domingo, 26 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - BRAGA & LAIS


ANIVERSARIANTE DO DIA - CHICO DE GABI


ANIVERSARIANTE DO DIA - EDUARDO DE SUELY


HOJE, 190ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DA SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - 26/05/2013



 SANTÍSSIMA TRINDADE
Toda a nossa vida cristã é iluminada pela Trindade!



PRIMEIRA LEITURA (Pr 8,22-31)

LEITURA DO LIVRO DOS PROVÉRBIOS:
Assim fala a Sabedoria de Deus: 22“O Senhor me possuiu como primícia de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; 23desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. 24Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, 25antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada.

26Ele ainda não havia feito as terras e os campos, nem os primeiros vestígios de terra do mundo.

27Quando preparava os céus, ali estava eu, quando traçava a abóbada sobre o abismo, 28quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, 29quando fixava ao mar os seus limites — de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas — e lançava os fundamentos da terra, 30eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, 31brincando na superfície da terra, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 8)

— Ó Senhor, nosso Deus, /como é grande vosso nome /por todo o universo!
— Contemplando estes céus que plasmastes/ e formastes com dedos de artista;/ vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: /”Senhor, que é o homem,/ para dele assim vos lembrardes/ e o tratardes com tanto carinho?”
— Pouco abaixo de Deus o fizestes,/ coroando-o de glória e esplendor;/ vós lhe destes poder sobre tudo,/ vossas obras aos pés lhe pusestes:
— as ovelhas, os bois, os rebanhos,/ todo o gado e as feras da mata;/ passarinhos e peixes dos mares,/ todo ser que se move nas águas.

SEGUNDA LEITURA (Rm 5,1-5)

LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS:
Irmãos: 1Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus.

3E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância, 4a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; 5e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Jo 16,12-15)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.

13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
“UM DEUS EM NOSSO CORAÇÃO”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

CONDUZIRÁ À PLENA VERDADE
Na solenidade da Santíssima Trindade corremos o risco de pensar que não entendemos nada, por isso deixamos aos entendidos. Não Deus é complicado. Na vida futura estaremos mergulhados neste mistério e poderemos conhecer sempre mais o Infinito que nos fará infinitamente felizes. Jesus dissera: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de compreendê-las agora”. Não precisamos nos preocupar, pois o “Espírito Santo nos conduzirá à verdade plena” (Jo 16,12-13). O Pai enviou Jesus para nos revelar seu inefável mistério. Somente com Jesus temos conhecimento de um Deus Uno e Trino. Este mistério não é incompreensível porque o Espírito Santo foi dado para nos conduzir a esta verdade, como disse Jesus. O conhecimento de Deus Trindade não é somente intelectual: Creio! Aceito! Todos os que procuram Deus sabem que o relacionamento é de pessoa a Pessoa, vital. Ele nos envolve na comunhão que há entre as três Pessoas Divinas. A verdade nos introduz no amor. Quando somos capazes de amar as pessoas é porque já amamos a Deus. Sua Vida penetra nossa vida. Viver a fé cristã é estabelecer comunhão. Jesus diz: “Se alguém me ama, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada” (Jo 14,21). O conhecimento da Trindade, em primeiro lugar é por contato, depois por explicação. O contato é esta comunhão que se estabelece porque Deus mora em nós. Quanto mais moramos Nele, mais nossas ações corresponderão a esta verdade. O amor ao próximo e o amor a Deus se fundem num só amor. Quando falamos de amor não falamos de sentimento, mas de entrega de vida. Nossa adoração a Deus será verdadeira na medida em que vivermos como Jesus viveu: “Aquele que diz que permanece Nele, deve também andar como Ele andou” (1Jo 2,6).

BRINCANDO NA SUPERFÍCIE DA TERRA
A seriedade da liturgia da Palavra é quebrada pela beleza da alegre Sabedoria. O livro dos Provérbios relata a eterna criação da Sabedoria, que identificamos com Jesus. O autor a coloca como uma criança que brinca pelo Universo para dar alegria ao Pai que a gerou: “Fui gerada quando não existiam os abismos... Ele ainda não havia feito as terras... quando lançava os fundamento da terra, eu estava a Seu lado como mestre de obra, eu era Seu encanto, dia após dia, brincando na superfície da terra, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens” (Pr 8,22-31). É uma imagem linda de um Deus que sabe brincar. O Deus sisudo não cabe no amável Criador. Criou o homem para seu prazer: “O coração do homem é o paraíso de Deus”, diz Santo Afonso. Por isso lembramos: “Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista... perguntamos: Senhor que é o homem para dele assim vos lembrardes dele e o tratardes com tanto carinho? Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor” (Sl 8).

A ESPERANÇA NÃO DECEPCIONA
Conhecendo Deus, mantemos viva a esperança em viver com Ele. Paulo escreve: “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Por isso rezamos: “Proclamando que sois Deus eterno e verdadeiro adoramos cada uma das Pessoas, na mesma Natureza e igual majestade” (prefácio). O relacionamento com a Trindade dá-nos a esperança de sermos uma oferenda eterna assim como são aceitas e santificadas nossas oferendas (oferendas). A Eucaristia é um louvor e uma adoração porque amamos e somos amados.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Amém!

Editado por Jorge – MFC ALAGOAS