quinta-feira, 22 de março de 2012

COM TODO RESPEITO - Artigo de Marco Mota


A
pós ser coroado imperador do Sacro Império Romano Germânico, passou a ter tanta autoridade quanto o papa. Desta forma, conseguiu consolidar o império franco, do qual fazia parte a França, além de grande faixa da Catalunha, Navarra e Aragão (atual Espanha) os Países Baixos, a Alemanha e a Itália Central e Setentrional.
 
Apesar de ter somente o conhecimento da leitura e não o da escrita, incentivou às artes e às ciências, investiu na reforma da grafia das letras, fundou escolas e incentivou o ensino. 

Entrei no google e pesquisei a vida do Imperador Carlos Magno, colocando um nome que ouvi de meu filho: império carolíngio. Fiquei curioso com essa palavra, e me atrevi a procurar saber o que significava. É referente a história francesa, e ocorrido por volta do ano 800.

Não desejo aqui discutir a importância do imperador na história universal. Confesso a minha ignorância, de aos 61 anos (beirando 62)  ter desconhecido detalhes do período carolíngio. No entanto, confesso que em nenhum momento senti falta de ter ocupado meu cérebro com esse dado. Consegui passar até agora muito bem sem essa informação.

Tenho pena de meus filhos, quando os vejo ocupando as suas memórias, e parte importante de seus tempos, tendo que estudar detalhes constantes de um conteúdo esdrúxulo. Aprendem por repetição, e com o intúito de prestar provas nos colégios onde estudam. A única vantagem é que logo esquecem. Enfim, é tempo perdido por quem ensina e por quem aprende. O que me revolta é que todo esse tempo poderia ser aproveitado de forma diferente. Por exemplo, ajudando os jovens alunos a se tornarem mais criativos e libertos. Ajudando-os a descobrirem suas potencialidades e suas vocações. Incentivando-os para que sigam os caminhos escolhidos.

O problema é que criatividade não é matéria cobrada nos vestibulares, e nós pais (sinto-me também culpado) escolhemos para eles estudarem, os colégios com maior índice de aprovação nos diversos processos seletivos.

Com todo respeito ao imperador Carlos Magno, espero ver chegar o tempo em que os detalhes de sua história escrita há muito tempo, exista apenas como fonte para os que possam se interessar nesse tipo de aprofundamento. Espero ver chegar o tempo em que a inteligência dos jovens de meu país, não mais seja ocupada por um conteúdo curricular repleto de inutilidades. Espero ver chegar esse tempo, que por infelicidade deles nunca chegará, e com todo respeito.