segunda-feira, 11 de outubro de 2010



MÁ COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS
-
a) Leite e açúcar misturados em grandes quantidades.
b) Frutas e verduras fibrosas: Frutas e verduras consumidas na mesma refeição produzem fermentação estomacal. Então o cérebro fica confuso e se torna incapaz de esforço mental. A razão pela qual a mistura de frutas e verduras é desaconselhável é que as frutas se diferem rapidamente e as verduras lentamente. As frutas diferidas ficam fermentando no estômago, à espera de que a digestão das verduras se complete, para, então, passar todo o quimo para o intestino, onde é absorvido.
c) Amidos e frutas ácidas
d) Frutas doces com ácidas
e) Muitos doces numa refeição
-
BOA COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS
Existem três grupos de alimentos que combinam bem com qualquer outro: cereais, as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim) e os ovos.
- Leite com cereais e frutas pouco ácidas
- Frutas, cereais e nozes
- Verduras, cereais e nozes
- Leguminosas, cereais e nozes
-
Na sábia e delicada parte das combinaçoes de alimentos, cada um deve ser criterioso para com seu próprio corpo, experimentando e chegando à conclusão do que é melhor para o seu organismo, pois certas combinaçoes são prejudiciais para alguns e para outros perfeitamente toleráveis.
-
ALIMENTOS ENERGÉTICOS
São alimentos que fornecem energia e calor ao corpo. Podem ser obtidos de três tipos de alimentos: proteínas, glicídios e gorduras.
-
GLICÍDIOS
Fornecem o calor necessário à manutenção da vida e energia para o trabalho.
Fontes - cereais, pão, farinhas diversas, arroz, trigo, leguminosas (feijão, lentilha), milho, batata, aipim, inhame, todos os tipos de frutas, açúcares, mel, melado, doces, rapaduras e geléias. Os glicídios representam a chama na queima das gorduras. A carência deles produz: debilidade, diminuição de temperatura corporal, magreza e tonturas.
-
Quando há excesso de glicídios, o organismo transforma o excesso deles em gordura, favorece a cárie dentária e destrói o apetite para outros alimentos importantes.
-
Devemos usar mais amidos nas formas de cereais integrais, como arroz e trigo, fubá, aveia e açucares, de preferência na forma de frutas naturais.
-
GORDURAS
São importantes quando usadas com moderação. Veja 7 pontos importantes delas em nosso organismo:
-
1) Dão calor e energia.
2) Fazem parte dos tecidos.
3) Sustentam e protegem os órgãos internos.
4) Servem de transporte para algumas vitaminas.
5) Garantem a execução dos movimentos dos músculos.
6) Estimulam o apetite.
7) Lubrificam os intestinos

FONTES DE GORDURAS SATURADAS: manteiga, nata, creme de leite, queijo, gordura de coco, chocolate e gordura animal.
-
FONTES DE GORDURAS NÃO SATURADAS: azeitona, amendoim, óleos vegetais de amendoim, algodão, milho e soja. Os óleos de soja, milho e de arroz têm a virtude de diminuir o índice de colesterol. Aliás, as gorduras não saturadas não produzem o colesterol.
-
CONDIMENTOS
São substancias empregadas para dar mais sabor aos alimentos, satisfazendo mais ao paladar. Sob essa denominação podemos incluir o sal, a pimenta, especiarias e vinagre.
O sal , usado em demasia, sobrecarrega o trabalho dos rins e tende a aumentar a pressão do sangue.
-
Outros condimentos como o cravo, canela, alho, orégano, louro, açafrão, manjerona, sálvia e manjericão, não produzem irritação se usados moderadamente.
-
O vinagre, muito usado em saladas, provoca irritação no estômago, impedindo a boa digestão. A salada decompõe-se e apodrece. Dessa maneira, o sangue não recebe nutrição, e fica cheio de impureza. Surgem dai as perturbações hepáticas e renais. O ideal é substituir o vinagre pelo limão, no preparo das saladas.
-
MAIS DICAS DE SAÚDE!
-
12 MANEIRAS ERRADAS DE SE ALIMENTAR:
-
1) Comer em excesso: Causa indigestão. Não coma mais do que o necessário para satisfazer a fome.
2) Comer grande variedade de alimentos numa refeição. O resultado será a indigestão.
3) Irregularidade no horário de comer: Destrói a boa harmonia dos órgãos digestivos em detrimento da saúde e boa disposição.
4) Comer entre as refeições: O melhor conselho é não usar nenhum bocado de alimento entre as refeições.
5) Má combinação de alimentos: Produz indigestão e gases intestinais.
6) Grande quantidade de líquido às refeições.
7) Ingerir alimentos muito quentes ou muito frios.
8) Comer apressadamente. Faça o contrário, mastigando bem os alimentos, ensalivando-os bem, para ajudar a sua digestão.
9) Comer cansado, nervos ou agitado: Em vez agir assim, descanse um pouco, relaxe os nervos e espere um pouco antes de ingerir algum alimento.
10) Comer tarde da noite: Consequências: não se dorme bem. O sono é agitado e interrompido. Tem-se sonhos desagradáveis, pesadelos, e acorda-se mal-humorado e cansado.
11) Comer sempre os mesmos pratos: Deve-se variar bastante, pois do contrário nosso organismo fica privado dos bons elementos que outros alimentos contêm. Havendo variação, nosso apetite é estimulado.
12) Discutir às refeições: Paralisa a digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário