quinta-feira, 19 de maio de 2011

ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO

O ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO é um evento realizado a cada três anos e reúne integrantes do MFC de todo Brasil, para uma semana de estudos e reflexões sobre as ações do MFC enquanto movimento de igreja. Para a realização de um Encontro Nacional efetuam-se pesquisas e estudos ao longo da fase que antecede o encontro, denominados Estudos pré-ENA. Tais atividades, propostas pela Equipe de Metodologia e Conteúdo e realizadas pelas Equipes Base de todo o Brasil, visam levantar, analisar e avaliar previamente as principais dificuldades com as quais o MFC e as famílias que o integram se defrontam cotidianamente; são desafios que as mais diversas realidades brasileiras – e mundiais- impõem à vida das famílias cristãs deste século e que influem decisivamente sobre elas. Tiveram e ainda têm a finalidade de permitir o planejamento das atividades e o desenvolvimento do próprio ENA e possibilitam a utilização da Metodologia Participativa, elementos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos do ENA na busca da valorização e da preservação das famílias e nos enfrentamentos aos ataques provenientes de todos os campos sociais: político, religioso, econômico, etc.

Durante a realização do encontro os Estudos pré-ENA, que carregam a visão local que cada Equipe Base tem dos desafios impostos pela sociedade global, tornar-se-ão um importante referencial para os estudos e debates que se efetuarão ao longo dos cinco primeiros dias do ENA. Integrantes de todas as regiões brasileiras tornarão a se debruçar sobre os mesmos problemas, mas agora com a finalidade de integrar as visões e realidades locais dos mesmos desafios já debatidos. Esta é a maior riqueza de um ENA que, por isso mesmo, constitui-se em um dos momentos fortes de crescimento e de revigoramento do MFC em terras brasileiras. É uma de suas místicas e está repleto de seus Carismas. No sexto e último dia, após o encerramento formal de cada encontro, realiza-se a AGN – Assembléia Geral Nacional do MFC, onde se elegem os novos Coordenadores Regionais e, entre eles, os novos Coordenadores Nacionais que, juntos, formarão o CONDIN – Conselho Diretor Nacional. Na AGN define-se também o plano de metas e prioridades de ações do MFC para os próximos três anos, a partir dos estudos e debates realizados no presente ENA. A AGN é composta pela Equipe de Coordenação Nacional, pelos Coordenadores Regionais e pelos Coordenadores Estaduais. É presidida pelo Coordenador Nacional da gestão anterior.

Na AGN é definido também o local da realização do próximo Encontro Nacional. Ocorrendo dificuldades para se definir a cidade, define-se ao menos a região ou o estado, a cargo do qual recai a responsabilidade da escolha da cidade-sede. Normalmente os ENAs são realizados no mês de julho porque se julga que haja mais facilidades, não apenas na obtenção do espaço físico para abrigar as pessoas, como também na possibilidade de disponibilidades de participação por se tratar de férias escolares.

A responsabilidade inicial de realização do encontro é sempre do Conselho Diretor Nacional – CONDIN, que no decorrer de sua gestão, ou seja, logo após os trabalhos pós ENA, reinicia-se a tarefa de se definir tema e lema que orientarão o ENA seguinte. Definido local, tema e lema constituem-se, em esferas distintas, duas equipes básicas: a de Metodologia e Conteúdo e a de Infra Estrutura. A Equipe de Metodologia e Conteúdo é formada com representantes dos cinco CONDIRs - Conselhos Diretores Regionais - e passa a ser responsável pela formação, isto é, escolha da metodologia e da seleção do conteúdo do próprio do encontro e, como consequência, pelo que o encontro deverá produzir em termos de formação e informações a seus integrantes. A Equipe de Infra-Estrutura, que geralmente é formada pelos membros do MFC da cidade onde será realizado o encontro, é responsável pela organização geral do encontro e deve poder oferecer todas as condições necessárias para que a Equipe de Metodologia e Conteúdo realize os seus trabalhos. Deve também oferecer o melhor em termos de organização, conforto e bem estar aos participantes do encontro. Incluem-se no rol de suas responsabilidades a preparação das atividades festivas, das cerimônias litúrgicas e a parte social e de lazer com possíveis opções de turismo na região onde se localiza a cidade-sede do encontro.

A Equipe de Metodologia e Conteúdo é, assim, responsável pelo desenvolvimento do tema central indicado pelo CONDIN e a ela cabe preparar e supervisionar os Estudos pré-ENA, que é uma forma de envolver os membros do MFC do Brasil inteiro sobre o que será tratado e estudado no ENA; responsabiliza-se também pela estrutura de formação, formas de desenvolvimento dos trabalhos em grupos, plenários, seminários e oficinas, sem perder de vista a filosofia do Movimento Familiar Cristão de trabalhar com a metodologia da Dinâmica Participativa, a mesma que norteia as atividades mais fundamentais de cada Equipe Base. Por ser libertadora, a Metodologia Participativa permite que todos os participantes do encontro tenham liberdade de expressão e opinião e possam contribuir eficazmente para o enriquecimento das conclusões produzidas. A Equipe de Metodologia e Conteúdo fica responsável também pela súmula do que será produzido no encontro – a chamada Memória, um documento fundamental para a orientação dos trabalhos da AGN - Assembléia Geral Nacional. A AGN deverá, a partir dessa súmula, produzir o Plano de Metas para os próximos três anos em nome do MFC. Além disso, norteará os trabalhos pós ENA, que é uma espécie de retorno aos mefecistas de todo Brasil do que foi estudado no ENA e as novas visões que o MFC deverá focar sobre os temas tratados.

Via de regra a responsabilidade da Direção Geral do encontro recai sobre o casal coordenador do estado-sede e o Gerenciamento da dinâmica do encontro fica sob a responsabilidade do casal coordenador da cidade-sede.

HISTÓRICO DOS ENCONTROS JÁ REALIZADOS

I ENA
Aconteceu em 1957 - Local: Rio de Janeiro, RJ
TEMA: Unidade e Mística do MFC
Já existia o nosso primeiro temário: PAULO E MARINA

II ENA
Aconteceu em 1962 - Local: São Paulo, SP
TEMA: A Família aberta
O MFC Brasil se torna órgão de utilidade pública federal.
Ocorrem as duas primeiras crises de esvaziamento

III ENA
Aconteceu em 1965 - Local: Fortaleza, CE
TEMA: Missão Social da Família
O MFC, profeticamente, aborda a temática do meio ambiente.
Marcado pelo término do Concílio Vaticano II (1962 – 1965)

IV ENA
Aconteceu em 1968 - Local: Belo Horizonte, MG
TEMA: A Família e o desenvolvimento integral
É editado o AI - 5
3ª crise de esvaziamento
Edição do Documento de Medellin: tríplice função da Família

V ENA
Aconteceu em 1971 - Local: Porto Alegre, RS
TEMA: Instrumentos–Estrutura -Temários-Entrosamento com a Pastoral
Momentos de grande incerteza; presença acintosa de elementos dos órgãos de segurança nacional.

VI ENA
Aconteceu em 1974 - Local: Salvador, BA
TEMA: A família e os novos horizontes que se abrem ao MFC
Grande passo: o MFC supera o presidencialismo e adota a colegialidade.
São criada quatro regiões: Norte, Nordeste, Centro e Sul.

VII ENA
Aconteceu em 1977 - Local: Curitiba, PR
TEMA: Desenvolvimento: opção de fé?
Tema provoca a quarta crise.
O divórcio é legalizado.

VIII ENA
Aconteceu em 1980 - Local: Belém, PA
TEMA: O povo caminha na esperança da Libertação; e nós?
Pela primeira vez o MFC adota a Metodologia Participativa em um ENA

IX ENA
Aconteceu em 1983 - Local: Salvador, BA
TEMA: Nossa Praxis na Igreja e no mundo como cristãos leigos
Maciça presença de jovens de todo o país
Campanha das Diretas já

X ENA
Aconteceu em 1989 - Local: Campo Grande, MS
TEMA: MFC: um lugar de formação de Leigos.
Nasce o Secretariado de Ação Política e Social.

XI ENA
Aconteceu em 1992 - Local: Curitiba, PR
TEMA: Famílias a serviço da humanização.
Ocorre o desmembramento do CONDIR Centro: surgem o CONDIR Leste e o CONDIR Centro – Oeste.

XII ENA
Aconteceu em 1995 - Local: Maceió, AL
TEMA: Ética na família para uma sociedade renovada.
Novo momento político e econômico: o povo luta por seus direitos.

XIII ENA
Aconteceu em 1998 - Local: Juiz de Fora, MG
TEMA: Repensando o MFC: um novo tempo.
LEMA: Eis que faço novas todas às coisas (Ap. 21, 5).
1º ENA que acontece fora de uma capital de Estado.

XIV ENA
Aconteceu em 2001 - Local: São Luiz, MA
TEMA: Ser Cristão hoje.
LEMA: Busquem antes o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt 6, 33).
Mudança metodológica. Superações das dificuldades.

XV ENA
Aconteceu em 2004 - Local: Bagé, RS
TEMA: Páscoa o desafio do hoje.
LEMA: Busquem antes o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt 6, 33).
Abertura para observadores externos.

XVl ENA
Aconteceu em 2007 - Local: Araraquara, SP 
TEMA: “O MFC: Seus desafios e perspectivas, no mundo de hoje”
LEMA: "Não tenhas medo, pois eu venci o mundo” (Jo 16, 33)

XVlI ENA
Aconteceu em 2010 - Local: Vila Velha, ES
TEMA: "Família, promotora da justiça e da integridade da criação"
LEMA: "Eu vi e escutei o clamor das famílias" (Ex 3,7).

VEM AÍ O XVIII ENA
Acontecerá em julho de 2013 na cidade de Vitória da Conquista, BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário