sexta-feira, 11 de junho de 2010

FALTAM POUCOS DIAS PARA O SORTEIO DO NETBOOK

BRINQUEDO DE JESUS

Mons. Pedro Teixeira Cavalcante
Doutor em Teologia


Santa Teresinha, na sua Autobiografia, escreve: “Desde algum tempo, eu me oferecera ao Menino Jesus para ser seu brinquedinho, dissera-lhe para não se servir de mim como de um brinquedo de valor, que as crianças se contentam de olhar sem ousar tocá-lo, mas como de uma bolinha sem nenhum valor que podia jogar no chão, pisar com o pé, furar, deixar em um canto ou, então, apertar sobre seu coração se isso lhe desse prazer...”.

Essa conversa pode parecer muito infantil, mas, examinando-a bem, é de uma profundidade extraordinária. De uma maneira simples, mística, feminina e amorosa, santa Teresinha traduz algumas palavras de Jesus, quando diz que só o ama e só é seu discípulo quem guarda a sua palavra, quem cumpre seus mandamentos. Na verdade, ser brinquedo de Jesus significa colocar-se a sua disposição para tudo, em todos os momentos. Significa sempre dizer sim aos convites de Deus. Significa disponibilidade total, humildade completa, resignação sem mágoa, aceitação tranquila dos dissabores cotidianos, não reclamar diante das picadas de alfinete, anuência alegre a todo desígnio do Pai a nosso respeito.

Ser brinquedo de Jesus é ainda aceitar ficar onde ele nos colocar, mesmo que seja desprezado atrás da porta; é ser como uma bola que pode ser chutada, furada e até mesmo abandonada, porque já não se deseja mais tê-la, usá-la; é ficar indiferente quando Jesus der mais atenção a outros brinquedos seus, porque são mais preciosos e mais bonitos.

Como se vê, não é fácil nem infantil ser brinquedo de Jesus, como santa Teresinha quis ser e o foi. Com efeito, é preciso ter fibra e coragem para, como acontece com uma bola, levar chutes e pontapés à vontade e ainda ficar pronto para ser desprezado ou atender novamente aos caprichos divinos de Jesus.