quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ANO NOVO, VIDA NOVA E DESAFIOS


ANO NOVO, VIDA NOVA E DESAFIOS

“Depende unicamente de você possuir-se e edificar-se, instante a instante. E ser no dia seguinte melhor do que no anterior e aprender a ter paz. Querendo você pode.” (Livro Sabedoria Todo Dia, de Lourival Lopes, Editora Otimismo)

É verdade sim, estamos a viver os primeiros dias do mês de janeiro de 2011. Já vivemos a primeira década do novo milênio. Observou como tudo passa tão rápido e quase não percebemos! Precisamos acreditar em nós e correr para dar um passo decisivo, em direção da paz que tanto almejamos.

É verdade sim, estamos vivendo um ano novo, que se nos apresenta vazio de realizações. Somente ao seu final é que poderemos avaliar se bom ou não. Tudo vai depender dos nossos sonhos sonhados e do planejamento que fizermos para realizá-los.

Acredito que tudo será possível com determinação e vontade de realizar, não permitindo que aborrecimentos, tristezas e desalentos nos vençam e enfraqueçam, principalmente porque cremos em uma vida nova, que nos foi oportunizada pelo nascimento de Jesus, o Filho de Deus, o Emanuel, que significa: Deus está conosco.

Assim, meus caríssimos amigos, se Deus está em cada um de nós pela fé, que imaginamos possuir, quem estará contra nós?

Observem que tudo depende de nós mesmos, pois Simeão, homem bom e piedoso, que esperava a salvação do povo de Israel, quando teve a oportunidade de pegar o menino no colo e louvar Deus, disse: - “Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.” (Lc 2, 22-35) – é quem nos transmite a convicção do Emanuel.

Também a profetisa Ana, viúva, e muito idosa, que vivia no pátio do Templo, adorando a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações, tão logo sentiu a presença de Jesus, ...“começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.” (Lc 2, 36-40).

Na verdade não é fácil a nossa passagem por este mundo, principalmente quando temos que encarar o bem e o mal, evitando a predominância deste último, para que tenhamos uma convivência harmoniosa e pacífica.

É pelo caminho do mal que vamos nos deparar com os nossos desafios e testar a nossa capacidade, que são os pecados capitais, os quais nos desviam do alvo correto e ético que buscamos, impossibilitando o nosso crescimento enquanto pessoa e filho de Deus.

Assim, neste início de ano, para termos uma vida nova, devemos estar atentos e preparados contra a ação da ira – sinônimo de raiva, cólera e agressividade exagerada; da gula – excesso no comer e beber, é engolir e não digerir; da inveja – desgosto ou pesar pelos bens do outro, dificuldade de admirar o próximo, sentimento de injustiça; do orgulho – sensação de ser o melhor entre todos, de ter a sua imagem inflada, aumentada, não correspondendo a realidade; da avareza – estar apegado a alguma coisa e ter medo que falte, percepção de escassez; da preguiça – ter aversão ao trabalho, ser negligente; e da luxúria – impulsividade desenfreada, prazer pelo excesso.

Para uma simples mensagem acredito que o recado foi dado, agora o mais importante é como vamos fazer a nossa caminhada, pois deve ser bem pensada e executada, tendo sempre em mira o nosso verdadeiro ideal de vida.

Sem ideal, sem luz, não haverá vida nova.

Tenhamos, todos, um maravilhoso ano novo e que Deus nos abençoe e guarde.

James e Fátima Medeiros
Coordenadores CONDIR/NORDESTE