terça-feira, 1 de junho de 2010

VALEU, VALÉRIA!

No próximo dia 13 de junho, pela ocasião de um ano de falecimento da mefecista cearense, Valéria Leite (foto), ex-coordenadora nacional, regional e estadual do MFC, a família mefecista estará orando pelo primeiro ano de sua chegada a casa do Pai. Missas serão celebradas por todo o Brasil. Em Alagoas, será celebrada na Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran.

Neste dia, familiares e amigos apresentarão a coletânea de depoimentos e mensagens, reunidas em forma de livro, intitulado “VALEU, VALÉRIA!”.

Valéria, por sua competência foi convidada para exercer importante cargo na gestão do prefeito Cambraia (Fortaleza-CE) e sempre afirmava nas reuniões de secretários que “Uma das funções da administração pública é ajudar os que estão na miséria, a sair da miséria. São eles que mais pagam impostos. Por cada bocado de farinha que comem, por cada palito de fósforo com que acendem a lamparina, já pagaram antes, na bodega, imposto ao governo”.

Valéria lutou e conseguiu que a população pobre, que bebia água suja e gastava com remédios o pouco dinheiro que tinha, recebesse do governo, filtro de barro para que consumisse água filtrada.

Valéria convocou membros do Movimento Familiar Cristão, para trabalharem como voluntários. Foram de casebre em casebre oferecendo o filtro e ensinando a usá-lo. Ao visitarem novamente os casebres no mês seguintes, decepção, muitas mães guardavam no filtro seco, pacotes de farinha e banana, para os ratos, não roerem os alimentos

Valéria imediatamente acionou os demais órgãos públicos e no outro dia apareceram funcionários com veneno de rato e o caminhão do lixo começou a passar ali, toda semana. Os filtros começaram a ser usados corretamente.

A partida prematura de Valéria entristece e enche de saudades todos àqueles que a conheciam, especialmente os mefecistas brasileiros que tanto a admiravam por seu exemplo de amor ao MFC, disponibilidade, justiça, discernimento, grandeza de coração, entre inúmeras qualidades que era possuidora. Valeu, Valéria!

2 comentários:

  1. Valéria era uma amiga muito querida nossa. Sentimos imenso a sua partida, mas estamos convictos de que ela apenas, nos precedeu junto ao Pai.

    Um abraço muito fraterno a todos de Alagoas.

    Elza e Arthur Diniz
    MFC de Divinópolis - Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Valéria,

    Pelo amor imenso que irradiava de você, valeu pela alegria, acolhida e exemplo de discípula missionária de Cristo!

    Abraços a todo o MFC de Alagoas e a querida família de Valéria.

    Rita de Cássia Mota Menezes

    ResponderExcluir