domingo, 5 de dezembro de 2010

2º DOMINGO DO ADVENTO

Para saber acolher mutuamente como Cristo acolhe cada um, é necessário converter-se à prática da justiça e, esta conversão, passa pelo processo de saber escutar a “Voz de Deus” que clama no deserto nos convidando, neste 2º Domingo do Advento, a nos tornar preparadores dos “Caminhos do Senhor” que chegará na singela figura de um “Menino” que se apresentará, ao mundo e as pessoas, como ícone do modelo de acolhimento, que devemos proporcionar aos irmãos e irmãs, para a grandeza do Reino de Deus que, em breve, será inaugurado.

2º DOMINGO DO ADVENTO
1ª Leitura: Livro do Profeta Isaías 11,1-10
Salmo: 71
2ª Leitura: Segunda Carta de São Paulo aos Romanos 15,4-9
Evangelho: Mateus 3,1-12

EVANGELHO - Mateus 3. 1-12
Naquele dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia:
- Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!
A respeito de João, o profeta Isaías tinha escrito o seguinte:
"Alguém está gritando no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor passar!
Abram estradas retas para ele!"
João usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato. Os moradores de Jerusalém, da região da Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão iam ouvi-lo. Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão.

Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para serem batizados por ele, disse:

- Ninhada de cobras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. E não digam uns aos outros: "Abraão é nosso antepassado." Pois eu afirmo a vocês que até destas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão! O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo.

Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e fogo. Ele é mais importante do que eu, e não mereço a honra de carregar as sandálias dele. Com a pá que tem na mão ele vai separar o trigo da palha. Guardará o trigo no seu depósito, mas queimará a palha no fogo que nunca se apaga.

Palavra da Salvação.

HOMILIA DO DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
Os profetas anunciavam a chegada de um rei que viria para restabelecer a justiça, a paz e a harmonia. No entanto, neste Tempo de Advento, particularmente hoje, nos deparamos com um homem no deserto, anunciando e nos convidando a preparar os caminhos do Senhor.

Ele é João Batista, filho de sacerdote, que, para se tornar um arauto de Deus, rompeu com a linhagem sacerdotal judaica. Sua opção não é resultado de seu cumprimento das observâncias legais, no serviço do Templo, em Jerusalém, mas fruto de uma conversão sincera e objetiva.

João assumiu a sua vocação profética entre os mais pobres e, antecipando uma futura prática de Jesus, se tornou pobre com os pobres: fez a sua verdadeira e autêntica opção preferencial pelos pobres e excluídos e, assim, no "deserto", anuncia a conversão para a prática da justiça e a inauguração do Reino que é um Reino de justiça e que está muito próximo.

Ele adverte, exorta e admoesta os líderes religiosos, saduceus e fariseus que vêm a ele de que não se sintam justificados por terem Abraão por pai. O que Deus espera são os bons frutos, os frutos de justiça. A alusão a alguém mais forte do que João que batizará com o Espírito Santo e com fogo é o prenúncio de Jesus, que vem consagrar este Reino de justiça, assumido pelo Espírito Santo.

No profeta Isaías, conforme se lê na primeira leitura, temos algumas imagens características deste Reino. E como sementes do Reino, na segunda leitura, Paulo nos ensina como devemos fazer para podermos viver bem em comunidade.

Com o entendimento do mesmo Espírito, unidos no mesmo pensamento com um só coração para podermos, após uma sincera conversão, anunciar o Menino-Deus em uma só voz. Que nesta segunda semana do Advento possamos viver a acolhida recíproca, no amor e na paz.

HOJE, 64ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN