segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DIA DE TODOS OS SANTOS


de Novembro, a Igreja comemora o dia de Todos os Santos. A origem da festa remonta ao século IV. Em Antioquia celebrava-se uma festa por todos os mártires do primeiro domingo depois de Pentecostes. A data de 1º de Novembro foi escolhida porque o papa Gregório III dedicou a Capela de São Pedro, em Roma, a "Todos os Santos" no dia 1° de novembro. No entanto, o dia só foi introduzido no calendário romano em 837, pelo Papa Gregório IV.

Como Nosso Senhor Jesus Cristo, somos convidados a fazer de nossa vida uma eucaristia, uma oferta viva. Na Igreja antiga os Santos eram entregues às chamas, às feras, às torturas cruéis.

Hoje, os santos, por terem tido confiança, mas promessas de Cristo, lutando contra as seduções do mal e das dificuldades de suas vidas, alegram-se e exultam pela grande recompensa dada por um Rei incompreensivelmente misericordioso e generoso. A Igreja honra os santos com particular solenidade, pois se comprometeram com Deus Pai, em nome de Jesus, de maneira radical com Seu Reino de bondade, de Justiça e de Amor.

Que nós possamos lembrar sempre que a Intercessão dos Santos é uma dádiva divina, um tesouro. Também procuremos tomá-los como modelo de vida e santidade. Os Santos foram Homens e Mulheres como nós, que em busca da verdadeira felicidade, honraram e doaram suas vidas para a maior glória de Deus Nosso Senhor.

Estamos na final do TOPBLOG 2010 e precisamos do seu apoio e voto.
Para votar no BLOG DO MFC ALAGOAS é só clicar no link:
e depois validar o voto no seu e-mail.


ATENÇÃO AO PRAZO DE VALIDADE!

A busca pela alimentação adequada não passa apenas pela escolha do alimento mais saudável. Prestar atenção no prazo de validade dos produtos é essencial. Além disso, é importante observar a aparência dos mesmos, ainda que estejam valendo, e procurar preocupar-se com o seu armazenamento, pois eles podem estar dentro do prazo e mesmo assim estragar, pois foram guardados de maneira incorreta.

Antigamente, quando ainda não existia geladeira, uma das técnicas de conservação era salgar os alimentos para que não estragassem. Isso era feito com as carnes e os vegetais, por exemplo. Hoje, a indústria de alimentos possui técnicas muito sofisticadas, que incluem até substâncias chamadas conservantes para que os alimentos durem mais.

De acordo com a legislação brasileira vigente, o prazo de validade dos alimentos deve estar obrigatoriamente impresso nas embalagens dos produtos. O Ministério da Saúde regulariza e a Secretaria de Vigilância Sanitária fiscaliza o cumprimento dessas regras. A validade de um produto é determinada através de testes feitos pelo próprio produtor. Legumes, frutas e hortaliças frescos e sem qualquer tipo de processamento não precisam apresentar tal informação, apenas o dia em que foram embalados deve constar em suas embalagens. Entretanto, segundo a portaria da ANVISA, o fabricante também deve colocar no rótulo o tempo de duração dos alimentos depois de abertos e explicar como devem ser conservados. O grande problema é que nem todos respeitam essa regra.

Estocar os alimentos de forma correta é muito importante. Perecíveis devem ir direto à geladeira, enquanto os produtos com menor quantidade de água e gordura na composição (pois são esses teores, principalmente, que aceleram a deterioração) podem ser mantidos no armário, em suas próprias embalagens ou dentro de potes herméticos. Tirar o produto da embalagem também pode fazer com que ele dure mais um pouco. Qualquer alimento que tenha mudado a cor, a consistência ou o cheiro deve ser jogado fora.

Por exemplo, o leite de saquinho costuma durar até dois dias na geladeira depois de aberto. O requeijão, oito dias. O queijo fatiado dura menos do que a peça inteira e deve ser mantido em um plástico filme, bem fechado. O mesmo vale para a carne, que não deve ficar mais de um mês no congelador após a bandeja ser aberta.

O prazo de validade nas embalagens é também uma questão de garantia. Isso porque, caso o alimento se estrague dentro do período em que deveria estar seguro, o consumidor tem o direito de reclamar junto ao serviço de atendimento do fabricante.

FIQUE ATENTO!

ALGUNS CUIDADOS:
- Estar sempre atento à data de validade dos produtos;
- Prestar atenção à forma de acondicionamento da mercadoria;
- Após a compra, seguir as normas de armazenamento;
- Consumir o produto dentro do prazo
- Para carnes e outros frios fatiados, pedir que eles sejam cortados na hora, caso não esteja devidamente embalado e resfriado, além de conter a data de vencimento.
- No caso da carne congelada, essa não pode ser levada novamente ao freezer depois de um descongelamento.

PRAZO DE VALIDADE DE ALGUNS PRODUTOS:

• Cerveja: Não aberta: 4 meses.

• Açúcar mascavo: Longa vida, se armazenado em local fechado e seco.

• Chocolate: (em barra): Um ano a partir da data de fabricação.

• Café instantâneo: Não aberto: Até 2 anos – Aberto: Até um mês.

• Refrigerante Diet (e outros em garrafa plástica): Não aberto: 3 meses. Aberto: Não estraga, mas o gosto se altera.

• Jantar congelado: Não aberto: 12 a 18 meses.

• Vegetais congelados: Não aberto: 18 a 24 meses – Aberto: 1 mês.

• Mel: Longa vida

• Suco em garrafa: Não aberto: 8 meses a partir da data de fabricação – Aberto: 7 a 10 dias.

• Ketchup: Não aberto: 1 ano, após esse período as cores e sabor são alterados.

• Cereja Maraschino: Não aberto: 3 a 4 anos. Aberto: 2 semanas em temperatura ambiente; 6 meses em geladeira.

• Marshmallows: Não aberto: 40 semanas. Aberto: 3 meses.

• Maionese: Não aberto: Indefinido. Aberto: 2 a 3 meses a partir da data da compra.

• Mostarda: 2 anos, após esse período as cores e sabor são alterados.

• Óleo de Oliva: 2 anos a partir da data de fabricação, após esse período as cores e sabor são alterados.

• Amendoim: Não aberto: 1 à 2 anos. Aberto: 1 a 2 semanas, se estiver em embalagem fechada.

• Pepinos em conserva: Não aberto: 18 meses. Aberto: 1 mês, ou menos se houver alteração visível do produto.

• Barra de cereal: Não aberto: 10 a 12 meses, variando conforme fabricante. Consulte a data de validade no produto.

• Arroz branco: 2 anos, a partir da data da compra.

• Refrigerante não-diet: Não aberto: Em lata ou garrafa de vidro, 9 meses, a partir da data de fabricação. Aberto: Não estraga, mas o gosto e cor são alterados.

• Chá em saquinhos: Utilize em até 2 anos da data de compra do pacote.

• Molho de Soja (Shoyo): Não aberto: 2 anos. Aberto: 3 meses.

• Vinagre: 42 meses

• Vinho (tinto ou branco): Não aberto: 3 anos a partir da data da safra; 20 a 100 anos para vinhos finos. Aberto: 1 semana, se fechado com rolha e na geladeira.