quinta-feira, 11 de julho de 2013

ANIVERSARIANTE DO DIA - FLÁVIO DE LUCILA


ANIVERSARIANTE DO DIA - BETH DE CLÁUDIO


ANIVERSARIANTE DO DIA - MAURÍCIO DE LUCIANA


DEFINIÇÃO DO LOCAL DO 19º ENA E ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO NACIONAL DO MFC MARCAM O 5º DIA DO 18º ENA

Apresentação da Liturgia do CONDIR SUDESTE

C
om o tema: “Famílias, abram os olhos para o avanço tecnológicos”, o CONDIR SUDESTE apresentou a Liturgia da quarta-feira (10), 5º dia do 18º ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, que acontece em Vitória da Conquista – Bahia.

A Liturgia iniciou-se com a apresentação do vídeo celular – Disconnect to Connect, mostrando parte dos resultados de pesquisa mundial que mostram que o convívio entre crianças e adultos está praticamente desaparecendo e um dos fatores que mais influíram nesta mudança radical na vida familiar e no isolamento das pessoas é, em grande parte, o uso intensivo da tecnologia digital.

Meninas e meninos estão conectados na Internet, nos celulares, nos games e na televisão, enquanto pais vivem obsecados pelos dispositivos e aplicativos que lhes oferecem aumento de produtividade e ganhos financeiros. Desde modo, a vida em família pode entrar para a lista de espécies ameaçadas de extinção.

O CONDIR SUDESTE dramatizou o momento retratando a realidade vivida por pais e filhos que se utilizam da tecnologia, esquecendo a verdadeira e tradicional convivência familiar.

Às 9 horas, o encontristas se dirigiram as salas onde funcionaram as Oficinas do 18º ENA, com diversas opções de assuntos: oficina desejada: Nucleação e Caminhada dos Jovens; Vivência e experiência da nucleação no MFC no Brasil; Religiosidade e espiritualidade; Resgatando vida – experiência para o tratamento da sobriedade; Envelhecimento e sexualidade, vivência do tempo e relacionamento afetivo; Consumismo e sustentabilidade: como trabalhar a preservação do meio ambiente no MFC; Conjugalidade e parentalidade, desafios para as famílias hoje (marido e mulher, pais e filhos); Formação nas equipes-base: Reuniões e Temários, Fato e Razão; Projetos sociais e de formação: como organizar; Papel dos leigos e leigas na sociedade e na Igreja instituição; Vivências em grupos para a formação de novas lideranças.

As 12h30min, as Oficinas foram interrompidas para o almoço no Restaurante Mesa Farta e às 14h30min os CONDIR’s se reuniram para darem posse aos coordenadores estaduais para o triênio 2013/2016 e elegerem entre os coordenadores estaduais o coordenador do CONDIR para o triênio.

Coordenadores da Gestão 2010/2013 homenagearam
Eduardo e Ismari, Coordenadores Nacional do MFC.
Com grande expectativa, iniciou-se às 17h15min a AGN – ASSEMBLEIA GERAL NACIONAL que se iniciou no domingo (07) e teve sua conclusão na quarta-feira (10) com a escolha da Cidade de Maringá – Paraná que sediará o 19º ENA, no período de 16 a 22 de julho de 2016 e a eleição do Coordenador Nacional que administrará o MFC nos próximos três anos.

Durante a AGN, os coordenadores regionais da gestão 2010/2013 fizeram uma homenagem ao casal Eduardo e Ismari neste encerramento de gestão.

Sônia e Adalberto, casal Coordenador Nacional
do MFC - Gestão 2013/2016.
No último dia da AGN 2013, os Coordenadores e Vice-Coordenadores dos 5 CONDIR’s foram aclamados e empossados. Em seguida, foi estabelecida a forma de eleição do casal Coordenador Nacional para o triênio 2013/2016, através de voto secreto, sendo distribuídas as cédulas com os nomes dos Coordenadores Regionais aos mefecistas com direito a voto. Galdino, Coordenador Regional Sudeste, pediu a palavra para informar que não pode participar da eleição por motivos particulares e ficará apenas como Coordenador Regional. Assim, a presidência da AGN encaminhou a votação que concluído e realizado o escrutínio dos votos, o resultado foi o seguinte: Sudeste com 2 votos, o Nordeste com 2 votos e o Centro Oeste com 39 votos. Em consequência, o Coordenador Regional do CONDIR CENTRO OESTE, Adalberto e Sônia, foram eleitos e empossados como CASAL COORDENADOR NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO NO BRASIL, para o período 2013 a 2016. Após a eleição festiva do casal Coordenador Nacional, a AGN foi encerrada.


As atividades do 5º dia do 18º ENA foram concluídas com um delicioso jantar e a palestra de Antônio Carlos Aguiar, vice-coordenador nacional do MFC, às 20 horas, no Teatro Carlos Jeová, do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.