terça-feira, 25 de outubro de 2011

"GEDEÃO E FILOMENA", LIVRO DE RAINEY MARINHO SERÁ LANÇADO NA V BIENAL

No próximo sábado (29), das 10 às 12 horas, o mefecista maceioense Rainey Barbosa Alves Marinho (Grupo Genezaré), vice-coordenador da Equipe Cidade de Maceió, estará lançando o Livro “GEDEÃO E FILOMENA”, especialmente escrito para crianças, no espaço Café Literário (Sueca), durante a V BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece deste o dia 21 de outubro e se encerrará no domingo, 30.

A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da EDUFAL – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas. O patrono dessa edição é o jornalista alagoano Audálio Dantas.

O evento é bem localizado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com facilidade de acesso de estacionamento, dotado de segurança pública e particular, em uma área total de 6.137m², divididos em 4.727m² de área de Exposição, com 147 estandes, 405m² de foyer e recepção. Possui 1600 m² de mezanino, 5 salas para oficinas literárias e de criação, auditório com 500 lugares, sala para palestras, debates com autores regionais, locais e internacionais para 120 lugares e um café literário para lançamentos e bate-papo com os autores, além da praça de autógrafos, que possibilitará a interação entre autores independentes e o público visitante.

Com a proposta de continuidade da IV Bienal, a V edição da Bienal do Livro tem o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país e do exterior junto ao público alagoano, através de seus últimos lançamentos, proporcionando aos estudantes de vários níveis, aos acadêmicos, professores, comunidade em geral a possibilidade de contato com material literário de várias áreas do conhecimento.

A Bienal reuni representação de mais de 500 editoras universitárias e comerciais de todo o país, com aproximadamente 22 mil títulos, e receber a visita estimada de 180 a 200 mil pessoas. Para esta edição, estão programadas 102 palestras, 57 oficinas, 315 lançamentos, 04 seminários, 01 simpósio, 22 mesas-redondas, 01 fórum, além de performances, espetáculos e contações de histórias.

A rede de ensino pública e particular foi mobilizada e as visitas pré-agendadas e monitoradas devem atender mais de 70 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel do evento no contexto educacional. Significa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único de estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.

Seguindo os princípios de Leitura para Todos, a V Bienal tem em sua agenda cultural 14 oficinas de literatura inclusiva nas mais diversas modalidades: Braille, libras e oficinas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.

Pela segunda vez, acontece em uma Bienal o Encontro do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura –, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e à Secretaria de Estado da Cultura. Além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilitará aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecer e visitar a Bienal.

A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas conta com a participação dos países: Itália, México, Peru, Portugal, França e Colômbia, além de uma Exposição das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe. O país homenageado é a Itália, fazendo parte das comemorações oficiais do Momento Itália – Brasil (MIB) 2011/2012 contando com grandes nomes da literatura italiana.

Em parceria com o SESC e o Instituto Pró-Livro, acontecerá uma Bienal de crianças no mezanino, onde será montada uma estrutura para o túnel de livros, com atores contando os capítulos da história, uma "oficina do escritor" com visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita. Haverá ainda o palco “Livro Aberto” com mostrinhas de contações de histórias e atrações durante todo o período da Bienal.

Contando também com uma parceria entre o SENAC, SEBRAE e ABRASEL, haverá um Espaço Gourmet, apresentando chefes de cozinha, fazendo ligação com a literatura gastronômica.

A presença dos casais do Movimento Familiar Cristão de Maceió, acompanhados da garotada (filhos, sobrinhos, vizinhos, etc.), é aguardada no lançamento do Livro Infantil “GEDEÃO E FILOMENA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário