domingo, 25 de abril de 2010

HOJE, 33ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

4º DOMINGO DA PÁSCOA


OUVIR E SEGUIR O BOM PASTOR

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


Jesus se apresenta como o Bom Pastor, aquele que conhece suas ovelhas. Ele se doa por aqueles que o Pai lhe deu – as ovelhas que ninguém arrancará de sua mão. Com sua missão terrena, Jesus abriu para todos nós as portas da vida eterna, pois a doação de sua vida é a doação do Espírito Santo, a força de Deus que renova as criaturas. Um só com o Pai, Jesus continua a ser para nós o pastor que conduz para a vida eterna, sendo ele mesmo o caminho de verdade para a vida.


Do ponto de vista das criaturas, o evangelho é bastante concreto. As ovelhas do Bom Pastor escutam sua voz e o seguem. Ouvir a voz de Jesus, reconhecê-la em meio a tantas outras vozes, já seria bastante, nestes tempos em que diariamente nasce alguma igreja – quase sempre reduzindo Jesus a um remédio para a prosperidade pessoal e financeira.


Em meio a tantas mensagens e a tanto barulho, por vezes fica difícil encontrar a genuína voz do pastor, a que provém do evangelho da liberdade e da vida, da justiça e da paz.


Mas não basta ouvir a voz, é preciso seguir o Bom Pastor. O seguimento de Jesus é nossa resposta ao conhecimento que ele tem de nós. Conhecer, na Bíblia, não é simplesmente aprender com a mente, mas compreender com a experiência. Só conhece uma pessoa quem convive com ela. Reconhecer a voz de Jesus em meio a tantas outras requer a intimidade com ele. E a convivência com Jesus se dá tanto na oração quanto na caminhada comunitária de fé, quando convivemos irmanados em nosso Irmão maior, o Ressuscitado presente em nosso meio.


Seguir o Bom Pastor, assim, é continuar sua missão de dar vida ao mundo, entregando a própria vida. Esse seguimento se faz com fé, na certeza de que ninguém tirará das mãos de Deus aqueles que ele escolheu e em favor de quem Jesus se doou livremente, até a morte de cruz.


O que Jesus nos garantiu como vida eterna, ninguém poderá nos tirar. Cabe a nós, porém, dar razão ao fato de sermos novas criaturas, ouvindo a voz do Bom Pastor e seguindo sua voz.