sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PRECISA-SE DE SANGUE "A+"



L
embramos a todos que o mefecista CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS, casado com Aunete, membro do Grupo Amigos de Assis do Movimento Familiar Cristão de Maceió, se encontra internado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e continua necessitando urgentemente de SANGUE “A POSITIVO”.

Cícero, oriundo da 28ª Nucleação precisa se submeter a uma cirurgia, mas suas plaquetas estão baixíssimas e só com a reposição através do sangue é possível normalizar e o mesmo ser operado.

Os doadores devem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e informar que quer doar sangue para CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS.

O doador deve levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 68 anos incompletos; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).

Agradecemos e pedimos a todos, que orem pela recuperação da saúde de CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS, já que a oração é a principal forma de ajudar, pois o nosso Deus é o Deus do Impossível. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4,13).

ACOLHIMENTO, UMA FORMA CONCRETA DE AMAR



C
omo Dom Bosco, precisamos ser sal e luz no mundo "O Sal é bom. Mas se este perde o sabor, com que se há de salgar? Não serve nem pra jogar na terra, nem para o esterco, mas só para ser jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Lc 14,34-35).

Somos criados por Deus para uma finalidade: sermos Seus filhos e adorá-Lo, por isso o nosso primeiro chamado é a santidade. (cf. Ef 1,4). Se nossa vida perde este sentido primário [a santidade], não serve para mais nada, pois fica sem sabor. Então, seremos apenas seres ambulantes num espaço chamado Terra.

Como consagrados pelo batismo, escolhidos e separados por Deus e para Ele, recebemos do Senhor uma missão. Porém, cada pessoa chamada recebe dons diferentes para que a missão aconteça com a contribuição de cada um. No entanto, os dons recebidos de Deus precisam ser instrumentos eficazes para nossa vida e para a vida dos outros. O dom se torna "graça" quando colocado à disposição da vida daqueles que nos rodeiam.

Dom Bosco tinha virtudes espetaculares: a bondade e o acolhimento. A Família Salesiana tem um pouco dessa essência de Dom Bosco, mas para não perdê-la, precisamos renová-la a cada dia.

O acolhimento é, antes de tudo, ver no outro aquilo que ele é sem colocar-lhe máscaras. Na Canção Nova – um ramo da videira Salesiana –, experimentamos por meio dos testemunhos dos peregrinos que nos visita, a eficácia do acolhimento. As pessoas, ao se encontrarem com um membro da Canção Nova, não têm receio de abrir seu coração e partilhar de suas vidas, pois se sentem acolhidas como se fosse pelo próprio Cristo.

Esta é nossa missão: comunicar ao mundo a vida nova que Cristo nos trouxe. Precisamos ser “sal” e dar sabor, com nossa vida de consagrados, à vida dos nossos irmãos. Para que isto aconteça é necessário assumir nossa identidade de consagrados.

Seja qual for o lugar - na escola, no trabalho, na paróquia, no ônibus, em todo tempo e lugar -, sejamos acolhedores. O mundo está carente de amor e nós podemos dar a ele o amor puro e gratuito que recebemos de Deus.

Que o Senhor nos dê esta graça!

Adailton Batista
Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EQUIPE MFC JOVEM SE REÚNE NA SEDE DO MFC ALAGOAS

Equipe trabalhando em prol do MFC JOVEM


A
 Equipe de coordenação estadual do Movimento Familiar Cristão de Alagoas, formada por Flávio e Lucila, Palmeira e Millena, e Gilson e Nana, responsáveis pela organização e realização do ENCONTRO DE JOVENS DO MFC, se reuniu na noite da terça-feira (28) na Sede do MFC com vários mefecistas comprometidos com o trabalho, para discutir e definir o cronograma de trabalho que será utilizado durante toda a preparação do encontro que acontecerá inicialmente em Maceió.

Durante a reunião a equipe discutiu a liberação e formato da ficha de inscrição e o cadastro das equipes de direção e serviços. Outro assunto discutido foi à realização do encontrão que reunirá dirigentes, coordenadores e membros das equipes de serviço que atuarão no encontro.

Com o planejamento estratégico definido para ser utilizado durante o 1º ENCONTRO DO MFC JOVEM DE ALAGOAS a equipe trabalha para realizar o encontro com a participação de 40 (quarenta) jovens na faixa etária dos 14 aos 17 anos que acontecerá na Casa dos Cursilhos, em Maceió, nos dias 9, 10 e 11 de novembro próximo, iniciando às 18 horas da sexta-feira e concluindo-se no domingo por volta das 18 horas.

FEIJOADA DO MFC 
A equipe promove no DOMINGO, 16 DE SETEMBRO DE 2012, uma FEIJOADA com a finalidade de arrecadar fundos para a realização do ENCONTRO DO MFC JOVEM DE MACEIÓ.

A feijoada se realizará na MANSÃO FARIAS, no alto do bairro de Cruz das Almas, com vista privilegiada para o mar, das 10 às 15 horas com musica ao vivo (Grupo de Pagode de Mesa e Musicas de Barzinho com Miltinho, Jan, Rainey, Souza e o grupo de Canto Santa Cecília do MFC Maceió), FESTIVAL DE CALDINHOS de feijão, dobradinha e sururu (a partir das 10h), e a partir das 12h30min será servido à tradicionalíssima FEIJOADA. Haverá serviço de bar com bebidas quentes, cervejas, refrigerantes e água mineral, mas o mefecista poderá levar sua bebida preferida.

Os ingressos estão disponíveis no MASCATE MALHAS (Av. Fernandes Lima, 347 - Farol), LOJA BONTEMPO (Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 165 – Jatiuca) e com as Equipes de Coordenação Estadual e Coordenação do MFC JOVEM.

O Grupo de Base com maior número de membros presentes e o Grupo de Base que levar o maior número de convidados receberão prêmios. Haverá sorteio de prêmios através dos ingressos devidamente preenchidos e colocados na urna que estará na entrada da Mansão Farias.

O ingresso individual adulto custa R$ 20,00 e crianças entre 6 e 11 anos custa R$ 10,00. Adquira logo o seu ingresso, a quantidade é limitada.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MEFECISTA PRECISA DE SANGUE "A+"



O
 mefecista CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS, casado com Aunete, participante do Grupo Amigos de Assis do Movimento Familiar Cristão de Maceió, se encontra internado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Cícero, oriundo da 28ª Nucleação, vai se submeter a uma cirurgia e necessita urgentemente de SANGUE “A POSITIVO”.

Os doadores devem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e informar que quer doar sangue para CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS.

O doador deve levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 68 anos incompletos; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).

Agradecemos antecipadamente a todos os doadores e pedimos a todos, que orem pela recuperação da saúde de CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS, já que a oração é a principal forma de ajudar, pois o nosso Deus é o Deus do Impossível. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4,13).

ONDE MORAS?


Gustavo Covarrubias Rodríguez

“A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida”, dizia o poeta Vinícius de Moraes. Lendo e meditando o Evangelho, poderíamos dizer, parafraseando esse grande compositor, que a “vocação cristã é a arte do encontro com a/nossa humanidade, embora haja tantos ‘desencontros’ na Igreja”...

A
 passagem de referência, na qual fundamos – evitando, na medida do possível, o ‘fundamentalismo’ – a afirmação anterior, são os versículos 35-42, do capítulo I do Evangelho da Comunidade de João. Ela situa-se entre o testemunho de João Batista e as bodas de Canaã, em meio a uma série de buscas e encontros, pautados pelas palavras dos envolvidos nessa dinâmica:

- “Eis o Cordeiro de Deus”. Cordeiro é também servo. João, que encontrara o Nazareno fazendo fila no Jordão, aponta para Jesus, reconhecendo nele o servo sofredor e provocando a reação de dois discípulos seus. Estes, aceitando o testemunho-provocação do precursor, por própria iniciativa, vão trás Jesus.

- “O que vocês estão procurando?”. Acontece outro encontro: os discípulos vão em frente e Jesus olha pra trás. Convergência: eles vão, Ele vem. O motor que dinamiza e possibilita a experiência é a busca, a inquietação, o honesto e sincero desejo de encontrar, a permanente abertura... As primeiras palavras de Jesus, no Evangelho de João, são uma pergunta radical, sem cuja resposta a vida carece de sentido!

- “Mestre, onde moras?” Surpreendentemente, os discípulos parecem não estar interessados em doutrinas ou teologias. Não perguntam quem é Jesus, mas onde ele mora, donde ele aprendeu a ser mestre. Interessa-lhes a vida, com suas riquezas e condicionamentos.

- “Venham, e vocês verão”. Jesus não indica um lugar fixo, estático, fechado. Nem cátedras nem catedrais. Exige uma atitude dinâmica, de permanente atenção e de promessa cumprida no fim de um processo. Ele é o Mestre peregrino, que não tem onde reclinar a cabeça. É a Palavra que “se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14). Sua morada é a humanidade! Só se descobre o “lugar” onde Deus mora humanizando-se!

Só se pode ser discípulo de Jesus sendo cada vez mais “gente”... André (homem = humanidade) e o outro discípulo “permaneceram com ele”, a partir daquele encontro, quando o sol começava a declinar, nas proximidades da noite... Faz-se experiência do encontro na incerteza do futuro, na assunção do risco, quando as dificuldades batem à porta, quando o caminho se estreita e o horizonte parece sumir da vista. Permanência é fidelidade.

- “Nós encontramos o Messias”. Mais um encontro. A verificação da experiência pessoal passa pelo crisol da comunidade. Se o encontro é autêntico, outros encontros acontecerão. O exemplo arrasta!

- “Você é Simão, o filho de João. Você vai se chamar Cefas”. Encontrando Jesus, encontrando os outros, encontramo-nos a nós mesmos! Reconhecemos a nossa identidade e assumimos a nossa missão: inserir-nos na corrente do seguimento e do testemunho daquele que veio de encontro à nossa humanidade, assumindo-a, para que todos encontrem nele vida!

- “Siga-me”. Ai, sim! Depois de vários encontros, vem a confirmação de um chamado – mandamento que exige total disponibilidade a fazer caminho... caminhando.

- “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu...”. De encontro em encontro, a fé nasce, se fortalece e se expressa com autenticidade. Só tem o legítimo direito de proclamar que o homem histórico chamado Jesus de Nazaré, o filho do carpinteiro José, é o Servo de Javé, o Mestre e o Senhor, quem percorreu com Ele o caminho da humanização e quem está disposto a abraçar, como o sentido da própria caminhada, a tarefa de fazer deste mundo de desencontros um mundo mais humano!

Muitas vezes o texto em questão foi e continua sendo alimentando certos fundamentalismos “vocacionais”. Vocação não é busca de privilégios nem alienação. Vocação, em João, não é fruto de uma simples experiência particular nem da revelação individual de Deus, mas processo comunitário. Ela nasce do testemunho daqueles que, buscando sinceramente, encontraram... E as nossas comunidades cristãs, propiciam realmente o encontro com a humanidade, o seguimento de Jesus e o testemunho-missão? Ou tornam-se, cada vez mais, guetos onde a comodidade, o intimismo e a fuga – camuflagem do desencontro – se refugiam?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

MFC MACEIÓ PROPORCIONA CAFÉ DA MANHÃ AOS POBRES DA CATEDRAL

Equipe de Serviço do MFC no Café dos Pobres da Catedral
Dom Antônio Muniz e Padre Celso


N
o sábado, 25 de agosto, o Movimento Familiar Cristão de Maceió organizou e serviu o CAFÉ DOS POBRES, logo após a Missa das 6 horas da manhã na Catedral, celebrada pelo arcebispo, Dom Antônio Muniz Fernandes e concelebrada pelo Padre Celso Alípio Mendes Silva, pároco da Catedral e com animação do Coral Água Viva da Paróquia do Aldebaran.

Muitos pobres foram à Catedral
Os pobres da Catedral, na sua maioria formado por moradores de rua, tomaram o Café da Manhã composto de cuscuz, carne moída com salsicha, pão, café, leite, queijo, presunto, sucos, achocolatados, bolos, biscoitos, frutas e outros itens que fazem parte de um desjejum digno da pessoa humana.

Para oferecer as pessoas em extrema pobreza uma maior oferta de itens servidos no Café dos Pobres, o MFC contou com doações de vários membros, de produtos que foram servidos aos irmãos necessitados, que nem sempre podem tomar um desjejum digno.

Os pobres no salão da Catedral
Muitos mefecistas pertencentes aos diversos Grupos de Base de MFC Maceió participaram da Santa Missa e como voluntários da Equipe de Serviço que serviu o café da manhã aos pobres da Catedral.

Mesmo com os pobres repetindo a refeição quantas vezes quisessem, graças a Deus houve sobra de produtos que foram doados aos religiosos que diariamente dão assistência a moradores de rua no centro de Maceió.

Coral Água Viva
A ação serviu para amenizar a fome dos irmãos mais desprovidos e mostrar que devemos cada vez mais agradecer a Deus pelo pão nosso de cada dia.

domingo, 26 de agosto de 2012

HOJE, 151ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

   

LEMBRE-SE:
“SE NÃO PARTICIPARMOS DA MISSA, DE NADA VALE NOSSO ESFORÇO SEMANAL.”

LITURGIA DO 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 26/08/2012


  
   
“SÓ VÓS, SENHOR, TENDES
PALAVRAS DE VIDA ETERNA!”
Quando participamos da Eucaristia estamos nos comprometendo a viver e atuar na realidade que nos cerca. Aceitamos quando Jesus se revela na Palavra e no Pão partilhado. Entretanto, quando Ele nos pede que caminhemos na mística da encarnação e da doação da vida, então nos escandalizamos e queremos voltar atrás. Mas “a quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna”.

    
   21º Domingo Comum
DIA DAS VOCAÇÕES LEIGAS
DIA NACIONAL DO CATEQUISTA

1ª Leitura: Js 24,1-2a.15-17.18b
Salmo Responsório:  33
2ª Leitura: Ef 5,21-32
Evangelho: Jo 6,60-69

EVANGELHO
JOÃO 6,60-69

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”

61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não crêem”.

Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”.

66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele.

67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?”

68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

— Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju-Sergipe

Nenhum cristão jamais poderá dizer que foi enganado pelo Senhor! Deus nunca se mascarou para nós, nunca nos falou palavras agradáveis para nos seduzir, nunca agiu como os nossos políticos; Deus não usa botox! Ele é um Deus verdadeiro, leal, honesto! Não esconde suas exigências, não omite suas condições para quem deseja segui-lo e servi-lo…

Escutamos na primeira leitura de hoje Josué mandando o povo escolher: seguir os ídolos, que são de fácil manejo, que não exigem nada ou, ao invés, seguir o Senhor, que é exigente, que é Santo e corrige os que nele esperam? O próprio Josué dirá: “Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não tolerará as vossas transgressões, nem os vossos pecados!” (Js 24,19) Vede, meus caros, que o nosso Deus não se preocupa com popularidade, não faz conta do número de fiéis, não abranda suas exigências para ser aceito, mas sim, faz conta da fidelidade ao seu amor e ao seu chamado!

O que aparece na primeira leitura torna-se ainda mais claro e dramático no evangelho. Após dizer claramente que sua carne é verdadeira comida e seu sangue é verdadeira bebida, muitos discípulos se escandalizaram com Jesus (os protestantes ainda hoje se escandalizam e não crêem na palavra do Salvador…). E Jesus, o que faz? Muda sua palavra? Volta atrás no ensinamento para ser popular, para ser compreendido e aceito, para encher as igrejas? Não! Popularidade, aceitação, bom-mocismo nunca foram seus critérios! Ainda que sua palavra escandalize, ele nunca volta atrás. O Senhor nunca se converte a nós; nós é que devemos nos converter a ele! Pode-se manipular os ídolos; nunca o Deus verdadeiro!

É importante prestar atenção! Diante dos discípulos escandalizados e murmuradores, que faz Jesus? Apresenta o critério decisivo: a cruz. Escutai, irmãos, o que diz o Senhor: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes?” Lembremo-nos que, para o Evangelho de São João, a subida de Jesus para o Pai começa na cruz: ali ele será levantado! Vede bem, meus irmãos, que não poderá seguir o Senhor, não poderá suportar as palavras do Senhor, aquele que não estiver disposta a contemplá-lo na cruz! E Jesus previne: “O Espírito é que dá vida; a carne não adianta nada! As palavras que vos falei são Espírito e vida!” Compreendei, caríssimos meus: somente se nos deixarmos educar pelo Santo Espírito, somente se deixarmos os pensamentos e a lógica à medida da carne, isto é, à medida da mera razão humana, é que poderemos compreender as coisas de Deus, coisas que passam pela cruz de Cristo! Quando se trata do escândalo do Evangelho, “a carne não adianta nada”! Não nos iludamos: entregues à nossa própria razão, pensaremos como o mundo e jamais acolheremos Jesus e suas exigências! E, no entanto, o Senhor continua: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido por meu Pai!” Vede bem, meus caros: acolher Jesus, compreender suas palavras e acolhê-las, por quanto sejam difíceis e duras, é graça de Deus e somente abertos para a graça poderemos realizá-lo! Como acolher a linguagem da cruz, sem mudar de vida? Como acolher as exigências do Senhor, sem a conversão do coração, sem nos deixarmos guiar pela imprevisível liberdade do Santo Espírito? Quando isso acontece, experimentamos como o Senhor é bom, o quanto é suave, o quando é doce segui-lo!

Um belíssimo exemplo disso, a Palavra de Deus nos dá hoje recordando a vida da família cristã. São Paulo pensa o lar cristão como uma pequena comunidade de discípulos de Cristo, uma pequena Igreja e dá conselhos estupendos! O sentimento que deve nortear o comportamento familiar é o amor. Que amor? O das músicas e das novelas? Não! Aquele amor manifestado na cruz, aquele entre Cristo e a Igreja! Que beleza, que desafio, que sonho: marido e mulher se amando como Cristo e a Igreja se amam, marido e mulher sendo felizes na felicidade um do outro: “Sede solícitos uns para com os outros!”

Para o cristianismo, meus caros, a família cristã não é primeiramente uma instituição humana, mas uma instituição divina, um sacramento da Igreja. Mais ainda: a família é a primeira Igreja, a primeira comunidade de irmãos em Cristo. Ali, é Jesus quem deve reinar, ali é o santo e doce temor de Deus quem deve regular a convivência. Que desgraça hoje em dia a paganização, a secularização, a banalização da família cristã. Atentos, cristãos: a família é santa, a família é sagrada, a família não pode ser profanada pelo desamor, pela indiferença, pela imoralidade, pela violência, pelo consumismo, pela opressão, pela divisão, pela vulgarização! Que beleza, meus caros, um homem e uma mulher unidos no amor com a bênção do Senhor gerando filhos, gerando amor feito carne, feito gente, para o mundo, para a Igreja, para a vida! Este é o sonho do Senhor para a família! Este e só este! Aos olhos de Deus, não há outra forma legítima e aceitável de união familiar! Um homem, uma mulher; um esposo, uma esposa e os filhos – eis o sonho, eis a bênção, eis a felicidade quando se vive isso de acordo com o amor de Deus em Cristo! Que bênção a convivência familiar! Que doçura poder partilhar as alegrias e tristezas, as lutas e dificuldades num lar cristão, onde juntos se rezam, juntos partilham, juntos vencem-se as dificuldades! São Paulo, encantado com essa realidade, exclama: “É grande este mistério!” Que mistério? O mistério do amor entre marido e mulher, da sua união que gera vida, que é doçura e complementaridade. E o Apóstolo continua: “E eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja!” Atenção! São Paulo está dizendo que a comunhão familiar é imagem da comunhão entre Cristo e a Igreja!

É fácil, caríssimos, viver a família assim? Não! Como não é fácil levar a sério a Palavra do Senhor! E Jesus, mais uma vez, nos pergunta: “Isto vos escandaliza?” Escandaliza-vos o matrimônio ser indissolúvel? Escandaliza-vos a fidelidade conjugal? Assusta-vos o dever de gerar filhos com generosidade e educá-los com amor e firmeza? “Quereis também ir embora?”

Caríssimos, que nossa resposta seja a de Pedro, dada em nome dos Doze e de todos os discípulos: “A quem iremos, Senhor? Caminhar contigo não é fácil; acolher tuas exigências nos custa; compreender teus motivos às vezes é-nos pesado… Mas, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus!”. Que as palavras de Pedro sejam as nossas e, como Josué, possamos dizer: “Eu e minha família serviremos o Senhor!” Amém.

Escolher a Deus – um Deus difícil! Os ídolos são fáceis e muitos!

O Senhor é exigente; e não volta atrás na sua palavra, mesmo quando essa escandaliza. O critério é a cruz (o Filho do homem subindo e julgando). Somente pode compreendê-lo no Espírito, a carne não serve aqui! – Ser cristão não é questão de propaganda ou munganga: é graça; é o Pai quem atrai!

Muitos já não andavam mais com ele… Quereis ir embora?

Senhor, só tu tens palavras de vida eterna: és o Santo de Deus!

Provai e vede quão suave é o Senhor!

Uma família que serve o Senhor: a lei que regula é o amor, o mesmo que se contempla na entrega de Cristo, selando a aliança com a Igreja.

ORAÇÃO
Ó Deus que elevais os humildes e encheis os pobres de bens, olhai para nossa fraqueza, e, através de vossas Palavras de vida eterna, fazei-nos manter os nossos passos no caminho de vosso Filho. Que vive e reina para sempre. Amém!

LEMBRE-SE:
“SE NÃO PARTICIPARMOS DA MISSA, DE NADA VALE NOSSO ESFORÇO SEMANAL.”

Editado por MFC ALAGOAS 

sábado, 25 de agosto de 2012

O “JUIZ SEM ROSTO”

  
O “JUIZ SEM ROSTO”

A
 questão da insegurança pessoal de magistrados vem aparecendo como tema de destaque nos noticiários brasileiros. Lembremo-nos do triste caso do assassinato da juíza Patrícia Acioli, que foi covardemente assassinada no dia 11 de agosto, com 21 tiros, em frente a sua casa, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Diante desse fato estarrecedor, surge a indagação: o que fazer para efetivar a defesa pela manutenção do Estado Democrático de Direito?

Respondo a pergunta lançando a análise da lei 12.694, que foi sancionada na última terça-feira, 24/07/12, alterando procedimentos de julgamento para os casos envolvendo organizações criminosas. A lei trouxe alterações e inclusões ao Código Penal, Código de Processo Penal, Código de trânsito Brasileiro e também versa sobre a proteção pessoal das autoridades judiciárias e suas famílias. Ela fortalece o sistema de justiça para o combate ao crime organizado, criando a figura do “juiz sem rosto”. “Protege-se o magistrado que atua em casos que envolvam organizações criminosas”.

Segundo a nova lei, em seu artigo 9º, diante de situação de risco decorrente do exercício da função das autoridades judiciais e suas famílias, tal fato deverá ser comunicado à Polícia Judiciária que avaliará a necessidade, o alcance e os parâmetros da proteção pessoal. A prestação da proteção pessoal será comunicada ao Conselho Nacional de Justiça e verificado o descumprimento dos procedimentos de segurança definidos pela Polícia Judiciária, esta encaminhará relatório ao CNJ, quando membro da Magistratura ou ao CNMP, quando membro do CNMP.

Agora, o juiz poderá decidir pela formação de um colegiado, já em primeira instância, para a atuação das práticas processuais nesses casos. O colegiado será formado pelo juiz do processo e por dois outros juízes escolhidos por sorteio eletrônico.

Observamos que, aos poucos, vêm surgindo vários pontos positivos no combate à criminalidade organizada, seja com a produção legislativa, investigações, CPI’s, entre outros procedimentos que conduzem o ordenamento jurídico a um novo cenário nacional e internacional.

Esperamos agora novos posicionamentos e decisões da doutrina e dos Tribunais Superiores em relação ao tema do que vem a ser organização criminosa e acreditamos que muito além de um “juiz sem rosto”, a nova lei faça surgir um “juiz com vida” e com atuação imparcial e segura.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA - RITA DE NETO

AMANHÃ É O DIA DO "CAFÉ DOS POBRES" SERVIDO PELO MFC MACEIÓ

Dom Antônio Muniz Fernandes
N
este sábado, 25 de agosto, o Movimento Familiar Cristão de Maceió vai organizar e servir o CAFÉ DOS POBRES, logo após a Missa das 6 horas na Catedral Metropolitana de Maceió.

O Movimento vai oferecer para aproximadamente 300 pessoas, em extrema pobreza, um desjejum digno da pessoa humana, no salão da própria Catedral com cuscuz, carne moída com salsicha, pão, café, leite, sucos, achocolatado, bolos, frutas, iogurte e outros itens utilizados no café matinal.

A organização do CAFÉ DOS POBRES precisa de voluntários do MFC para ajudar a servir o café. Os voluntários e aqueles que desejarem fazer doações de ingredientes que possam ser servidos no café, melhorando o café matinal que será servido, devem entrar em contato com a organização do evento através dos telefones: 9308-1105 (Luciana de Fernando Fon) e 8701-2264 (Sônia de Julio).

A Santa Missa das 6 horas da manhã, na Catedral, terá como celebrante o bispo arquidiocesano, Dom Antônio Muniz Fernandes e concelebrada pelo Padre Celso Alípio Mendes Silva, pároco da Catedral. A animação será do Coral Água Viva, da Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran.

Sugerimos aos mefecistas participantes da EQUIPE DE SERVIÇO ou mesmo aqueles que participarão apenas da SANTA MISSA, que vão vestidos com a CAMISA DO MFC.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MFC BRASIL DIVULGA PARCIAL DA CAMPANHA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO 2012



A
tendendo solicitação de Cidades que estão em processo de arrecadação, o CONDIN - CONSELHO DIRETOR NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DO BRASIL prorrogou para o dia 18 de setembro o termino da CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO 2012 e divulgou a quarta prévia da arrecadação da Campanha que se iniciou no dia 19 de maio.

Toda arrecadação do DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO 2012 é regulamentada pelo Artigo 70 do Regimento Interno do MFC e se destina exclusivamente a subsidiar despesas com as Equipes de Infraestrutura e Metodologia do Encontro Nacional do MFC, que acontece a cada três anos.

Cada membro do MFC cadastrado deve contribuir com a importância de R$ 5,00 (cinco reais), recolhendo o valor à ECCi que depositará todo valor arrecadado no Banco do Brasil, Conta Corrente nº 57499-6, Agência nº 0009-4, em nome do Movimento Familiar Cristão.

Até o dia 17 de agosto foi arrecadado R$ 11.206,00 (onze mil, duzentos e seis reais), correspondente a 2.241 (dois mil, duzentos e quarenta e um) mefecistas dos Estados de ALAGOASAMAPÁBAHIACEARÁESPÍRITO SANTOMATO GROSSOPARANÁRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO SULSANTA CATARINASÃO PAULO e SERGIPEAbaixo veja quem é quem nessa 4ª prévia.

CIDADE
UF
VALOR R$
Aracaju
SE
        200,00
Araraquara
SP
        100,00
Bagé
RS
        375,00
Cocal do Sul
SC
        230,00
Curitiba
PR
        315,00
Descalvado
SP
        200,00
Erechim
RS
        565,00
Espírito Santo
ES
     1.275,00
Eunápolis
BA
        150,00
Fortaleza
CE
           20,00
Içara
SC
        140,00
Macapá 
AP
        200,00
Maceió
AL
        265,00
Mandaguari
PR
        250,00
Marialva 
PR
           70,00
Nova Esperança
PR
        450,00
Pelotas
RS
        760,00
Pirassununga
SP
        200,00
Porto Alegre
RS
        556,00
Rio de Janeiro (Estado)
RJ
        650,00
Rio Grande
RS
        830,00
Rondonópolis
MT
        580,00
Salvador
BA
        195,00
Santo Antonio da Platina
PR
        950,00
São Caetano do Sul
SP
        180,00
TOTAL

11.206,00

Para a realização de um ENA inesquecível é preciso que consolide o SENTIMENTO DE PERTENÇA dos membros do Movimento Familiar Cristão. A campanha prossegue, todos os mefecistas podem contribuir com apenas R$ 5,00 (cinco reais) por pessoa, para o 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MFC, que acontecerá em Vitória da Conquista - Bahia, no período de 6 a 12 de julho de 2013.

ENA - ENCONTRO NACIONAL
O MAIOR EVENTO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL 

Participe deste desafio, procure a ECCi da sua Cidade ou vá até uma Agência do Banco do Brasil e deposite o valor da sua contribuição do DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO 2012.

Pertença – Solidez do
 Movimento Familiar Cristão