quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PADRE MANOEL HENRIQUE ALERTA PARA RESPEITO ÀS DIFERENÇAS RELIGIOSAS

Ontem, no dia em que se comemorou a IMACULADA CONCEIÇÃO, ou IEMANJÁ, o assessor eclesiástico estadual do MFC ALAGOAS e pároco da igreja de São Pedro, padre Manoel Henrique de Melo Santana, explicou detalhes sobre o que é o sincretismo, a fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas.

Durante a entrevista concedida ao programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta de Alagoas (Rede Globo), o religioso relatou que cada povo trouxe sua cultura, de modo que não se pode menosprezar nenhuma crença.

“A África é considerada a sede ou a geratura da humanidade. E as religiões que vieram para cá vieram numa situação de humilhação, não podiam manifestar religiosamente sua fé, nem sua cultura. O que acontece? Obrigados, se submeteram aos rituais da igreja católica e, com o tempo, a mistura foi acontecendo”, relatou.

Padre Manoel Henrique de Melo Santana participou dos Encontros Nacionais (ENA’s) do MFC – Movimento Familiar Cristão, em Araraquara, SP (2007) e Vila Velha, ES (2010), se destacando por suas colocações sobre a participação dos movimentos leigos na Igreja Católica.