sábado, 28 de janeiro de 2012

SEREIS UMA SÓ CARNE - Parte 1 - Artigos do Prof. Felipe Aquino


INTRODUÇÃO

O
 dia do casamento é o mais feliz para os noivos. Um se entrega ao outro na alegria do amor, esperando uma vida feliz para sempre… No coração os sonhos coloridos estão à espera de sua realização.

Contudo, a realidade, não raramente, acaba sendo bem diferente. Para muitos, aquilo que seria uma vida feliz acaba se transformando numa amarga realidade. Mais de 30% dos casais de hoje se separam antes de completar um ano de vida conjugal. Isso nos leva a perguntar: O que gera tanta separação e frustração? Por que o amor que os unia no namoro e no noivado não foi capaz de mantê-los unidos no casamento? Há poucos meses juravam amor eterno um ao outro, mas agora já não há mais amor recíproco. O que houve?

É preciso parar e analisar profundamente essa questã0 vital para que também você não seja surpreendido de maneira tão dura. É hora de refletir: De onde vêm as brigas, os desentendimentos, os rancores, que acabam levando o casal à separação, frustrando para muitos a sua vida conjugal e familiar?

A razão básica que gera essa situação infeliz é a falta de preparação para a vida matrimonial. Os homens e as mulheres se preparam para tudo nos dias de hoje, mas não para o casamento. Muitos casais se ocupam apenas com o aspecto material e financeiro, e deixam de lado as questões mais profundas da vida que vão viver a dois.

Se perguntarmos para a maioria dos casais por que eles se casaram, ou porque vão se casar, muitos não saberão responder. A maioria se casa porque todos se casam e não querem ficar sós. Uns se casam por sexo, outros por dinheiro ou posição social, outros talvez até para ficarem livres dos pais e da família que já não suportam, outros por fuga ou, ainda, por qualquer motivo.

Na verdade, poucos, infelizmente, são os casais que sabem o sentido grandioso do matrimônio que os espera.

O casamento é a construção de um projeto de vida a dois que, para ser bem realizado, precisa contar com a determinação de ambos. É um plano a realizar. Uma família a construir. É a fonte da vida e do amor.

Mas todo empreendimento somente tem sucesso quando queremos a todo o custo atingí-lo, custe o que custar em termos de sacrifícios. Só atingimos uma meta difícil quando estamos convencidos de que vale a pena conquistá-la. Só chegaremos ao topo de uma alta montanha, vencendo o cansaço e o desânimo da subida, se estivermos convencidos de que vale a pena chegar lá para, de cima, olhar a beleza das coisas. Se não houver a determinação e a motivação necessárias, desanimaremos no meio da caminhada.

É o que acontece, infelizmente, com muitos casais. Desanimam no início ou no meio da vida a dois, porque não estão suficientemente convencidos da beleza e do valor profundo do casamento. Por isso, as dificuldades em seu relacionamento levam-nos a desistir do plano de construir uma vida juntos. Muitas vezes, são sufocados pelos problemas da vida e, pior ainda, pela falta de amor recíproco.