domingo, 26 de julho de 2009

FAÇA SUA PARTE, DOE ROUPAS A APALA E SALVE VIDAS

Clique na imagem para ampliar

VEM AÍ A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Evento anual que hoje faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil. Teve início em 1992, como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional. Este ano de 2009, a Semana Nacional da Família acontece de 09 a 15 de agosto.
-

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família”, cujo tema deste ano é: “Família, Igreja Doméstica, Caminho para o Discipulado”, em articulação e comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética num compromisso conjunto com o Ano Catequético.
-
A obra, que já está em sua décima terceira edição com uma tiragem de 190.000 (centro e noventa mil exemplares), começou a ser editada desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicada anualmente. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família, no mês de agosto. A publicação ainda traz sugestões de celebrações e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, entre outras.
-
O livro Hora da Família pode ser adquirido junto à Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília, pelo telefone (61) 3443-2900, ou junto aos casais coordenadores dos Regionais da CNBB.


XVII SEMANA DO TEMPO COMUM
EVANGELHOS DA SEMANA: De 26/07 a 01/08/2009

DOMINGO João 6,1-15
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9”Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. – Palavra da salvação.

SEGUNDA-FEIRA Mateus 13,31-35
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O reino dos céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”. – Palavra da salvação.

TERÇA-FEIRA Mateus 13,36-43
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao reino. O joio são os que pertencem ao maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”. – Palavra da salvação.

QUARTA-FEIRA João 11,19-27
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. – Palavra da salvação.

QUINTA-FEIRA Mateus 13,47-53
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali. – Palavra da salvação.

SEXTA-FEIRA Mateus 13,54-58
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé. – Palavra da salvação.

SÁBADO Mateus 14,1-12
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos e agradou tanto a Herodes, 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus. – Palavra da salvação

AGOSTO A GOSTO DE DEUS NA ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ

Fernando e Luciana Fon, Casal Ligação do MFC Maceió com a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Maceió, informa as atividades da Arquidiocese de Maceió, onde a participação dos mefecistas maceioense é fundamental e importante. Veja a programação:

DIA 11 – Missa em Ação de Graças pelo aniversário natalício de Dom Antônio Muniz Fernandes, às 19:30 hs na Catedral.

DIA 12 – Jantar comemorativo do aniversário de Dom Antônio Muniz Fernandes, às 19:30 hs no Iate Clube Pajuçara.

DIA 16 – Caminhada da Família, com concentração às 7 hs e saída às 8 hs na Praça Artur Ramos (Vila Bancária) em direção ao Mirante do Jacintinho (em frente ao antigo Supermercado Santa Helena) onde acontecerá o encerramento com uma Missa.

DIAS 28 e 29 - Encontro de formação do Laicato com o palestrante Carlos Signoreli.

O individual para o Jantar ao preço de R$ 35,00 e as camisetas para a Caminhada da Família ao preço de R$ 10,00 já estão disponíveis para os mefecistas, e maiores informações podem se adquiridas através dos telefones 9308-1105 e 3235-6000 com Luciana Fon.

26ª NUCLEAÇÃO: REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO

Com grande participação de mefecistas, aconteceu no último dia 22, a 1ª REUNIÃO DE TRABALHO da 26ª NUCLEAÇÃO do Movimento Familiar Cristão de Maceió, no auditório da APALA.
-
Na oportunidade foram apresentados oficialmente a Equipe Dirigente, os Casais Secretário, Tesoureiro, Liturgia, Bem Estar, Ligação, Boutique, os Casais Coordenadores das Equipes de Marta, Paulo Apostolo, Vigília, Canto, os Casais Auxiliares de Comunidades e as Assessorias Especiais.
-
“Todos estão de parabéns pela objetividade, tranqüilidade, compreensão e respeito vivenciados durante o nosso primeiro encontro de trabalho, que são atitudes fundamentais ao sucesso de nossa missão evangelizadora. Obrigado de coração”. Disse Helion, vice-coordenador geral da 26ª Nucleação.
-
A 2ª Reunião de Trabalho já está marcada para o dia 29 de julho, às 19:30hs, no auditório do MASCATE MALHAS (Av. Fernandes Lima – viz. a Casa da Indústria – Farol) com dirigentes, coordenadores e assessores.
-
VEJA QUEM É QUEM NESSA 26ª NUCLEAÇÃO
-
Casal Coordenador Geral:
Dorgivan e Virgínia

Casal Vice-Coordenador Geral:
Helion e Verônica

Casais Secretários:
Betuca e Tânia / Fiel e Claudete

Casais Tesoureiros:
Felipe e Daniela / Ana e Roberto

Casais Liturgia:
Décio e Meia / Artur e Margot

Casal Bem Estar:
Charley e Dani

Casal Ligação:
Vamberto e Marly

Casais Boutique:
Shahid e Alessandra / Dácio e Anny

Equipe de Canto:
Fernando e Luciana / Milton e Val

Equipe de Vigília:
Daniel e Maysa / Miguel e Marta

Equipe de Marta:
Ermi e Sandra / Luiz e Ângela

Equipe de Paulo Apóstolo:

João Cassella e Patrícia

Conselho de Apoio e Orientação à Nucleação:
Cláudio e Beth / Gastão e Eluza / Porfírio e Gal / Fernando e Luciana

Assessores Especiais da Equipe de Dirigentes:
Cláudio e Beth / Gastão e Eluza / James e Fátima / Jorge e Penha / Julio e Sônia / Fernando e Luciana

Casais Auxiliares de Comunidade:
Gastão e Eluza / Flávio e Lucila / João e Patrícia / Fiel e Claudete / Neto e Rita / Ailson e Simone / Dorgivan e Virgínia / Ronaldo e Kelly
-