domingo, 24 de novembro de 2013

LITURGIA DO DOMINGO DE CRISTO REI - 24/11/2013

   
   

DOMINGO DE CRISTO REI
DIA DO LEIGO
SOLENE ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ
ABERTURA DA CAMPANHA NACIONAL PARA A EVANGELIZAÇÃO



PRIMEIRA LEITURA (2Sm 5,1-3)

Leitura do Segundo Livro de Samuel:
Naqueles dias, ¹todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. ²Tempos atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’”.

³Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 8)

— Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”/ E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel,/ o nome do Senhor/ A sede da justiça lá está/ e o trono de Davi.

SEGUNDA LEITURA (Cl 1,12-20)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 12Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. 15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 23,35-43)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”

36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”

38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.

39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”

40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”.

43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
“UM REI PARA O POVO”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

CRISTO, REI SALVADOR
O Filho mostra-nos na celebração de hoje a realeza Divina, visível e operante na Humanidade Ressuscitada. O Ressuscitado está sempre presente na celebração do domingo. Crer em Cristo como Rei é difundir seu reino de Amor, de Justiça e de Paz (prefácio). Rei, na linguagem bíblica, tem o sentido de Salvador do povo. Está no lugar de Deus para o bem. Nos três ciclos da liturgia (Anos A, B e C) temos uma visão ampla da festa: Cristo é o Rei da glória, o Ressuscitado que vem buscar os eleitos depois do juízo (Mt 25,31-46); Na humildade de seu extremo aniquilamento que foi até à Morte testemunha ao mundo o Reino – Salvação para o povo de Deus; No ano C é declarado Rei na Cruz e Hoje vem com o Seu Reino abrindo o Paraíso (Luc 23,35-43). Deve-se abandonar a visão de Cristo Rei com manto vermelho, coroa de pérolas, globo e cetro, pois isso é coisa de um tempo em que Cristo era como um rei concorrente com os reis no mundo. Subiu na cruz como Rei Salvador e ali está para ressuscitar e vir com Seu reino de Salvação. Na liturgia reconhecemos que Cristo veio do Pai para restaurar todas as coisas e conduzi-las à Glória.

ABRE AS PORTAS PARA A VIDA
No momento da crucifixão, Jesus é assediado pela tentação como aconteceu no deserto (Lc 4,1-13). Lucas disse: “Tendo acabado toda a tentação, o diabo O deixou até o tempo oportuno” (13). A tentação no momento de Sua morte lembram as três tentações. Os chefes do povo, os soldados e o ladrão refazem a tentação: Dizem os chefes: “Salvou os outros, salve a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido”. Negam-lhe a filiação divina (Lc 4,3). Os soldados insultam: Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!. Negam a realeza (Lc 4,7): Um dos ladrões que fora crucificado com Ele, O insultava: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós! Nega-lhe a filiação. Jesus é tentado em Sua identidade de Filho. Cristo vence e é fiel ao programa messiânico aceito no Batismo. É tentado em seu ser: Filho de Deus Salvador. Por isso temos a palavra do outro ladrão a quem chamamos de bom: “Lembra-te de mim quando vieres com teu Reino”. O ladrão repropõe a Jesus Sua missão e Sua identidade de Filho, Messias - Salvador. Jesus responde: “Hoje ainda estarás comigo no Paraíso”. Ele é o Rei Salvador que traz ao homem perdido o Reino definitivo. Depois destas palavras Ele se entrega obediente: “Pai, em tuas mãos, entrego o meu Espírito” (Lc 23,27). Abrem-se as portas do Reino. Mostra-se aí a finalidade de Sua morte para o perdão total de todos. É o Dia de Deus. O ladrão sabe que Jesus realizará o Reino que deve vir e vindo o encontrará, mesmo se estiver morto. Para conhecer o Rei, Paulo nos ensina: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação... Ele é a cabeça do corpo que é a Igreja. Deus quis por Ele reconciliar consigo todos os seres”  (Cl 1,12-20).

ESTAR COM ELE NA CRUZ
Vivemos tendências opostas ao Cristo servidor: Estilo principesco da Igreja, prepotência e distancia do povo. Inimaginável a capacidade que temos de justificar nosso distanciamento do evangelho e do modelo que é Jesus. Só pertencemos ao Reino de Cristo quando temos Seus sentimentos e Sua mentalidade e fazemos de nossa vida uma imagem Sua. Estar com Êle na cruz, que é o trono do rei, é consumir os dias pelos redimidos e nos unirmos a Ele para que esse sangue derramado, que é o manto vermelho do rei, chegue a todos. Estamos perdendo o estímulo missionário. Vemos na Igreja atualmente uma recusa à simplicidade. Isso é mau.

ORAÇÃO
                             
Deus eterno e todo poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Amém!

Editado por Jorge Maciel News

Nenhum comentário:

Postar um comentário