domingo, 4 de setembro de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA - PRETA DE ITO

HOJE, 102ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 04/09/2011


-
CORREÇÃO COM AMOR E AJUDA NO CRESCIMENTO!
Jesus nos salva não só oferecendo-se em sacrifício, mas também colocando-nos em uma comunidade, a Igreja. Irmãos que somos na fé, nosso empenho éo crescer em comunhão, ajudando-nos mutuamente. A correção fraterna terá esse objetivo, e só será proveitosa quando feita com caridade. É difícil, mas Jesus nos ajuda se nos reunimos em seu nome e pedimos com fé.

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM
1ª Leitura: Leitura da profecia de Ezequiel 33, 7-9
Salmo:  94
2ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Romanos 13, 8-10
Evangelho: Mateus 16, 21-27
  
EVANGELHO – MATEUS 16, 21-27
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à igreja. Se nem mesmo à igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles."

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA –  Dom Sérgio Henrique Heÿden
Nesse 23º Domingo Comum estamos acompanhando Jesus nos seus ensinamentos... falou-nos de sua Paixão, Morte e Ressurreição... fez- nos o convite de segui-lo , que exige renúncia, carregar a cruz. E hoje determina a humilde ativa para com Deus e os irmãos. Essa humildade, manifesta condescendência para com os pequenos, no perdão fraterno, concedido aos irmãos, quando esses se corrigem... pois, não tem o que fazer, quando perseveram no mal e recusam qualquer correção e perdão. O ato da correção fraterna deve-se realizar na união e na oração que asseguram à comunidade a presença do ressuscitado.

Vemos nisso tudo um convite à misericórdia e ao perdão. Também constatamos que muitas vezes que, apesar do recurso a todos os meios possíveis para a reconciliação e o diálogo fraterno, não há no irmão a vontade firme de comunhão e de conversão. E diante disso, a Igreja tem o direito de pronunciar-se contra os pecadores inverterados, para não prejudicar a comunidade e assim talvez sensibilizar o pecador a se converter.

O verdadeiro amor, o perdão autêntico, não deixa as pessoas como são, com seus defeitos e suas limitações. E para isso temos palavras e atitudes decisivas como: Ajuda ao crescimento... libertação... entusiasmo... encorajamento... atenção vigilante... e correção.

Percebemos muito claro: Deus não quer a morte do pecador... e sim quer a vida plena, e para isso o pecador deve-se se converter e ser acolhido pela comunidade.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

ORAÇÃO
Pai de bondade, concedei-nos a verdadeira liberdade e a herança eterna. Amém!