quinta-feira, 22 de julho de 2010

PARTICIPANTES DO 17º ENA VISITAM O CONVENTO DA PENHA

Ontem, com a já tradicional recepção capixaba, as equipes de trabalho estampavam nas camisas a frase “Partilhe o Amor“.

Iniciando a quarta-feira com um café da manhã com muitas frutas, sucos, iogurtes, café, leite, bolos, queijos e o já famoso pão Francês quentinho com manteiga, a turma forrou o estômago se preparando para mais um dia de ENA.

Às 8h15min iniciou-se a apresentação das delegações de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, estados do Condir Sudeste, que teve como tema na sua litúrgia: “A Realidade Familiar: Luzes e Sombras”.

Sequenciando a programação da equipe de metodologia do 17º ENA, Padre Dalton comandou o “Plenário Interativo” com a participação de todas as comunidades, havendo um debate com representantes de todas as comunidades e de encontristas presentes na assembléia.

Após o almoço no salão “Moqueca Capixaba” os encontristas foram presenteados com um passeio turístico por Vila Velha e Vitória. A primeira visita turística foi ao Convento da Penha (foto), um dos santuários mais antigos do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios no ano de 1558, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.

O Convento da Penha é considerado o principal monumento religioso do Espírito Santo e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado e festejada oito dias após a Páscoa, quando fiéis de todo o país se dirigem ao alto do Morro da Penha para homenagear a santa.

A decisão de construir o convento no alto do morro tem uma história bastante curiosa. Em 1558 Frei Pedro Palácios chegou ao Espírito Santo e trouxe na bagagem um painel de Nossa Senhora da Penha. Ao chegar, ele a colocou em uma capelinha, mas a imagem da santa sumiu e acabou sendo encontrada no alto do morro, local que teria sido indicado para a construção da capela de Nossa Senhora da Penha. Em 1644 o convento foi construído exatamente no local indicado pela santa.

A imagem da Penha, que chegou em 1570 encomendada pelo Frei, a imagem de São Francisco e o painel de Nossa Senhora dos Prazeres, trazido por Pedro Palácios estão expostos no Convento. Além de conhecer um pouco da história do Espírito Santo o Convento da Penha proporciona uma das mais bonitas vistas da cidade, podendo avistar as praias, a Terceira Ponte e a capital do Estado.

O passeio turístico prosseguiu pelos principais pontos turísticos de Vila Velha e Vitória, passando por centros comerciais, portos, aeroportos, terminais rodoviários, praças, praias, prédios e empreendimentos famosos, etc.

Antes do jantar no salão “Moqueca Capixaba”, os encontristas assistiram uma apresentação musical de um grupo capixaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário