagar promessas a Deus achando que retribuímos ao que nos fez. Deus faz os milagres que pedimos. E em que modificamos nossa vida tornando-a culto a Deus? Na oração da Eucaristia de hoje nós pedimos que “nossas atividades sejam precedidas e acompanhadas com a graça de Deus para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer”.

SERVIDORES DE DEUS
Paulo indica a Timóteo que à gratuidade de Deus, dando-nos Jesus Cristo, deve corresponder uma dedicação total, mesmo no maior sofrimento. Sofrer por Cristo é a resposta a essa gratuidade e a garantia de nossa fé. Deus não quer o sofrimento por Cristo, mas o acolhe na união com o sacrifício de Cristo: “Se com Ele morrermos, com Ele viveremos. Se com Ele ficamos firmes, com Ele reinaremos” (2Tm2,11-12).  Eliseu tendo acolhido o general sírio, não fez estardalhaço com o milagre, mas na humildade mandou que se lavasse no rio Jordão. Não aceitou presentes porque sabia que era Deus quem agia. Não vendemos os dons de Deus no exercício do ministério e também ninguém compra Deus com ofertas, nem que sejam vultuosas. Todos fazemos nossa obrigação de abrir os caminhos para que todos possam chegar a Deus.

EUCARISTIA CONTINUADA
Nossa vida será eucarística não quando ficamos diante do Santíssimo (o que já é muito bom), mas quando levamos pelo dia a fora o agradecimento a Deus por tudo o que nos faz e somos capazes de agradecer às pessoas pelo que nos fazem. Salário não paga o amor que uma pessoa dedica ao trabalho do emprego que lhe damos. Uma Eucaristia é bem celebrada quando assumimos suas dinâmicas em nossos relacionamentos. Por isso diziam dos primeiros cristãos: “Vede como se amam”. Não é sem razão que o culto cristão se chama Eucaristia, isto é, Ação de Graças. Damos graças a Deus oferecendo-lhe como resposta o próprio Filho em seu Sacrifício de entrega total pela humanidade. Em cada missa dizemos: “Deus graças ao Senhor Nosso Deus! É nosso dever e salvação”. Agradecer é tomar o caminho da Salvação.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer.  Amém!


Editado por JorgeMacielNews