segunda-feira, 1 de março de 2010

VIA SACRA DO MFC MACEIÓ SERÁ NO RANCHO PÉ DE PINHÃO

O MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ vai reunir mefecistas no RANCHO PÉ DE PINHÃO, em Marechal Deodoro, no SÁBADO, 20 DE MARÇO, a partir das 18 HORAS, para a celebração da VIA SACRA que é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário.

O exercício da VIA SACRA consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações. O exercício da VIA SACRA tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Por “VIA SACRA” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

O evento começa às 18 horas, com o ato do LAVA PÉS que acontecerá no gramado do Rancho Pé de Pinhão, com todos sentados, luzes apagadas, som músical ao fundo e luzes acessas na cor verde apenas nas popas das arvores.

Após o LAVA PÉS, dá-se inicio a VIA SACRA onde teremos cruzes de 2 metros de altura por 1,5 metros de comprimento e 15 centimetros de diametro, todas com iluminação especial, que estarão fixadas nas estações da VIA SACRA, sendo acessas na medida da passagem de cada estação.

Serão distribuidas tochas para os participantes percorrerem as estações e toalhas para aqueles que desejarem utilizar como manto ou bandana, como era na Terra Santa. Cruzes para serem carregadas pelos pecadores que assim desejar, também estarão a disposição dos participantes.

Dando sequencia a celebração, acontecerá no Oratório do Rancho, a SANTA MISSA e finalizando o evento, será servido um JANTAR MEDIEVAL em mesas rústicas (sopa nas combucas de barro, pão, coxa de galinha e vinho e/ou suco de uva). Tudo servido por pessoas vestidas nos trajes da época.

O evento acontecerá das 18 às 22 horas, e o desejo da Equipe Cidade do Movimento Familiar Cristão em Maceió é proporcionar um momento diferente, com integração, união, humildade e evangelização.

Os Grupos de Base do MFC devem avisar com antecedência a Equipe Cidade, o número de membros que participarão do evento para que se possa melhor organizar o Jantar Medieval. O evento será gratuito para os mefecistas, seus familiares e convidados.