sábado, 11 de abril de 2009

DOMINGO DA PÁSCOA




O AMOR VENCEU! VITÓRIA DA VIDA!
Pe. José Bortolini, ssp

Como entender o mistério da ressurreição? Alguns afirmam que é questão de fé. Mas há outro caminho, o do amor, algo tão forte que nem a própria morte consegue dominar e vencer. Se entendermos a profundidade e o alcance do amor, então compreenderemos que ele tem em si algo de divino, imortal. E, dessa forma, chegaremos à compreensão de que o amor ressuscitou Jesus, para nosso bem. O amor venceu!

Quem nos esclarece isso é o Discípulo Amado, que tem um relacionamento de amor para com Jesus. Num texto que fala tanto de túmulo (o evangelho de hoje), ele é quem nos arrasta com a força do amor e provoca em nós a fé na ressurreição: “Ele viu e acreditou”.

Bem diferente é a atitude de Simão Pedro, que perde a corrida e, pior, não alcança a fé – gerada pelo amor –, apesar de ver mais coisas que o Discípulo Amado (vê também o sudário). Ocorre que, no Evangelho de João, Simão Pedro, salvo raras exceções, representa a dificuldade e a resistência em aceitar Jesus do jeito que ele é, sem pretender que o Mestre seja como o discípulo (cf. 13,6-8 e 18,17ss). Quando não amamos, podemos enxergar inúmeras coisas, sem nada concluir. Ao contrário, o amor nos leva a ver coisas grandes nas pequenas, fazendo nascer a fé.

O Discípulo Amado espera que Pedro entre antes no túmulo porque Pedro tem uma tarefa que somente ele próprio poderá realizar: reconciliar-se com o Jesus do lava-pés, com o Jesus elevado numa cruz... Reconciliar-se com o amor que dá a vida, com o amor mais forte que a própria morte. Somente no capítulo 21 é que Simão Pedro “se encontra” e descobre sua vocação: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Tornou-se Discípulo Amado, que acredita na vitória da vida e do amor.

EVANGELHO: João 20,1-9
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos. – Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário