sábado, 11 de julho de 2009

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM


LIVRES PARA A MISSÃO
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

O Senhor Jesus, que historicamente chamou e enviou doze apóstolos para levarem adiante sua missão, continua hoje chamando e enviando a cada um de nós. No evangelho, encontramos as principais instruções para bem realizar a missão de apóstolos, assim como os objetivos que somos chamados a alcançar.
Aquele que aceita o envio de Jesus não pode fazê-lo com prerrogativas de poder, prestígio ou riquezas. O missionário vive a sobriedade e a pobreza, ofertando-as como testemunho de vida, sem segundas intenções ou espírito interesseiro. Contenta-se com a hospedagem oferecida, em vez de sair procurando, de casa em casa, luxo, comodidade ou benefícios próprios.
Gratuidade e liberdade são as duas características básicas da evangelização. Na ânsia de pregar o evangelho, por vezes o anúncio se converteu em imposição de doutrinas, quando Jesus nunca impôs nem pediu que os discípulos impusessem nada. Os missionários de Jesus não impõem ensinamentos, mas propõem livremente ao mundo a experiência concreta do que significa ser seguidor de Jesus Cristo, promovendo a responsabilidade pessoal e comunitária. Porque são as próprias pessoas e comunidades que assumem as consequências da aceitação ou da recusa dos valores propostos pelo Mestre.
Os doze partiram e pregaram para que todos se convertessem. Nossa missão não tem limites, é universal, e continua um chamado perene à mudança de vida. A missão de então, quando os apóstolos receberam poder sobre os espíritos maus, expulsavam demônios e curavam tantos doentes, continua na nossa quando ajudamos as pessoas a sair da alienação, a ser sujeitos da própria história, a vencer o que diminui ou tira a vida.
A unção com óleo, que desde o início se fazia nos enfermos, para além de um rito sacramental, expressa todo o amor de missionários que doam a própria vida pela vida do mundo. Aí está o poder de Jesus, renovado em nosso poder de amar e entregar-nos na missão.
-
EVANGELHO Marcos 6,1-6
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. – Palavra da salvação.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário