sábado, 20 de junho de 2009

EX-COORDENADORA NACIONAL DO MFC FALECE EM FORTALEZA

Infelizmente, mesmo com todos os recursos disponíveis pela medicina, Valéria Leite (Ex-coordenadora nacional, regional e estadual do MFC) acabou não resistindo às complicações provenientes de uma cirurgia e veio a falecer e foi sepultada em Fortaleza, CE.

Valéria, por sua competência foi convidada para exercer importante cargo na gestão do prefeito Cambraia (Fortaleza-CE).

Em reunião administrativa, os secretários combinaram: “Dinheiro dos impostos é dinheiro sagrado: só deve ser gasto em despesas para o bem comum.” Valéria expôs seu pensamento: “Uma das funções da administração pública é ajudar os que estão na miséria, a sair da miséria. São eles que mais pagam impostos. Por cada bocado de farinha que comem, por cada palito de fósforo com que acendem a lamparina, já pagaram antes, na bodega, imposto ao governo. A população pobre bebe água suja e gasta com remédios o pouco dinheiro que têm. Peço verba para dar filtro de barro às famílias faveladas.”
Valéria convocou membros do Movimento Familiar Cristão do qual fazia parte, para trabalharem como voluntários. Iriam de casebre em casebre oferecendo o filtro e ensinando a usá-lo. Ao visitarem novamente os casebres no mês seguintes, decepção! Muitas mães guardavam no filtro seco, pacotes de farinha e banana. “Mode os ratos, não roer o barro.”
O telefone era a vara de condão da Valéria. No outro dia apareceram funcionários com veneno de rato e o caminhão do lixo começou a passar ali, toda semana. Os filtros começaram a ser usados corretamente.
"Vi tua última mágica, fada do Movimento Familiar Cristão! No teu enterro transformastes teus amigos também em filtros! Dos seus olhos pingavam gotas do mais puro amor e saudade. Valeu Valéria!", disse Roberto de Carvalho Rocha, mefecista e Diretor da Faculdade Christus.
-

Um comentário:

  1. Conheci Valéria durante o ENA em Araraquara, SP, participei de sua palestra em uma das plenárias, vi sua movimentação em prol do Nordeste durante a AGN. No domingo, passamos várias horas conversando no aeroporto de Guarulhos, enquanto aguardávamos a hora de embarcar no nosso retorno. Mesmo sem a conhecer muito, comecei a admirar aquela mulher, que demonstrou amar muito o Movimento Familiar Cristão. Em março último, fui designado pela Coordenação do MFC MACEIÓ, juntamente com o tesoureiro, Gilson, a participar da reunião administrativa do CONDIR/NE em Fortaleza. No aeroporto de Fortaleza, estava nos esperando Márcio, que depois ficamos sabendo que era esposo de Valéria. Já no final da tarde, encontramos Valéria em seu trabalho, de lá, fomos jantar, e confesso que minha admiração por essa mulher se confirmou. Durante o final de semana da reunião administrativa do CONDIR/NE a participação de Valéria foi fundamental para que a reunião transcorresse dentro da harmonia que ela tanto defendia no nosso MFC, aumentou em muito a minha admiração por Valéria.

    Vá em paz Valéria, continue, agora junto ao Pai a defender o que melhor for para o nosso MFC.

    Jorge
    Assessor de Comunicação do MFC MACEIÓ
    Membro do Grupo Caná da Galiléia

    ResponderExcluir