quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MILITANTES DO MFC DESTACAM IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA


 Na sessão que comemorou os 41 anos do Movimento Familiar Cristão (MFC) em Vitória da Conquista (BA), Rita de Cássia Mota Menezes, coordenadora do Movimento na Área da Paróquia de Fátima, destacou as ações do MFC em Conquista no resgate da dignidade humana, construção da cidadania e assistência a famílias carentes. Rita Menezes ressaltou os encontros de casais; comemorações de datas que dizem respeito à família como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia da Criança; projetos de ação social e integração das famílias, além de ações voltadas para questões da espiritualidade.  “Sabemos que a missão é grande e que precisamos caminhar muito em defesa das famílias”, disse. 


Valmir Mota Sampaio, coordenador do MFC em Conquista, agradeceu ao vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em realizar a sessão em celebração aos 41 anos do Movimento. Sampaio afirmou o trabalho do MFC está concentrado no fortalecimento das famílias, defendendo a fidelidade no casamento e manutenção da família. Destacou a fundação do Centro de Formação Humana (CFH), que tem sede própria no Bairro Conjunto da Vitória. Segundo Sampaio, o terreno foi doado pela Câmara Municipal há 12 anos. “Queremos o apoio dos vereadores quando apresentarmos nossos futuros projetos”, disse.

 
Para Valdemir Oliveira Dias, coordenador do MFC em Conquista, a sessão foi uma oportunidade para divulgar as ações sociais do MFC. Dias também fez uma breve retrospectiva histórica do Movimento, que atua no Brasil desde a segunda metade da década de 1950. Segundo o coordenador, nestes 41 anos do MFC em Conquista, muitos avanços foram alcançados, especialmente na preservação da família.  “Não compactuamos com a degradação da família que os meios de comunicação pregam”, disse, ressaltando que o MFC não é restrito apenas para casais, mas a todos os que querem lutar pelo bem das famílias.
-

José Ildo Pereira de Oliveira, que representou a coordenação estadual do MFC, destacou as bases que norteiam as atividades no Movimento, especialmente sua ligação com a Igreja Católica. Enfatizou a história do MFC na América Latina e no Brasil, especificamente em trabalhos realizados com grupos. “Nosso objetivo sempre foi alcançar as famílias”, declarou.
-

O vice prefeito Ricardo Marques ressaltou a importância do MFC, do qual participou durante a infância. “Desejo sucesso neste caminho. Nossa sociedade precisa muito de movimentos como este. O poder público deve apoiar as ações do MFC”, disse Marques, parabenizando o vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em comemorar os 41 anos do Movimento numa sessão mista.
-

Convidado de honra da noite, Cícero Pereira do Amorim, fundador do MFC em Vitória da Conquista, também agradeceu a Câmara Municipal pela homenagem ao Movimento, e destacou que só com a bênção de Deus o MFC pode superar os problemas ao longo desses 41 anos. Cícero Amorim salientou a missão evangelizadora do Movimento, o que “dá forças para que todos trabalhem pelas famílias”. Ressaltou as dificuldades enfrentadas no início dos primeiros grupos do MFC em Conquista, relembrando pessoas que tiveram participação decisiva na construção do Movimento. “É com grande alegria que estamos reunidos aqui, 41 anos depois, para celebrar o sucesso do MFC. Há 41 anos temos recebido a Palavra de Deus como alimento para nosso espírito”, disse.
-

O Pe. Edilberto Araújo Amorim, diretor espiritual do MFC, salientou a importância da família e a valorização dos fundamentos da fé. Lamentou o abandono de crianças e famílias que são desfeitas, porém enfatizou que esta é a ação social do MFC: o resgate das famílias. “São 41 anos deste Movimento em Conquista. São 41 anos com grupos de pessoas disponíveis em lutar pela família. Parabéns a todos e que Deus nos abençoe”, disse.