sábado, 17 de outubro de 2009

17º ENA REUNIRÁ MEMBROS DE TODO O PAÍS PARA REAFIRMA A FORÇA E A DIVERSIDADE DO MFC

Em julho de 2010, todos os caminhos levarão à Vila Velha, o maior e mais antigo município do estado do Espírito Santo, que possui uma beleza primitiva e as comodidades da vida moderna, que sediará entre os dias 18 e 24 o 17º Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão.

O evento reunirá mais de 400 pessoas empenhadas em refletir sobre o tema “Família promotora da justiça e da integridade da criação” e o lema “Eu vi e escutei o clamor das famílias (Ex. 3,7)”. O ENA é sempre um momento forte para o MFC, e em Vila Velha não será diferente.

O 17º ENA acontecerá na Escola Municipal Governador Christiano Dias Lopes Filho, as margens da Rodovia do Sol, Barra do Jucu, Vila Velha. O valor da inscrição é de R$ 165,00 por participante e o prazo final para a entrega das fichas totalmente preenchidas é março de 2010.

Uma das novidades no 17º ENA é a “Feira do ENA”, espaço onde os estados poderão vender produtos regionais, divulgarem seus estados, ações, etc.

No ENA de 2007 em Araraquara, interior de São Paulo, Alagoas participou com 20 de seus membros. Em Vila Velha, já estão garantidas 25 vagas, podendo aumentar o número de vagas se acontecerem desistência por parte de algum estado do CONDIR/NE.

Vila Velha foi fundada em 23 de Maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.

É o município mais populoso do estado (inclusive superando a capital) sendo a grande maioria da população residente na área urbana. Tem um grande porte Industrial e o maior centro comercial do Estado. Está a 5 km da capital do estado e possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica.

Por ser a cidade mais antiga do estado, possui construções do século XVI, como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário; do século XVII, o Forte de São Francisco Xavier e do século XIX, o Farol de Santa Luzia.

"Nossa cidade é linda e a Equipe de Trabalho está preparando tudo com muito carinho para receber os irmãos mefecistas de todo o país". Disse Alivanir e Freitas, coordenadores do MFC/ES e Infra Estrutura do 17º ENA.