domingo, 27 de outubro de 2013

HOJE, 212ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 27/10/2013

   
 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM


PRIMEIRA LEITURA
(Eclo 35,15b-17.20-22a)

Leitura do livro do Eclesiástico:
15bO Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. 16Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; 17jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas.

20Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. 21A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, 22afaça justiça aos justos e execute o julgamento.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 33)

— O pobre clama a Deus e ele escuta:/ o Senhor liberta a vida dos seus servos.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!

— Mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança./ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.

SEGUNDA LEITURA (2Tm 4,6-8.16-18)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:
Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.

8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.

16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta.

17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.

18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 18,9-14)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros:

10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.

11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.

13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’

14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

ORAR COMO JESUS
Jesus é o Servo que veio do Pai para o mundo e se fez homem na condição da fraqueza e da humildade, como lemos em Filipenses (Fl 2,5-11); Viveu na humildade e com os humildes; e morreu no total abandono. Podemos ver que a humildade é sua identidade. Por isso Deus o exaltou pela Ressurreição e pela Glorificação. Na parábola do fariseu e do cobrador de impostos que vão ao templo para rezar Jesus ensina sobre a oração. O fariseu reza vangloriando-se diante de Deus das coisas boas que fazia. O cobrador de impostos, apresenta a Deus sua súplica batendo no peito pedindo perdão dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador” (Lc 18,13). A humildade de Jesus coincidia com seu modo de rezar. A oração, para ser ouvida, deve nascer da humildade como ensina a primeira carta de Pedro, “porque Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes” (1Pd 5,5). É essencial para a oração que ela seja como é Jesus. Assim identificados, torna-se possível fazer a oração atravessar as nuvens: “Quem serve a Deus como Ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até às nuvens” (Eclo 35, 20-21). A parábola reflete onde está o orgulho. Está na discriminação dos fracos e dos pecadores, o que Jesus não fazia. O fariseu diz que não é como os outros homens. Deus não condena o bem que ele faz, mas o modo de fazer-se grande diante de Deus. O orgulho é querer ser igual a Deus, como fizeram os primeiros pais no Paraíso. Fazendo-se iguais a Deus, dão-se o direito de discriminar e oprimir. A atitude de Maria é diferente: “O Senhor olhou a humildade sua serva” (Lc 1,48). A humildade é uma virtude que engloba em si os qualificativos do amor. Uma virtude bem vivida reflete-se em todas as outras que na verdade são uma só.

A ORAÇÃO É UMA ESCOLA
A oração humilde ensina nossa situação diante de Deus. O pecador sai justificado porque foi capaz de se ver diante de Deus. Fazendo-se pequeno assume a posição mais alta do ser humano: de joelhos diante de Deus para O adorar e, dos outros, para servir e lavar-lhes os pés. Ela nos ensina a dependência filial de quem ama e vê Deus como fonte de todos os bens. Descobrimos na oração que somos irmãos, filhos do mesmo Pai que não faz distinção de pessoas. Conhece as pessoas pelo coração de Deus, pois as encontra Nele. Não condena, mas age como Jesus faz com a pecadora: “Nem Eu te condeno” (Jo 8,11). A oração humilde é balbuciada dentro de nós pelo Espírito que nos une ao Pai e conduz ao diálogo com os irmãos. Ela nos faz solidários. Unidos à humildade intercessora de Jesus que pelo seu Espírito nos faz intercessores. Como lâmpadas acesas, iluminamos os caminhos para a fé chegar aos corações. Ela purifica do orgulho.

COMBATI O BOM COMBATE
A oração é sustentada pela fé pela qual Paulo travou um grande combate e foi vitorioso. Sua vida de fé o prepara para a máxima oração que é a entrega de sua vida: “Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício” (2Tm 4,8). A humildade que sente em si é a consciência de ter se dedicado e guardando a fé. Paulo se pusera a serviço das igrejas cuidando delas com a ternura de um pai. Mesmo abandonado por todos, confia Naquele que esteve sempre ao seu lado. Na sua humildade reconhece o pecado em que vivia: “Outrora eu era blasfemo, perseguidor e insolente. Mas obtive misericórdia porque agi por ignorância” (1Tm 1,13). Na fidelidade a Deus celebramos a Eucaristia na qual nos unimos a Cristo na sua oferta e nos oferecemos junto com Cristo para a vida do mundo.

ORAÇÃO
                             
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Amém!