quinta-feira, 23 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI É CELEBRADO EM MACEIÓ COM PROCISSÃO E MISSA

Nesta quinta-feira (23), católicos de todo o mundo interrompem suas atividades rotineiras para celebrar a presença do corpo de Cristo na Eucaristia, representada pelo Santíssimo Sacramento.

Em Maceió, o Dia de Corpus Christi – expressão do latim que significa, em português, Corpo de Cristo – é comemorado pela Arquidiocese com procissão e adoração, atendendo ao Código de Direito Canônico e a Conferência Episcopal, que estabelece a Missa como obrigatória neste dia.

A partir do meio-dia, várias ruas do centro de Maceió serão ornamentadas para a procissão de Corpus Christi que começa às 16 horas, partindo da Catedral Metropolitana com destino a Praça dos Martírios. Todo o caminho será adornado com signos do Santíssimo Sacramento. Em seguida, haverá a Santa Missa.

ADORAÇÃO E MISSA NO ALDEBARAN
Na Paróquia de Santa Catarina Labouré (Aldebaran), a partir das 18h30min, haverá adoração do Santíssimo, e às 19h30min, Santa Missa celebrada pelo Cônego João Neto com a participação de membros do Movimento Familiar Cristão e demais paroquianos.

SOBRE A FESTA DE CORPUS CHRISTI
A festa oficial de Corpus Christi foi decretada no dia 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV, após ter sido informado de que houve um milagre na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, na Itália. As informações foram de que, durante uma celebração feita pelo padre Pedro de Praga, caíram gotas de sangue da hóstia após a consagração.

Foi então que o Papa ordenou que as relíquias de Bolsena fossem levadas, em procissão, a Orvieto, outra cidade italiana. Por meio da bula 'Transiturus', o Santo Padre solicitou ainda que a festa fosse estendida para todas as igrejas, devendo ser comemorada sempre na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade que, por sua vez, ocorre logo após Pentecostes.

Hoje criou-se o costume, durante o festejo do feriado, colocar flores e utensílios coloridos nas casas, nas ruas, em homenagem a representação de Cristo que visita o seu povo. Em várias cidades, são colocados, ainda, tapetes feitos pela própria população, formando desenhos do Santíssimo Sacramento, de onde o bispo passa carregando o ostensório.