domingo, 24 de novembro de 2013

MISSA DO 7º DIA DE VALDEMIR TENÓRIO GUIMARÃES


N
a última terça-feira, 19, o Movimento Familiar Cristão de Maceió perdeu um dos seus membros e colaborador, VALDEMIR TENÓRIO GUIMARÃES, casado com Nilza.

Valdemir foi nucleado em 1996 durante a 15ª Nucleação, participava do Grupo Pentecostes (Bom Parto) e participava da Equipe de Marta nas Nucleações do MFC MACEIÓ.

O Movimento Familiar Cristão de Maceió lamenta a morte do mefecista Valdemir Tenório Guimarães e pede a Deus pelo seu repouso, e à família o consolo, bem como àqueles que estiverem diretamente ligados a ele.

A família convida todos os mefecista e a comunidade em geral para participar da MISSA DO 7º DIA DO FALECIMENTO, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro de Bom Parto, em Maceió.

Os nossos relacionamentos, nossas vivências, nossas atuações no MFC, geram um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade e de simpatia, resultando nas nossas grandes amizades fixadas ao plano de Deus.


HOJE, 216ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

   
HOJE, A MISSA SERÁ ÀS 19H30MIN EM VIRTUDE DA FESTA DA MEDALHA MILAGROSA.

NO PRÓXIMO DOMINGO A MISSA DO MFC SERÁ NO SEU HORÁRIO NORMAL, ÀS 17H30MIN.

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

LITURGIA DO DOMINGO DE CRISTO REI - 24/11/2013

   
   

DOMINGO DE CRISTO REI
DIA DO LEIGO
SOLENE ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ
ABERTURA DA CAMPANHA NACIONAL PARA A EVANGELIZAÇÃO



PRIMEIRA LEITURA (2Sm 5,1-3)

Leitura do Segundo Livro de Samuel:
Naqueles dias, ¹todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. ²Tempos atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’”.

³Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 8)

— Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”/ E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel,/ o nome do Senhor/ A sede da justiça lá está/ e o trono de Davi.

SEGUNDA LEITURA (Cl 1,12-20)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 12Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. 15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 23,35-43)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”

36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”

38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.

39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”

40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”.

43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
“UM REI PARA O POVO”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

CRISTO, REI SALVADOR
O Filho mostra-nos na celebração de hoje a realeza Divina, visível e operante na Humanidade Ressuscitada. O Ressuscitado está sempre presente na celebração do domingo. Crer em Cristo como Rei é difundir seu reino de Amor, de Justiça e de Paz (prefácio). Rei, na linguagem bíblica, tem o sentido de Salvador do povo. Está no lugar de Deus para o bem. Nos três ciclos da liturgia (Anos A, B e C) temos uma visão ampla da festa: Cristo é o Rei da glória, o Ressuscitado que vem buscar os eleitos depois do juízo (Mt 25,31-46); Na humildade de seu extremo aniquilamento que foi até à Morte testemunha ao mundo o Reino – Salvação para o povo de Deus; No ano C é declarado Rei na Cruz e Hoje vem com o Seu Reino abrindo o Paraíso (Luc 23,35-43). Deve-se abandonar a visão de Cristo Rei com manto vermelho, coroa de pérolas, globo e cetro, pois isso é coisa de um tempo em que Cristo era como um rei concorrente com os reis no mundo. Subiu na cruz como Rei Salvador e ali está para ressuscitar e vir com Seu reino de Salvação. Na liturgia reconhecemos que Cristo veio do Pai para restaurar todas as coisas e conduzi-las à Glória.

ABRE AS PORTAS PARA A VIDA
No momento da crucifixão, Jesus é assediado pela tentação como aconteceu no deserto (Lc 4,1-13). Lucas disse: “Tendo acabado toda a tentação, o diabo O deixou até o tempo oportuno” (13). A tentação no momento de Sua morte lembram as três tentações. Os chefes do povo, os soldados e o ladrão refazem a tentação: Dizem os chefes: “Salvou os outros, salve a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido”. Negam-lhe a filiação divina (Lc 4,3). Os soldados insultam: Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!. Negam a realeza (Lc 4,7): Um dos ladrões que fora crucificado com Ele, O insultava: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós! Nega-lhe a filiação. Jesus é tentado em Sua identidade de Filho. Cristo vence e é fiel ao programa messiânico aceito no Batismo. É tentado em seu ser: Filho de Deus Salvador. Por isso temos a palavra do outro ladrão a quem chamamos de bom: “Lembra-te de mim quando vieres com teu Reino”. O ladrão repropõe a Jesus Sua missão e Sua identidade de Filho, Messias - Salvador. Jesus responde: “Hoje ainda estarás comigo no Paraíso”. Ele é o Rei Salvador que traz ao homem perdido o Reino definitivo. Depois destas palavras Ele se entrega obediente: “Pai, em tuas mãos, entrego o meu Espírito” (Lc 23,27). Abrem-se as portas do Reino. Mostra-se aí a finalidade de Sua morte para o perdão total de todos. É o Dia de Deus. O ladrão sabe que Jesus realizará o Reino que deve vir e vindo o encontrará, mesmo se estiver morto. Para conhecer o Rei, Paulo nos ensina: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação... Ele é a cabeça do corpo que é a Igreja. Deus quis por Ele reconciliar consigo todos os seres”  (Cl 1,12-20).

ESTAR COM ELE NA CRUZ
Vivemos tendências opostas ao Cristo servidor: Estilo principesco da Igreja, prepotência e distancia do povo. Inimaginável a capacidade que temos de justificar nosso distanciamento do evangelho e do modelo que é Jesus. Só pertencemos ao Reino de Cristo quando temos Seus sentimentos e Sua mentalidade e fazemos de nossa vida uma imagem Sua. Estar com Êle na cruz, que é o trono do rei, é consumir os dias pelos redimidos e nos unirmos a Ele para que esse sangue derramado, que é o manto vermelho do rei, chegue a todos. Estamos perdendo o estímulo missionário. Vemos na Igreja atualmente uma recusa à simplicidade. Isso é mau.

ORAÇÃO
                             
Deus eterno e todo poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Amém!

Editado por Jorge Maciel News