sexta-feira, 2 de julho de 2010

AILSON E SIMONE REÚNEM AMIGOS PARA ASSISTIR BRASIL 1X2 HOLANDA

O casal mefecista Ailson e Simone, coordenadores do Grupo Caná da Galileia do MFC MACEIÓ, reuniram mefecistas de diversos Grupos de Base e amigos em sua casa para assistir ao jogo entre Brasil e Holanda nesta sexta-feira (2). Entre os convidados estavam Jorge, Penha, Lúcia, Suely, Tião, Braga, Lúcio, Núbia, Felipe, Rosário, Robinho, Mariana... e muitos outros mefecistas.

A turma estava animada com o “time de Dunga” no primeiro tempo, mas a decepção foi total no segundo tempo ao ver o “time de Dunga” deixar escapar a classificação.

Enquanto os adultos assistiam ao jogo, a criançada se divertia na piscina e no pula-pula instalado para a alegria da meninada.

Após o termino de Brasil 1X2 Holanda, foi servido uma deliciosa feijoada, além de churrasco e outros petiscos, é claro, acompanhado de cerveja geladíssima.



DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

1. Um eletricista é convidado a participar do almoço da família em cuja residência está trabalhando. Não aceita, porque entende que seu grau de instrução, seus hábitos e seu traje o fazem diferente. Prefere que lhe sirvam um prato completo na área de serviço.

2. A empregada da família X dorme no emprego, em quarto pequeno, com banheiro e entrada independentes. Recebe o salário mínimo (com descontos permitidos por lei), férias, repouso remunerado e seguro previdenciário. Os filhos do casal a tratam respeitosamente, mas sem nenhuma familiaridade ou demonstrações de amizade. A família X não admite que seus filhos se misturem com gente de status social inferior ao deles.

3. A entidade mantenedora de uma escola católica de alto padrão econômico entendeu que deveria fazer algo pelas crianças pobres da circunvizinhança. Construiu um anexo bem equipado e aceitou matrículas gratuitas. Ultimamente a direção do educandário e o seu corpo docente passaram a questionar-se acerca da "justiça" de manter separadas as crianças do anexo (os pobres) daquelas da ala central.

QUESTÕES
Descubra a causa principal de cada situação apresentada (de respeito, desrespeito ou subestima da dignidade de pessoas).

Que entendemos por dignidade da pessoa humana?

Por que e como se ofende mais essa dignidade (nas relações pessoais, no lar, no trabalho, no ambiente social, político, religioso, etc.)?

Vamos identificar formas subtis de dominação e desumanização:
Entre esposos;
• Entre pais e filhos;
• Entre grupos;
• Entre nações;
• Como tenho eu (temos nós) contribuído para a violação da dignidade da pessoa humana?

Texto Bíblico: Gálatas - 3, 28
Mateus - 9, 10 a 14