sexta-feira, 1 de novembro de 2013

SHOW DE ELBA RAMALHO ENCERRA O 8º MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO

Show de Elba Ramalho encerrou o 8º MUTICOM
O
 8º MUTICOM - MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, que este ano aconteceu em Natal – Rio Grande do Norte, com o tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, teve seu encerramento na noite desta quinta-feira (31), com um show da cantora Elba Ramalho que cantou exclusivamente para os participantes do evento.

Aproximadamente 800 pessoas de diversos lugares do Brasil participaram do 8º MUTICOM no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde aconteceram celebrações, seminários, lançamentos de livros, feira de comunicação e shows artísticos.

O último seminário da programação acadêmica do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), abordando o tema “Conteúdos e mensagens dos meios de comunicação social: olhares críticos e questões contemporâneas”. Quem assessorou o debate foram os professores Manuel Carlos Chaparro (USP) e Laurindo Lalo Leal Filho (USP).

Durante o seminário foram abordados diversos aspectos, como as políticas de concessão e democratização da comunicação. O professor Laurindo afirmou que na atualidade existe pouca preocupação com o fator social do jornalismo. “Pesquisas apontam que 79% da população brasileira ouve rádio, e, embora este alto percentual, este veículo é pouco valorizado. É como se fosse o “patinho feio” da comunicação”.

As tardes do 8º MUTICOM foram preenchidas com atividades desenvolvidas nos grupos de trabalhos (GT’s), nos quais foram socializadas experiências pertinentes aos temas específicos de cada um deles.

A partilha das experiências foi dividida em 12 grupos: Redes Sociais e Juventude; Rádios Educativas, Comunitárias e Comerciais; Impressos; Pascom – Pastoral da Comunicação; Web-Rádio e Web-Tv; Comunicação e Catequese; Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos; Televisão e Cidadania; Comunicação e Educação; Formação de Comunicadores; Comunicação Para Crianças; e Redes de Comunicação.

Os Grupos de Trabalho possibilitaram trocas de experiências, discursões, aprofundamento e também de fazer a prática de comunicação participativa.

Os grupos de trabalhos foram uma novidade no 8º MUTICOM, que acontecem na parte da tarde. Durante os dias de mutirão houve a participação de comunicadores de todo o Brasil, onde refletiram e compartilharam experiências de evangelização humana através da comunicação.

Durante as manhãs aconteceram palestras com algumas intervenções e nestes momentos todos os grupos tiveram a oportunidade de contribuir e participar para elaborar o conhecimento.

Antes do show da cantora Elba Ramalho, a organização do MUTICOM anunciou a Cidade de Vitória - Espirito Santo, como sede do 9º MUTICOM, em 2015.

Dentro da programação do 8º MUTICOM, esta sexta-feira, dia 1º de novembro será destinado ao City Tour por pontos turísticos de Natal e região metropolitana.

O MUTICOM é voltado para agentes de comunicação das pastorais e movimentos, blogueiros, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da PASCOM e pesquisadores.

De Alagoas participaram o bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, membros da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Maceió e Penedo, radialistas da Rádio Imaculada Conceição (AM 1320 Mhz)  e Jorge Maciel da Assessoria de Comunicação do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO.

O 8º MUTICOM é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Natal, Signis Brasil, além das unidades acadêmicas da UFRN: Departamento de Comunicação (DECOM), Superintendência de Comunicação (Comunica) e Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM).