sábado, 6 de março de 2010

COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO

MFC -Movimento Familiar Cristão
Temas para reuniões



“O Paraíso não é lugar de Adão e Eva. É a Vida de Harmonia de um casal. Quando um deixa de conversar com o outro, ocorre a perda do Paraíso”. Pe. Evaristo Debiase

A comunicação verbal é fundamental e indispensável em um relacionamento matrimonial. Ela alimenta o casamento, faz com que o amor alcance níveis cada vez mais profundos e reforça os ingredientes vitais da confiança, do respeito e do entendimento.

Compartilhar o seu eu mais íntimo com o cônjuge e saber que você será aceito e compreendido por quem e pelo que você é, sem ser julgado ou rejeitado, é uma profunda experiência de união matrimonial.

“97% dos casais não são confidentes entre si. Têm medo um do outro.” Viktor Frankl
“Adão porque tu te escondes de tua mulher? Tu perdes horas diante de uma TV e não junto de tua esposa... A desculpa – é a cobra...”. Pe Evaristo Debiase

Quando a experiência da comunicação é frustrada ou bloqueada, as pessoas sentem a dor do vazio e a solidão se instala. A quebra da comunicação raramente acontece de uma vez. É como uma erosão, ocorre gradual e sutilmente. Sem perceber o que está acontecendo, o casal pára de conversar, distanciam-se tanto que em determinado ponto se tornam estranhos.

“Dormem na mesma cama, mas não estão juntos.” Pe Evaristo

QUESTIONAMENTO
Qual assunto você encontra dificuldade para se comunicar?

A ARTE DA BOA COMUNICAÇÃO
A melhor forma de comunicação é a honesta, aberta, direta e baseada no desejo de se revelar. Por outro lado, o outro cônjuge é convidado a igualmente compartilhar. Através desta profunda e mútua participação, os cônjuges continuam a crescer juntos, porque ambos estão continuamente aprendendo algo novo um do outro.

A comunicação é uma arte adquirida. Exercita-la ajuda a desenvolver a intimidade compartilhada entre os cônjuges, a capacidade de se tornarem melhores e mais apaixonados ao longo dos anos.

Essa boa comunicação pode nascer da comunicação falha, quando um esforço suficiente é investido no processo por ambos os cônjuges. Nenhum casal possui uma comunicação perfeita; todos podem buscá-la, modificando e transformando alguns estilos de comunicação.

QUESTIONAMENTO
Cite um aspecto no qual você cresceu através da comunicação com seu cônjuge.

Onde vocês conversam melhor? No quarto? Na sala? No carro? Na mesa?

Dica: Fique mais tempo onde vocês se sentem mais à vontade para conversar.

CONCORDAR PARA DISCORDAR
Comunicação não significa criar competição, se o propósito é direcionar ao entendimento e aceitação – não em direção ao controle e a uma vitória qualquer. Nem tampouco significa uniformidade de pensamento.

Estejam convencidos entretanto, que o direito de discordar não significa que se tenha o direito de machucar o companheiro (a). Se vocês realmente se respeitam, continuarão a se comunicar, até mesmo quando discordarem profundamente.

Discordem em tudo o que desejarem, mas não se machuquem.

Comunicação é muito mais do que conversar. Ela é multifacetada e pode tomar diferentes formas em diferentes situações. Por exemplo, existem muitas maneiras não verbais para se comunicar profundamente sem dizer uma só palavra. Em muitas situações, um olhar, um abraço, um beijo ou um simples toque, significa mais do que palavras. A linguagem do corpo, na sua essência, pode significar muito. Geralmente os casais que têm dificuldade na comunicação verbal também a têm em se tocar. Às vezes, os padrões de comunicação que foram danificados podem realmente ser curados quando o casal descobre a unidade através do toque.

Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me. Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: “Quero, fica purificado”. E imediatamente a lepra desapareceu. Lucas 5 , 12-16. Ao ver a viúva de Naim, o Senhor se encheu de compaixão por ela e disse: “Não chores!” Aproximando-se, tocou no caixão e ordenou: “Jovem, eu te digo, levanta-te!” Lucas 7, 11-17

O ser humano é um ser corporal e espiritual. Em tudo o que faz, age com corpo e alma, o corporal e espiritual estão intimamente ligados. Podemos dizer que o corporal comunica o espiritual.

Pensamentos e palavras / Emoções e reações corporais – neste mesmo sentido devemos ver a sexualidade: comunicação corporal do amor. E isto em todas as formas de sexualidade (Afetiva, Erótica, Genital).

Pe. João Batista Cuypners

AFIRMAÇÕES PARA DEBATER:
-“A missão (vocação) do casamento é um salvar o outro. Quando um salva o outro, dificilmente tem problemas sexuais.”
-“Enquanto os espíritos não se casam, os corpos ficam viúvos”.
-“Em nível inconsciente comunicamos com o outro aquilo que sentimos (irradiação) sem nenhuma palavra”.