domingo, 7 de março de 2010

CONVITE AOS MEFECISTAS

(Clique na imagem acima para melhor visualização)

QUANTAS HORAS SÃO IDEAIS PARA UMA BOA NOITE DE SONO?

A resposta para a pergunta do título envolve diversos fatores. Segundo o médico Ricardo Teixeira, diretor do Instituto do Cérebro de Brasília (ICB), os estudos mostram que o ideal para a maioria da população mundial é dormir entre 7 horas e 8 horas. Há uma minoria que se divide entre "dormidores curtos" - aqueles que se sentem bem com menos de 8 horas de sono - e "dormidores longos" - aqueles que necessitam de mais de 8 horas para estar com disposição para o dia seguinte. Ele reforça que se trata de uma minoria da população mundial, "estamos falando de um porcentual de um dígito". O médico também lembra que crianças e adolescentes dormem mais. "É natural que durmam de 9 horas a 10 horas por dia."

E como saber se estamos dormindo mais ou menos do que deveríamos? "O melhor termômetro é a sua disposição durante o dia." Ele diz que um dos sintomas mais comuns após uma noite mal dormida são a sonolência diurna e a dificuldade cognitiva, como a falta de atenção, por exemplo. E o médico Ricardo Teixeira alerta para o fato de que nem sempre dormir bastante significa dormir bem. Segundo ele, algumas pessoas têm as 8 horas de sono e levantam cansadas. Isso ocorre, entre outros fatores, por doenças do sono, excesso de álcool, estresse, muito trabalho. "Só a avaliação de um especialista para saber a causa."

ARQUITETURA DO SONO
O
médico explica que existe uma "arquitetura do sono", um ciclo que precisa ser completado para que a pessoa relaxe e esteja disposta quando acordar. "O sono é dividido em estágios de profundidade, e só é possível alcançar o sono profundo se a pessoa tiver um sono saudável."

DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO
-Desligue a luz. E garanta que as janelas vedam bem o ambiente, não deixando qualquer tipo de luminosidade entrar.
-Antes de dormir, tente evitar ambientes com luz muito intensa. No quarto, então, só use iluminação indireta e fraca, como de abajures.
-Barulhos também atrapalham. Se o seu quarto fica em lugar muito barulhento, instale janelas anti-ruído. Ou use tampões de silicone nas orelhas, que são bem mais baratos.
-Evite refeições pesadas antes de dormir.
-Está com fome? Beba leite. Inclusive porque há uma proteína no leite que estimula o sono.
-Exercício, em especial aeróbico, ajuda bastante a ter sono no fim do dia. Mas nunca pode ser feito imediatamente antes de ir para a cama, já que o exercício deixa a pessoa “ligada” por pelo menos três horas.
-Regularidade e rotina ajudam. Tente ir dormir e acordar sempre no mesmo horário.
-Animais de estimação nos ajudam a relaxar, claro. Mas dormir conosco não é uma boa idéia. Eles se mexem durante a noite, podem causar alergias e têm padrões de sono diferentes dos humanos. Portanto, cada um na sua cama.
-Não está conseguindo dormir? Saia do quarto. Ficar enrolando na cama não ajuda em nada. Vá ler um livro (evite ver TV) ou beber um copo de leite. Mas reserve o quarto apenas para dormir. Ou transar, claro.
-Experimente se alongar antes de dormir.
-Experimente meditar antes de dormir.
-Corte a cafeína a pelo menos quatro horas antes de dormir. E lembre-se que vários chás e refrigerantes também têm este ingrediente, o cafezinho não é o único culpado.
-Lembre-se: o álcool pode até ajudar a dormir, mas a qualidade do sono fica extremamente pior com ele.

HOJE, 26ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

(Para ampliar, clique na imagem)



3º DOMINGO DA QUARESMA


CONVERSÃO SIGNIFICA PRODUZIR FRUTOS
Pe. Nilo Luza, ssp

Jesus se serve de dois fatos (algumas mortes numa revolta contra os romanos e o desmoronamento de uma torre, com vítimas fatais) para proclamar a necessidade de conversão. Os que morreram nesses dois episódios trágicos não podem, segundo Jesus, ser vistos como mais pecadores que os sobreviventes. Portanto, as desgraças e as catástrofes não podem ser vistas como castigo divino, mas, sim, como alerta e apelo à conversão. Não há, necessariamente, relação entre pecado e desgraças que acontecem na vida da pessoa ou da sociedade.

A parábola seguinte mostra o que é conversão na ótica de Jesus. A função da figueira é produzir figos no tempo certo; a da laranjeira, laranjas; e assim por diante. O homem também tem a tarefa de produzir frutos. Nenhum ser humano deve passar em branco na vida. Portanto, conversão não é apenas uma atitude intelectiva de adesão a alguém ou a alguma ideia, mas é ação, é crescimento no amor, na generosidade, na justiça.

Muitos se vangloriam por não fazer mal a ninguém – o que já é muito bom; porém é preciso fazer algo positivo em favor de si e dos outros. Todo o mundo deve deixar o mal de lado, mas o cristão, de modo especial, é convidado a ir além, deixar sua marca positiva na comunidade e na sociedade. Ele deve produzir bons e abundantes frutos para o reino de Deus. Não pode passar a vida inteira estéril.

É verdade que Deus é tolerante e paciente (“deixa mais um ano”) – é do seu feitio dar novas oportunidades; ele é bondoso e compassivo, diz o salmista. Mas um dia pode chegar o momento de sermos cobrados. Conversão é mudança de mentalidade e de vida, o que deve ocorrer dia a dia; é processo contínuo que nos leva a assimilar os critérios de Jesus e seu estilo de vida e nos torna cada vez mais autênticos discípulos de Cristo.