ECONOMIZE ÁGUA E DINHEIRO
Com o risco da escassez de água no futuro a preocupação em evitar o desperdício de água ficou redobrada. Para contribuir na economia desse recurso natural fundamental para nossa existência listamos algumas dicas:
ü Ao escovar os dentes evite deixar a torneira aberta, abra somente quando for enxaguar. Faça o mesmo quando for fazer a barba ou lavar as mãos.
ü Certifique-se da manutenção da válvula do vaso sanitário, evite dar descargas sem necessidade, e quando fizer aperte a válvula somente durante o tempo necessário.
ü Evite banhos muito demorados, no máximo até 6 minutos seria o ideal, só ligue o chuveiro depois que estiver pronto para entrar no banho (sem roupa) e procure desligá-lo enquanto se ensaboa, isso pode economizar até 30 litros de água banho.
ü Evite lavar roupa varias vezes por semana, espere que um bom volume se acumule, lavando a roupa da semana no menor numero de vezes possíveis (de preferência lave tudo de uma vez só).
ü Enquanto lava as roupas na mão, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa as roupas, deixe de molho em baldes ou bacias e abra somente quando for enxaguar.
ü Não exagere em produtos como água sanitária, verifique sempre a recomendação da embalagem.
ü Use a maquina de lavar sempre no volume máximo, reaproveite a água da máquina, para lavar o quintal, por exemplo.
ü Quando for lavar verduras, deixe-as de molho na água e no vinagre por alguns minutos, depois lave.
ü Ao lavar louça deixe os pratos, panelas de molho, e mantenha a torneira fechada na hora de ensaboar.
ü Utilize detergentes e sabões biodegradáveis que não poluem os rios.
ü Em caso de uso da “lava-louças” espere que a louça se acumule para utilizar a maquina no volume máximo.
ü Ao lavar o carro use o balde com pano em vez de mangueira. Procure lavar menos o carro, principalmente na época de falta de chuvas.
ü Não regue as plantas em excesso ou com mangueira. Use um balde ou um regador. Não regue nas horas mais quentes do dia ou quando estiver ventando muito para evitar a perda de água pela rápida evaporação. Molhe a base das plantas e não as folhas.
ü Não use mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura. Quando necessário, use um balde no final da limpeza.
ü Procure aproveitar a água das chuvas. Capte-a na saída das calhas. Use para regar o jardim ou limpar a casa.
ü Em vez de cimentar todo o quintal, deixe um espaço para jardim e ajude a água da chuva a infiltrar-se na terra.
ü Mantenha a caixa d`água limpa. Ela deve ser lavada pelo menos a cada 6 meses.
Seguindo essas dicas você contribui não só com a preservação de um bem muito precioso para o planeta como também auxilia na economia do seu dinheiro, reduzindo as contas de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário