SOMOS A CASA DE DEUS!
Pe. Claudiano A. dos Santos, ssp
Jesus, ao se despedir de seus discípulos, ensina-lhes o “segredo” para que não sofram sua ausência, mas vivam em união íntima com ele: conservar a sua palavra, ou seja, obedecer à mensagem por ele deixada. Quem faz isso experimenta o convívio familiar com Deus; percebe, como um filho amado, que Deus não é um ser distante ou uma ideia complexa, difícil de entender. Quem procura praticar os ensinamentos de Jesus vivencia a proximidade divina, torna-se morada de Deus.
Mas o que significa guardar a palavra de Jesus? O evangelho deste domingo nos dá uma dica importante: Jesus pede que seus discípulos guardem sua palavra, sua mensagem, falando de amor: quem ama a Jesus guarda sua palavra. Em contrapartida, quem leva em consideração a palavra, os ensinamentos de sua vida, é amado por Deus. É no amor que realizamos a vontade de Jesus.
-
E nunca é demais repetir: o amor, para os seguidores de Jesus – que tanto amou, a ponto de dar a vida –, não é apenas uma palavra romântica, dita sob impulso emocional ou até em estado de descontrole racional, mas significa empenho em favor do outro. O amor é sorriso, é alegria, são beijos, abraços, mas não só. O amor é perfume, mas é também remédio. E remédios nem sempre são agradáveis...
Ao guardarmos o mandamento de Jesus, ou seja, ao agirmos sempre por amor, construímos espaço para a presença de Deus em nós, a qual se reflete nos outros. A morada de Deus em nós não é um cofre ou uma prisão, mas um espaço aberto de partilha, comunhão, que nos faz viver em paz, sem temores no coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário