quinta-feira, 31 de maio de 2012

AMIGOS DE CAMINHADA PROMOVEM ATO CONTRA A VIOLÊNCIA


O
 GRUPO AMIGOS DE CAMINHADAS que tem a participação de mefecistas de diversos Grupos de Base do Movimento Familiar Cristão de Maceió - Alagoas, promove no próximo sábado, 2 de junho, às 9 horas da manhã, uma CAMINHADA CONTRA A VIOLÊNCIA onde será clamada providencias urgentes as autoridades que fazem a Segurança Pública do nosso Estado.

A caminhada sairá da Barraca Pedra Virada até o Hotel Jatiúca com pessoas carregando faixas e vestidos em coletes, simbolizando a falta de segurança que assola a Cidade de Maceió e todo o Estado de Alagoas.

Com a morte do médico José Alfredo Vasco, vitima de latrocínio na tarde do último sábado (26), quando o mesmo praticava atividade física, pedalando sua bicicleta no corredor Vera Arruda, na orla da Jatiúca, a situação de insegurança pública extrapolou todos os limites de tolerância e o GRUPO AMIGOS DE CAMINHADA resolveu clamar por segurança pública com uma pacifica CAMINHADA CONTRA A VIOLÊNCIA, transmitindo a todos a sua indignidade com a falta de uma política de segurança pública eficiente.

Todos os maceioenses estão convidados a participar da CAMINHADA CONTRA A VIOLÊNCIA que sairá às 9 horas da manhã deste sábado, 2 de junho, da Barraca Pedra Virada até o Hotel Jatiúca.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MFC MACEIÓ - MANIFESTO A FAVOR DA VIDA


MANIFESTO
A FAVOR DA VIDA

A
 banalização da violência urbana e os crescentes índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a população alagoana, especialmente a maceioense. Não se vive hoje sem o medo constante da agressão a vida; não se consegue mais estabelecer um sentimento de segurança plena.

O quadro se agrava com a constatação da incapacidade da polícia em controlar ou diminuir essa onda de violência utilizando-se do sistema tradicional de Segurança Pública. Isso porque a ação isolada das diversas forças policiais e o policiamento repressivo, feito exclusivamente por homens fardados, já não são suficientes.

Essa violação constante da ordem pública, já extrapola o limite do suportável pelo homem. O caminhar da humanidade está numa encruzilhada: ou se faz alterações sérias nas políticas de segurança pública, ou se chegará ao estado da inviabilidade da vida em nosso Estado.

Conhecer e estudar o sistema constitui o primeiro passo na luta contra a violência. Mas não bastam. É preciso o engajamento sincero e comprometido dos que acreditam na mudança. É preciso que se elaborem medidas realmente eficazes e possíveis de serem executadas, despidas de toda e qualquer intenção eleitoreira. É preciso uma mudança de mentalidade, em que as pessoas não aceitem passivamente a violência, e realmente lutem contra ela. É preciso que se restaurem valores éticos e morais, de preservação da dignidade humana. É preciso que as pessoas se unam em prol de um mesmo objetivo. Enfim, é preciso uma mudança de paradigmas, o que requer tempo e esforço.

Nessa busca pela construção de uma nova consciência é que se pretende dar ênfase à responsabilidade da sociedade pela segurança pública, prevista no art. 144 da Constituição Federal. Para tanto, revelam-se primordiais os programas de policiamento comunitário, policiamento ostensivo, policiamento investigativo, colocando em pratica uma política de segurança preventiva.

Diante disso, e com o intuito de encontrar soluções efetivamente fortes, o MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO EM MACEIÓ, se junta aos inúmeros alagoanos que, vivem atualmente, momentos de insegurança total, convoca todos os seus membros e a sociedade em geral, para participarem, na próxima sexta-feira, 1º de junho, às 19 horas, na Igreja de São Lucas, Stella Maris/Jatiúca (próximo ao Maceió Shopping), da Missa de 7º DIA do Médico JOSÉ ALFREDO VASCO, cunhado da mefecista Virginia de Dorgivan (Grupo Vida), vitima de latrocínio, e logo após a Missa, da CAMINHADA LUMINOSA (em procissão) até o Corredor Vera Arruda, onde o MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ promoverá um ATO RELIGIOSO EM FAVOR DA VIDA.

Nós, cidadãs e cidadãos, temos permanecido calados, inertes, desesperançados ou amedrontados, reclamando no interior de pequenos grupos, aceitando palavras e promessas novas a cada quatro anos. Não temos oferecido à resistência política necessária à construção de um cenário social diferente, mais justo e mais humano.

Não basta culpar a inépcia do poder público ou a atuação de criminosos, nem aguardar que essa mortalidade obscena seja reduzida com o correr do tempo. Mais do que em qualquer outro momento, a realidade exige a mobilização de todos nós que reconhecemos o valor incalculável da vida humana. Precisamos unir o trabalho dos governantes à indignação de cidadãs e cidadãos de todas as origens e com suas diferentes histórias, no resgate do respeito à pessoa e na valorização da vida sobre a banalização absurda da morte.

Não podemos aceitar em hipótese alguma, o argumento derrotista de que não há o que fazer para evitar que o inaceitável número de homicídios continue perpetuando a violência como uma condenação coletiva inevitável.

O MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ, a partir da conjugação de esforços e do apoio da ação da sociedade civil organizada, acredita que com a vontade sincera e consciente de cada indivíduo que integra a sociedade, a Segurança Pública pode, e deve melhorar.
  
Movimento Familiar Cristão, em Maceió-AL, 30 de Maio de 2012
  
Francisco Marinho Neto e Rita de Cássia Lucena Marinho
Coordenadores da Equipe de Coordenação de Cidade

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA SERÁ AMANHÃ, 31 DE MAIO


M
embros do Movimento Familiar Cristão de Maceió, seus familiares e amigos participam na noite desta quinta-feira (31), a partir das 19h30min, no Condomínio Villagio de Firenzi, no bairro de Cruz das Almas (vizinho a FITS), da COROAÇÃO DA MÃE DO CÉU, evento que anualmente é promovido no último dia do mês de maio pelo casal Anny e Dácio, membros do Grupo de Base Nova Aliança do MFC MACEIÓ.

Este ato de fé já acontece há alguns anos e reúne fiéis para homenagearem, rezando e agradecendo, os benefícios concedidos pelas mãos liberais da grande intercessora dos filhos do Pai do Céu, MARIA, Mãe de Jesus e nossa Mãe.

Durante o evento acontecerá uma encenação da grande importância de MARIA nas vidas dos cristãos; uma procissão para levar MARIA ao altar e celebrar com fé e devoção.

Os participantes da COROAÇÃO DA MÃE DO CÉU que forem de veículos devem estacionar na FITS com total segurança.

O casal Anny e Dácio reforça o convite à família mefecista, seus familiares e amigos para participarem da celebração de fé e devoção a MARIA, amor infinito e nossa intercessora junto ao PAI.

terça-feira, 29 de maio de 2012

PREVENÇÃO É TEMA DA NOITE DE FORMAÇÃO DO MFC MACEIÓ


O
 Movimento Familiar Cristão de Maceió realiza nesta terça-feira, 29 de maio, a partir das 19h30min, no auditório do Colégio Madalena Sofia, no Farol, mais uma NOITE DE FORMAÇÃO com o tema “ANTES QUE COISAS RUINS ACONTEÇAM, PREVENÇÃO COM AMOR-EXIGENTE” que tem a finalidade de prevenir à entrada de drogas nas famílias, melhorando a qualidade de vida na família. O palestrante será Henriette Lins, coordenador do Grupo Semente e voluntário do Amor Exigente.

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.

Há 26 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção, passando a atuar como um movimento de proteção social Amor-Exigente, pois desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como lutar contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas são também propostas do Amor-Exigente.

Durante o evento haverá debates sobre a Importância dos Limites; Testemunhos; e Espaço para perguntas sobre o tema apresentado.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CONSELHO NACIONAL DO MFC SE REUNIU NO CENTRO OESTE

CONDIN se reuniu em Rondonópolis-MT

O
 Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão do Brasil esteve reunido nos dias 25, 26 e 27 de maio nas dependências da Casa do MFC, na cidade de Rondonópolis, Estado do Mato Grosso com a presença do casal Coordenador Nacional e do CONDIR SUL, Eduardo e Ismari; do Vice-Coordenador Nacional, Antonio Carlos; do Coordenador do CONDIR NORTE, Alzenir; do casal Coordenador do CONDIR SUDESTE, Freitas e Alivanir; do casal Coordenador do CONDIR CENTRO-OESTE, Moisés e Maria Aparecida; Jorge e Penha, SERCOM do CONDIR NORDESTE, representando o casal Coordenador James e Fátima; Gilson e Lourdes, casal SENCOM; Frei Davi, assessor eclesiástico nacional; e de mefecistas que compõem o CONDIR CENTRO OESTE, formado pelos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A abertura aconteceu com a presença dos coordenadores da ECCi-Rondonópolis, ECE-Mato Grosso, CONDIR-Centro Oeste e ECE-Mato Grosso do Sul que deram boas vindas aos integrantes do Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão no Brasil.

A reunião prosseguiu durante todo o final de semana, com o conselho tratando de assuntos administrativos relacionados ao ENA, Finanças, Adveniat, AGLA, EZO, AGE, CNLB, Sucessão, Informativo Atuação, Revista Fato e Razão, e outros assuntos de interesse do MFC a nível de Brasil.

Durante a reunião do CONDIN aconteceram dois momentos de formação com a participação de mefecistas do CONDIN, CONDIR’s, ECE-MT, ECE-MS, ECCi-Rondonópolis. As palestras foram: Liderança Mefecista, com Antônio Carlos (MFC-PR), e Valores Familiares, com Ismari (MFC-PR).

A reunião do CONDIN em Rondonópolis foi concluída no domingo com a Santa Missa celebrada pelo Frei Davi, assessor eclesiástico do MFC Brasil.

A próxima reunião do CONDIN será na região Nordeste, na cidade de Vitória da Conquista – Bahia, no período de 21 a 23 de setembro de 2012.

domingo, 27 de maio de 2012

LITURGIA DO DOMINGO DE PENTECOSTES - 27/05/2012

  

  
“BATIZADOS NO ESPÍRITO PARA
FORMARMOS UM SÓ CORPO!”
Pentecostes é a festa da vinda do Espírito Santo. Na linguagem da Bíblia, a ventania ou o sopro são maneiras de mostrar que o Espírito de Jesus está agindo, santificando, iluminando, unindo, fortalecendo. Depois da ascensão, o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo, para que os discípulos tenham a força espiritual para o cumprimento da missão.

PENTECOSTES
1ª Leitura: At 2,1-11
Salmo Responsório:  103
2ª Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13
Evangelho: Jo 20,19-23

EVANGELHO
JOÃO 20,19-23
  
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

— Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju - Sergipe

PENTECOSTES

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava”. Que Espírito é este, que encheu hoje os apóstolos e a inteira Igreja de Cristo?

Ele é o Espírito do Ressuscitado, soprado pelo Cristo Senhor: “Jesus disse: ‘Como o Pai me enviou (no Espírito Santo), eu também vos envio (neste mesmo Espírito)!” Depois soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo!”

Nele, tudo fora criado desde o princípio: “O Espírito do Senhor encheu o universo; ele mantém unidas todas as coisas e conhece todas as línguas” (Sb. 1,7). Somente no Santo Espírito podemos compreender que toda a criação e toda a história são penetradas pela vida de Deus que nos vem pelo Cristo; somente no Santo Espírito podemos perceber a unidade e bondade radicais da criação que nos cerca, mesmo com tantas trevas e contradições. É o Santo Espírito, doce Consolador, que nos livra do desespero e da falta de sentido!

Nele tudo se mantém, tudo tem consistência, tudo é precioso: “Encheu-se a terra com as vossas criaturas: se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso Espírito e renascem e da terra toda a face renovais”. É por sua ação constante que tudo existe e persiste no ser. Sem ele, tudo voltaria ao nada e nada teria consistência real. Nele, tudo tem valor, até a mais simples das criaturas...

Sem ele, nada, absolutamente, podemos nós: “Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele!” Por isso Jesus disse: “Sem mim, nada podeis fazer (Jo 15,5)”, porque sem o seu Espírito Santo que nos sustenta e age no mais íntimo de nós, tudo quanto fizéssemos não teria valor para o Reino dos Céus. Jesus é a videira, nós, os ramos, o Espírito é a seiva que, vinda do tronco, nos faz frutificar...

Ele é a nova Lei – não aquela inscrita sobre tábuas de pedra, mas inscrita no nosso coração (cf. Ez. 11,19; Jr. 31,31-34), pois “o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm. 5,5). A lei de Moisés, em tábuas de pedra, fora dada no Sinai em meio a relâmpagos, trovões, fogo, vento e terremotos (cf. Ex 19); agora, a Nova Lei, o Santo Espírito nos vem em línguas de fogo e vento barulhento e impetuoso, para marcar o início da Nova Aliança, do Amor derramado no íntimo de nós!

Ele tudo perdoa e renova e, Cristo, pois é Espírito para a remissão dos pecados: “A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados!” É, pois, no Espírito que a Santa Igreja anuncia a paz do Evangelho do perdão de Deus para a humanidade em Cristo Jesus!

Ele nos une no Corpo de Cristo, que é a Igreja, pois “fomos batizados num único Espírito para formarmos um só corpo...” – Neste Corpo, ele nos enche de dons, carismas e ministérios, pois “a cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum”. É no Espírito que a Igreja é uma na diversidade de tantos dons e carismas; uma nas diferenças de seus membros...

Ele faz a Igreja falar todas as línguas, fá abrir-se ao mundo, procurar o mundo com “santa inquietude”, não para render-se ao mundo ou imitá-lo ou perder-se nele, mas para “anunciar as maravilhas de Deus” em Cristo Jesus, chamando o mundo à conversão e à vida nova em Cristo!

Enfim, Ele torna Jesus sempre presente no nosso coração e no coração da Igreja e no testemunha incessantemente, sempre e em tudo que Jesus é o Senhor, pois “ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo!” – para a glória de Deus Pai.

ORAÇÃO
Ó Deus, que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no inicio da pregação do Evangelho.  Amém!

Editado por MFC ALAGOAS

HOJE, 138ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CONSELHO NACIONAL DO MFC SE REÚNE A PARTIR DE HOJE EM RONDONÓPOLIS-MT


O
  Movimento Familiar Cristão de Rondonópolis – Mato Grosso recepciona a partir desta sexta-feira (25), dirigentes regionais do Movimento Familiar Cristão que irão participar da 4ª Reunião do Conselho Diretor Nacional (CONDIN) da Gestão 2010/2013, quando extensa pauta será discutida com debates e definições das ações mefecistas para o restante do triênio.

Rondonópolis atualmente é a Sede do CONDIR CENTRO OESTE que é formado pelos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e tem como coordenadores regionais o casal Moisés e Aparecida. A cidade foi escolhida para sediar o evento durante a 3ª Reunião do CONDIN realizada na cidade de Macapá/AP.

O Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão na 4ª reunião administrativa será presidido pelos mefecistas Eduardo e Ismari - coordenadores nacionais e CONDIR SUL. A reunião acontecerá de 25 a 27 de maio, na Avenida Lázaro Neves, 420, Vila Aurora II. O CONDIR NORDESTE se fará presente com dirigentes de Alagoas e Ceará.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MFC MACEIÓ PROMOVE NOITE DE FORMAÇÃO NA TERÇA-FEIRA, 29


O
 Movimento Familiar Cristão de Maceió – Alagoas realiza na próxima terça-feira, 29 de maio, a partir das 19h30min, no auditório do Colégio Madalena Sofia, no Farol, mais uma NOITE DE FORMAÇÃO com o tema “PREVENÇÃO À ENTRADA DE DROGAS NAS FAMÍLIAS”, proferida por profissionais do Grupo Amor Exigente.

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.

Há 26 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção, passando a atuar como um movimento de proteção social Amor-Exigente, pois desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como lutar contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas são também propostas do Amor-Exigente.

Atualmente, o movimento conta com 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade.

A coordenação de ECCi-Maceió e os casais João e Patrícia Cassella (Grupo Genezaré) e Fernando e Luciana Fon (Grupo Amigos na Fé), coordenadores de Noites de Formação, convida todos os mefecistas, seus familiares e amigos a participarem de mais uma Noite de Formação do MFC MACEIÓ no ano 2012.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - NANINHO & NANINHA

ANIVERSARIANTE DO DIA - JOSIVALDO DE IVONE

quarta-feira, 23 de maio de 2012

MEFECISTAS PROMOVEM A COROAÇÃO DE MARIA

Maria, Mãe de Jesus será Coroada
em celebração promovida por mefecistas


O
 casal Anny e Dácio, membros do Grupo de Base Nova Aliança do Movimento Familiar Cristão de Maceió promovem anualmente, no último dia do mês de maio, o mês de MARIA, a COROAÇÃO DA MÃE DO CÉU.

Este ato de fé já acontece há alguns anos e reúne membros do MFC, familiares e amigos para rezarem e agradecerem os benefícios concedidos pelas mãos liberais da grande intercessora dos filhos do Pai do Céu, MARIA!

No próximo dia 31 de maio, acontecerá uma encenação da grande importância de MARIA nas vidas dos cristãos, uma pequena procissão para levar MARIA ao altar e celebrar com fé e devoção.

A celebração acontece a partir das 19h30min no Condomínio Villagio de Firenzi, no bairro de Cruz das Almas (vizinho a FITS). Os veículos podem ficar estacionados no estacionamento da FITS com total segurança.

O casal Anny e Dácio convida a todos os mefecistas, familiares e amigos para essa celebração de fé e devoção a MARIA, amor infinito e nossa intercessora junto ao PAI. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA - PAULO DE AMANDA

CORREIO MFC BRASIL Nº 285


SINAIS DO REINO
HELIO AMORIM – MFC/RJ

Este é um tempo de surpresas animadoras. Em poucas semanas aconteceram novos sinais de um país melhor. Todos os sinais de mais justiça, solidariedade e humanização são sinais do Reino.

O primeiro a destacar veio do STF: aprovada a reserva de vagas nas universidades do governo para matrícula de pretos e pardos, com dez votos a favor e um único contrário. O ministro Marco Aurélio de Melo considerou inconstitucional esse favorecimento com base na cor da pele. Na verdade é um reconhecimento tardio e ainda insuficiente de injustiça histórica a reparar. Por um mecanismo de reprodução social perverso, pobres e ricos têm descendências imersas nas suas respectivas classes socioeconômicas, com possibilidades limitadas de ascensão ou queda por razões óbvias: o filho das classes privilegiadas já nasce com cuidados de saúde e alimentação, logo terão oportunidades de educação de qualidade desde a primeira infância, não serão obrigados a lutar desde os seis anos pela sobrevivência econômica da família vendendo balas nos sinais de trânsito com prejuízo insanável da freqüência escolar.

Ocorre que predominam nas classes mais pobres, famílias herdeiras do crime hediondo da escravidão. Seus antepassados foram sequestrados de sua terra e cultura, transportados como animais, deixando mortos na travessia atlântica e vendidos os sobreviventes aos donos de terra como escravos, marcados como gado pelos seus proprietários. A libertação desse jugo infame foi adiada por dois séculos. Finalmente tornam-se cidadãos de classe muito pobre entregues à própria sorte numa sociedade com predomínio absoluto de brancos.

Prossegue a reprodução social, pobres gerando pobres numa ciranda social malvada a ser rompida por intervenções corajosas que vêm sendo praticadas ainda timidamente pelos governos. Aqui se insere agora a questão das cotas nas universidades. Mas falta muito para que essa reprodução social seja totalmente superada. Pretos e pardos são minoria nas atividades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho e predominam em precários aglomerados habitacionais.

O IBGE acaba de divulgar números do Censo de 2010. Cidadãos de cor só ganham mais que os brancos em 4% das 438 profissões pesquisadas. Políticas de promoção e igualdade social devem ser mais ousadas, enfrentando purismos constitucionais duvidosos do ministro do contra.

Outra conquista estimulante vem da área política. O senador Demóstenes foi desmascarado de seu desempenho de falso paladino da moralidade nacional. Por acaso. O investigado pela Polícia Federal era o capo de uma quadrilha de múltiplos tentáculos no país e no exterior. Carlinhos Cachoeira e sua gang está preso até que um caro advogado consiga emplacar um hábeas corpus. Algum generoso juiz não negará essa liberdade a um bicheiro milionário, dono de rede de cassinos com o habitual subproduto da prostituição de luxo, tendo ligações suspeitas no mundo político e empresarial.

Criada a CPI, uma cachoeira já vai arrastando na corrente uma plêiade de empresários, políticos importantes, parlamentares e governadores não propriamente vestais mas de nível ético aparentemente tolerável. Essa aparência já não sobrevive. Podem ser desocultadas pela CPI maracutaias impensáveis. Deverá crescer o time dos “fichas sujas” que sairão do cenário político nacional. A lei já fez um saudável estrago nessa classe, por enquanto no nível municipal. Em mais dois anos, a limpeza se completará cós as eleições federais e estaduais. O país vai ficar diferente. O povo já havia se conformado com o “política é assim mesmo”. Não é mais. Surpresas emocionantes vão acontecer, embora haja manobras estranhas de políticos assustados com a possibilidade de respingos em suas cabeças.

Não bastam essas emoções. Foi constituída a Comissão da Verdade, com discurso emocionado e fortemente aplaudido da presidente, presa política dos anos de chumbo. Ministros militares constrangidos presentes no ato não aplaudiram, embora não sejam atores das maldades daqueles tempos. As descobertas serão certamente assustadoras. Ninguém vai ser punido pelas maldades praticadas. Vale a anistia generosamente aprovada. Punição se limitará às revelações de mortes e torturas da ditadura militar, o que não é pouco. O resultado será uma esperada e sempre adiada catarse nacional.

Cabe ainda neste espaço uma expectativa prestes a ser realidade: projeto de lei vai sendo aprovado no Congresso e deverá chegar logo à sanção presidencial. Definirá como crime a prática nem mesmo disfarçada do trabalho escravo. Confirmada essa relação espúria de trabalho, as terras serão confiscadas pelo governo. Ainda há reações explicáveis da bancada ruralista, contestando a qualificação como tal de certas práticas comuns no campo que consideram lícitas. Não são. Que venha essa nova Lei Áurea para coibir essa aberração.


Estes são sinais do Reino. É o que esperam todos os brasileiros. Assim seja.

domingo, 20 de maio de 2012

HOJE, 137ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR - 20/05/2012

  

 

“O DESTINO DO HOMEM NOVO!”
Antes de voltar para o Pai, Jesus reuniu os discípulos e confiou-lhes a continuidade de sua missão. “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia.” Agora é nossa vez. As necessidades continuam, e a missão não pode parar. Deus espera que todo homem e toda mulher, conhecendo sua Palavra, busquem seu Reino de amor e de justiça e estejam à sua direita na glória eterna, com Jesus.

ASCENSÃO DO SENHOR
1ª Leitura: At 1,1-11
Salmo Responsório:  46
2ª Leitura: Ef 1,17-23
Evangelho: Mc 16,15-20

EVANGELHO
MARCOS 16,15-20

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes:
 “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.

17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.

20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

— Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju - Sergipe

ASCENSÃO DO SENHOR

Hoje, celebramos o mistério da Ascensão do Senhor. É mistério porque brota do coração de Deus, é mistério porque ultrapassa tudo quanto possamos imaginar, é mistério porque nos dá a vida eterna.

A hodierna solenidade é uma só com a do dia de Páscoa: Aquele que admiramos ressuscitado em glória na Ressurreição, hoje, contemplamo-lo à direita de Deus, com a mesma autoridade do Pai, e o proclamamos Cabeça da Igreja, Senhor sobre toda a criação, sobre toda a humanidade, princípio e fim da história humana e Juiz dos vivos e dos mortos. No dia da Páscoa contemplamos o Cristo resplendente de Glória; na Festa de hoje, contemplamos o que essa glória significa para nós todos.

Primeiramente, a Ascensão do Senhor nos faz compreender com o coração que o Cristo que por nós se fez homem, como um de nós viveu e por nós morreu, ele mesmo, agora, com a sua humanidade glorificada, está à Direita do Pai. Isto é admirável: um da nossa raça, o homem Jesus, participa agora do mesmo poder divino, acima de todas as criaturas. Que mistério: nele, a nossa humanidade está totalmente glorificada! Como dizia a oração inicial desta santa missa, “a Ascensão do Filho já é a nossa vitória” porque nós, enxertados nele, a ele unidos no batismo e na eucaristia, somos membros do seu Corpo, que é a Igreja; e sabemos: onde já está a nossa Cabeça, estaremos também nós um dia! Como diz a segunda leitura da missa de hoje, chegaremos “todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude”. Vede, portanto, que destino a festa deste hoje nos revela: chegar à estatura do Cristo em sua plenitude! Nada menos que isso pode saciar o coração humano; nada menos que isso pode nos contentar, pode nos dar paz! Olhemos para o Cristo glorioso à direita do Pai e veremos a que somos chamados... Contemplai, pois o nosso destino! Pensai que miséria a do nosso mundo, que vive de bagatelas, empenha todo o seu afeto com futilidades e procura alegria e plenitude no que é efêmero! Tanto maior a grandeza que contemplamos em Cristo, mais deveria nos espantar a ilusão e alienação do mundo atual! Recordai, caros, a exortação do apóstolo: “Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai Às coisas celestes e não às coisas terrestres. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória” (Cl. 3,1-4).

Em segundo lugar, sentado como Senhor à Direita do Pai, Jesus é o Senhor do universo e de toda a história. Vede a criação! Pensai nas galáxias, recordai as estrelas, imaginai a riqueza de vida nas profundezas do mar, pensai ainda na sede de infinito do coração humano... De tudo isso Cristo é Senhor; tudo caminha para ele, ele é a Finalidade de tudo... também da história humana. Por mais que o homem pecador trame contra Cristo, por mais que o mundo hodierno volte suas costas ao Senhorio do Ressuscitado, tudo caminha para ele e ele triunfará ao fim de tudo – ele é o alfa e o ômega, o A e o Z, o Princípio e o Fim de todas as coisas!

Por tudo isso, ele é o Juiz de tudo quanto existe. Terá valido a pena, terá sentido, o que estiver sob o seu senhorio de paz, de amor, de vida, de justiça e de santidade. Tudo quanto não condisser com o seu reinado perecerá, passará, pois não servirá para mais nada a não ser para ser jogado fora e pisado pelos homens.

Mais ainda: o Senhor Jesus, hoje no mais alto dos céus, é Cabeça da Igreja. Aquele que é o Unigênito de Deus, pela sua ressurreição e pelo dom do seu Espírito, tornou-se o Primogênito de muitos irmãos, Cabeça do seu Corpo, que é a Igreja. O Cristo pleno de glória que está nos céus, é nossa cabeça e dele continuamos recebendo a vida, que é o próprio Espírito Santo. Esta vida vem-nos sobretudo nos sacramentos, especialmente da Eucaristia, na qual recebemos o Cristo morto e ressuscitado, pleno do Santo Espírito, Senhor que dá a vida. Olhando para Aquele que está à direita do Pai e é nossa Cabeça e Princípio, como não nos alegrar? Como não nos encher de esperança? Como não ter a certeza que nossa vida caminha para a Plenitude? Não estamos sozinhos! A Igreja jamais estará sozinha – seu Senhor é o mesmo que está à direita do Pai; seu Esposo e Cabeça é o rei da Glória!

Por fim a festa de hoje - que, de certo modo já nos prepara para o encerramento do tempo da Páscoa, com o Pentecostes, no próximo domingo - a festa de hoje nos convida a colocar os pés nas estradas do mundo - na nossa família, no nosso trabalho, entre os nossos amigos, na vida social... pés nas estradas do mundo para proclamar o senhorio de Cristo. Lembrai-vos hoje da sua promessa, lembrai-vos da sua missão: “Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas até os confins da terra!” Coragem, pois, caríssimos! Se conhecermos Jesus de verdade, se o experimentarmos realmente na nossa vida, se crermos na sua glória e esperarmos com todo nosso coração participar dela, seremos, então, suas testemunhas e nossa convicção, nosso amor e nossa esperança invencível contagiarão a muitos.

Portanto, “homens da Galiléia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar, do mesmo modo que o vistes subir!” Façamos, pois, como nossos irmãos das origens que saíram e pregaram por toda parte. “O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam”.

ORAÇÃO
Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar se alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória.  Amém!

Editado por MFC ALAGOAS

sábado, 19 de maio de 2012

COMUNIDADE EMAÚS DA 29ª NUCLEAÇÃO SE REÚNE E DEFINE COORDENAÇÃO

Claudete e Fiel recepcionaram os integrantes da
Comunidade Emaús da 29ª Nucleação

  
A
conteceu na residência do casal Claudete e Fiel a primeira reunião pós-nucleação da Comunidade Emaús, formada na 29ª Nucleação do Movimento Familiar Cristão de Maceió.

A reunião, bastante produtiva, com o Grupo motivado, definiram a coordenação do Grupo que ficou com o casal Carlos Alberto e Adelle Christiane, e a tesouraria com o casal Reynaldo Lessa e Elza.

A definição no nome do Grupo ficou para a próxima reunião, quando sugestões serão apresentadas e definidas pelo Grupo.

Participaram da reunião os casais Adelle Christine e Carlos; Elza  e Reynaldo Lessa; Cláudia e Avenil; Thaísa e José Alves Junior; Luciana e Carlos Eduardo. Três casais não participaram da reunião, mas justificaram a ausência e estarão participando da próxima reunião.

Acompanham o Grupo os casais Fiel e Claudete, e Bruno e Manú.