segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CONDIR NORDESTE SE REUNIU EM LAURO DE FREITAS-BA

Equipe do CONDIR NORDESTE em Lauro de Freitas-BA (Foto de Jorge Maciel)
  
O
 Conselho Diretor Regional Nordeste do Movimento Familiar Cristão (CONDIR/NE) esteve reunido nos dias 18, 19 e 20 de outubro do corrente ano, na Rodovia BA-099, Condomínio Parque Encontro das Águas, na Cidade de Lauro de Freitas - Bahia, com a presença de Hildo, coordenador regional e estadual Bahia; Rubens e Rosana, casal vice-coordenador regional e estadual Bahia; Luiz Antônio e Maria José, casal coordenador estadual Sergipe; Marcos e Racquel, casal coordenador estadual Ceará; Gilson, coordenador estadual Alagoas; José Newton e Ariadna, casal SERCOM; Ivo Barreto, SERFIN; Jorge Maciel, SERCOM da gestão anterior e vice-coordenador da ECCi-Maceió/AL; Florisval, SERFIN da gestão anterior; Jorge Leão, SENJOV; Padre Arnaldo, Assessor Eclesiástico Regional; Cíntia, MFC Jovem de Vitória da Conquista/BA; Guilhermina e Carlos, MFC Salvador/BA; e Margarida Rêgo, MFC Salvador/BA. Ausência justificada de James e Fátima, casal coordenador regional Nordeste da gestão anterior.

A reunião teve inicio às 19 horas da sexta-feira (18) com a Liturgia da Equipe de Coordenação Estadual de Alagoas com a apresentação de um vídeo motivacional seguida de uma oração. Representando a Gestão Anterior, Jorge Maciel (SERCOM 2010/2013) fez uma rápida explanação do que aconteceu no período, destacando o empenho e a união da equipe nos trabalhos realizados pelo CONDIR/NE em prol do Movimento Familiar Cristão na região.

Indagados sobre as expectativas com relação a administração que se inicia, todos foram unanimes em afirmar que as expectativas sobre a nova Gestão são as melhores possíveis e que esperam um crescimento do MFC na região, através de Nucleações, Encontros e momentos de Formação. A reunião foi interrompida para ser reinstalada na manhã do sábado, 19.

Às 8 horas do sábado (19), a reunião teve sua sequencia com a Liturgia da Equipe de Coordenação Estadual de Sergipe e uma mensagem motivacional para a construção de um painel participativo, onde cada ECE colocou as problemáticas do MFC no seu Estado, definindo assim as metas em nível de região Nordeste para o atual triênio que ficou assim definido: 1) Política Nacional de Integração; 2) Reencontro (regates de mefecistas não ativos); 3) Linguagem atual para os novos Encontros; 4) Projetos deverão surgir a partir das nossas realidades e necessidades; 5) Aprofundamento da Realidade como tema de Encontro de Formação, tendo como pano de fundo a ação profética; 6) Dar continuidade aos projetos sociais, reavaliando-os e adaptando-os continuamente; 7) Aceitação e acolhimento às novas configurações familiares e éticas religiosas; 8) Fortalecer o sentimento de pertença ao MFC; 9) Promover atividades voltadas para jovens.

O Conselho definiu o calendário de reuniões administrativas para todo o triênio e a realização a cada ano do SIR - SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL, no modelo do SIN. O próximo CONDIR/NE acontece durante a realização do SIN – Seminário de Integração Nacional, no período de 11 a 13 abril de 2014, na Cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As reuniões seguintes do CONDIR NORDESTE ficaram assim definidas: Em Maceió-AL no período de 13 a 15 de outubro de 2014, com a realização do 1º SIR – Seminário de Integração Regional; Fortaleza-CE no período de 15 a 17 de maio de 2015; Aracaju-SE no período de 16 a 18 de outubro de 2015, com a realização do 2º SIR; Na Bahia, com a Cidade a ser definida posteriormente, no período de 25 a 27 de março de 2016.

No período de 10 a 12 de abril de 2015, Maceió, Alagoas sediará a 4ª Reunião Administrativa do CONDIN – Conselho Diretor Nacional do MFC, com a participação de dirigentes do MFC de todas as regiões.

Na parte financeira, foram apresentados os demonstrativos financeiros e aprovado o aumento do repasse mensal das ECE’s para o CONDIR no percentual de 15% (quinze por cento), a partir de janeiro de 2014, permanecendo o sistema de cotas. Os repasses devem acontecer até o último dia útil do mês, podendo a documentação ser enviada nos primeiros cinco dias do mês subsequente. O Conselho também aprovou o repasse do CONDIR para o CONDIN com um acréscimo de 15% (quinze por cento).

No assunto Comunicação, o Conselho decidiu que o CONDIR NORDESTE vai manter um Blog e uma página no Facebook e trabalhar para criar um Portal na Internet (Site). As ECE’s se comprometeram a incentivar as ECCi’s a enviarem noticias para serem divulgadas no Blog e Facebook.

Encerrando a reunião do sábado, Jorge Leão, membro do MFC MARANHÃO e do SECRETARIADO NACIONAL DA JUVENTUDE, promoveu um MOMENTO DE FORMAÇÃO MOTIVACIONAL, seguida da Liturgia da Equipe de Coordenação Estadual do Ceará.


No domingo (20), às 8 horas foram reinstalados os trabalhos com a Liturgia da Equipe de Jovens do MFC Bahia e um novo momento de formação com Jorge Leão, seguida da Santa Missa celebrada por Padre Arnaldo Lima Dias, assessor eclesiástico regional. O encerramento aconteceu com um delicioso almoço.