segunda-feira, 2 de maio de 2011

BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II

João Paulo II
A beatificação de JOÃO PAULO II aconteceu ontem, 1º de maio, DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA. O Domingo da Divina Misericórdia é uma festa instituída e era fundamental para João Paulo II.

A beatificação de JOÃO PAULO II aconteceu com a assinatura do PAPA BENTO XVI ratificando o decreto sobre milagre atribuído a seu antecessor.

O anúncio da data da beatificação foi feito em uma concorrida coletiva de imprensa, pelo porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi. O 2º Domingo de Páscoa, a Divina Misericórdia é uma festa instituída e “fundamental” para João Paulo II, daí a escolha da data para a cerimônia de beatificação.

“O rito de beatificação do Venerável Servo de Deus João Paulo II aconteceu no Vaticano, no dia 1º de maio de 2011, II Domingo de Páscoa, da Divina Misericórdia, presidido pelo Sumo Pontífice Bento XVI”.

A Divina Misericórdia foi um período central e fundamental do pontificado wojtylniano. João Paulo II, em 1980, escreveu uma encíclica sobre a Divina Misericórdia, “Dives in Misericordia”. Durante a canonização de Faustina Kowalska, João Paulo II instituiu que o primeiro domingo após a Páscoa será celebrado como Domingo da Divina Misericórdia. Em sua última viagem a sua terra natal, a Polônia, em 17 de agosto de 2002, quando visitou o santuário de Lagiewniki, João Paulo II confiou todo o mundo em oração à Divina Misericórdia.

Ainda não foi estabelecida a data de sua memória litúrgica. O corpo também não foi exposto ao público durante a cerimônia de beatificação; ficou disposto sob o altar da Capela de São Sebastião, com uma simples lápide de mármore com as palavras “o beato João Paulo II”. A Capela de São Sebastião é a segunda à direita à entrada da Basílica Vaticana. Vale ressaltar que, até o momento, não se cogita a exposição do corpo de João Paulo II.

O processo de beatificação de João Paulo II, aberto em 28 de junho de 2005 – apenas três meses após sua morte – durou cinco anos e seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário