sábado, 20 de março de 2010

MORRE DOM FERNANDO IÓRIO

O bispo emérito de Palmeira dos Índios, Dom Fernando Iório Rodrigues (foto), de 81 anos, faleceu nas primeiras horas deste sábado (20). Ele estava internado há 10 dias para tratar de problemas cardíacos e aguardava uma cirurgia de alto risco.

Dom Fernando Iório Rodrigues recebia os cuidados de uma renomada equipe médica da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. No entanto, seu coração não resistiu e parou de bater nesta madrugada.

No final da tarde, o corpo de Dom Fernando Iório foi enterrado no Cemitério Campo Santo Parque das Flores, no Tabuleiro do Martins. Antes disso, parentes e amigos fizeram suas últimas homenagens ao bispo no velório que aconteceu na Catedral Metropolitana de Maceió.

Dom Fernando Iório foi um grande orientador do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, enquanto bispo titular da diocese de Palmeira dos Índios, tendo incentivado a criação do MFC em diversas cidades da diocese de Palmeira dos Índios.

HOJE, VIA SACRA DO MFC NO RANCHO PÉ DE PINHÃO

O MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ proporciona neste sábado, 20, a VIA SACRA que é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário, no RANCHO PÉ DE PINHÃO, em Marechal Deodoro, neste SÁBADO, 20 DE MARÇO, a partir das 18 HORAS.

A VIA SACRA consiste em que os fiéis percorram a caminhada de Jesus ao carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário. A VIA SACRA é recomendada pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

O evento começa com o ato do LAVA PÉS que acontecerá no gramado do Rancho Pé de Pinhão, com todos sentados, luzes apagadas, som musical ao fundo e luzes acessas na cor verde apenas nas popas das arvores.

Em seguida, dá-se inicio a VIA SACRA onde teremos no percurso, cruzes de 2 metros de altura por 1,5 metros de comprimento e 15 centímetros de diâmetro, todas com iluminação especial, que estarão fixadas nas estações da VIA SACRA, sendo acessas na medida da passagem de cada estação.

Serão distribuídas tochas para os participantes percorrerem as estações e toalhas para aqueles que desejarem utilizar como manto ou bandana, como era na Terra Santa. Cruzes para serem carregadas pelos pecadores que assim desejar, também estará à disposição dos participantes.

Dando sequência a celebração, acontecerá no Oratório do Rancho, a SANTA MISSA e finalizando o evento, será servido um JANTAR MEDIEVAL em mesas rústicas (sopa nas cumbucas de barro, pão, coxa de galinha e vinho e/ou suco de uva). Tudo servido por pessoas vestidas nos trajes da época.

Será uma noite diferente, com integração, união, humildade e evangelização... Um momento inesquecível para aqueles que participarem.

O evento será totalmente gratuito para os mefecistas, seus familiares e convidados.

SEDE INAUGURADA!

Com a presença de mefecistas, autoridades civis e eclesiásticas, foi inaugurada a SEDE ESTADUAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO EM ALAGOAS, na manhã de sexta-feira, 19 de março.

Inicialmente aconteceu o descerramento da placa alusiva a inauguração da sede pelo casal mefecista Claudio e Beth Marques, ex coordenadores do MFC MACEIÓ, em seguida houve o descerramento da placa alusiva aos “30 ANOS DO MFC EM ALAGOAS” pelo casal mefecista Júlio e Sônia, integrantes do Grupo Vida do MFC MACEIÓ. Houve a benção das instalações pelo Padre Manoel Henrique de Melo Santana, representando Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió.

Com um discurso que emocionou a todos, o coordenador geral do MFC em Alagoas, James Magalhães de Medeiros, disse da sua emoção em estar inaugurando a tão sonhada Sede, graças ao empenho de mefecistas e amigos, além da compreensão do excelentíssimo senhor governador do estado, Teotônio Vilela Filho, que se sensibilizou com as necessidades do movimento em ter sua Sede.

Representando a Assembléia Legislativa Estadual, o deputado Alberto Sextafeira, ressaltou a importância do MFC para as famílias alagoanas e parabenizou toda a equipe pela concretização do sonho da bonita sede que hoje possui.

Representando o governador Teotônio Vilela Filho, o secretário estadual da Paz, Dr. Jardel Aderico, disse estar em casa, pois é desde jovem participante de movimentos de leigos, tendo uma simpatia pelos movimentos da família, desejando sucesso nessa nova casa a todo o Movimento Familiar Cristão, e disse do seu desejo de também ser nucleado na 27ª Nucleação do MFC MACEIÓ que acontecerá em maio próximo. O secretário estadual da Paz, Jardel Aderico, abriu as portas da Secretaria de Estado da Paz para que o MFC possa utilizar toda a estrutura da Secretaria em suas ações sociais e evangelizadoras.

O Padre Manoel Henrique, assessor eclesiástico do MFC em Alagoas, representado Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió e presidente da Regional Nordeste II da CNBB, informou que Dom Antônio se encontrava no interior de Pernambuco, mas trás a sua satisfação e alegria pela inauguração da Sede do MFC ALAGOAS.

Durante a inauguração, o MFC ALAGOAS homenageou com uma placa o 3º Sgtº BM – Engº Alex Sander Pacheco Freitas, em agradecimento aos relevantes serviços prestados durante a reforma do prédio, ressaltando as suas capacidades, quer como pessoa humana, humilde e compromissada, quer como profissional competente e dedicado. A placa foi entregue pelo casal Gilson e Nana, Tesoureiros do MFC ALAGOAS.

Encerrando a solenidade, foi servido um Café da Manhã para os presentes que ocorreu na própria Sede.

Registramos a presença de mefecistas dos diversos Grupos de Base do MFC Maceió e de Matriz de Camaragibe que após a inauguração se confraternizaram pela inaguração da Sede.