domingo, 31 de julho de 2011

LITURGIA DO 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 31/07/2011

DAÍ-LHES VÓS MESMOS DE COMER!
A comunidade cristã enquanto testemunha de Cristo é chamada a ser espaço da partilha e da solidariedade. Por isso, ao conduzir a humanidade para Cristo pela eucaristia e pela prática da justiça, a Igreja deve alimentá-la em sua fome de pão e de vida. Dessa forma ela se revelará sacramento de salvação.

18º domingo do tempo comum
1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías 55, 1-3
Salmo:  144
2ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8, 35.37-39
Evangelho: Mateus 14, 13-21
  
EVANGELHO – MATEUS 14, 13-21
Naquele tempo, quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu dali e foi, de barco, para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.

Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.

Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: "Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!"

Jesus porém lhes disse: "Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!"

Os discípulos responderam: "Só temos aqui cinco pães e dois peixes".

Jesus disse: "Trazei-os aqui".

Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção.

Em seguida partiu os pães e os deu aos discípulos.

Os discípulos os distribuíram às multidões.

Todos comeram e ficaram saciados, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios.

E os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA –  Dom Henrique Soares da Costa
A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

Hoje o Evangelho nos apresenta Jesus como a plenitude da compaixão de Deus no nosso meio. Multiplicando os pães, ele realiza de modo pleno aquilo que Moisés e Elias, os mesmos personagens da Transfiguração, representantes da Lei e dos Profetas, já haviam realizado: Moisés deu de comer ao povo no deserto; Elias sustentou com alimento a viúva de Sarepta durante todo o tempo da seca em Israel. Ora, Jesus é aquele que nos alimenta em plenitude, é o Messias prometido a Israel e à humanidade. Como o Bom Pastor, de que fala o Salmo, ele faz seu rebanho descansar na relva mais fresca e lhe prepara uma mesa. Seu alimento não se reduz ao pão. Primeiro nos alimenta porque sente compaixão de nós, de nossa pobreza e indigência: "Viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes". Mais do que de pão, é de amor, de ternura e compaixão que o Senhor nos alimenta! Alimenta-nos também com sua Palavra de vida eterna: vê a multidão cansada e abatida como ovelhas sem pastor e ensina-lhe, fala do Reino até o entardecer... Olhando o nosso Salvador, vemos cumprir-se nele o convite tão terno, tão comovente do Deus de Israel: "Ó vós todos que estais com sede, vinda às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, cinde comprar sem dinheiro, e alimentai-vos bem, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga!'

Que belo convite! Num mundo no qual tudo é pago, tudo gira em torno do lucro, tudo tem a preocupação do retorno econômico e do interesse (até nas seitas por aí a fora, o dízimo é a chave de entrada no céu), o Senhor se revela graciosamente! Quem dera, o mundo compreendesse esse amor apaixonado de Deus que se manifesta em Jesus! Quem dera se reconhecesse faminto e sedento! Quem dera se deixasse interpelar: "Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão, desperdiçar o salário senão com satisfação completa? Ouvi-me com atenção e alimentai-vos bem! Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida!" Infelizmente, o nosso é um mundo cansado, mas também auto-suficiente, prepotente, que pensa poder sozinho, do seu modo se saciar e viver de verdade! Também nós, nas nossas pobrezas, tanta vez fugimos do Senhor, ao invés de correr para ele, nosso Poço, nossa Água, nosso Pão, nosso Refrigério!

Mas, nós, cristãos, sabemos que em Cristo Jesus encontra-se a vida, encontra-se o verdadeiro caminho, a verdadeira vida do mundo! É isso que São Paulo exprime com palavras comoventes: "Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Em tudo isso somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou!" É por essa experiência do amor tão terno e presente de Jesus na nossa vida que somos cristãos! Deixemo-nos saciar pelo Senhor e experimentaremos que "nem a morte, nem a vida, nem o presente nem o futuro, nem outra criatura qualquer, será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor!"

Caríssimos, a verdadeira Boa-Nova para o mundo atual é esta: o amor terno e próximo de Deus, manifestado em Jesus Cristo! Mas, atenção: somente poderemos ser testemunhas de tal amor se nós mesmos nos deixarmos tocar e envolver pela ternura do Cristo! Atendamos, portanto, ao seu convite de ir gratuitamente a ele, apesar de nossas pobrezas! Deixemos que ele nos alimenta e sacie de vida e de paz!

Não esqueçamos também que, sobretudo na Eucaristia essa vida, essa alimento, essa paz vêm a nós! Neste Ano Eucarístico, sintamo-nos convidados pela Igreja a recobrar nossa devoção e piedade eucarísticas. Primeiro pela participação consciente e piedosa da Santa Missa todos os domingos. Mas, também pela adoração ao Santíssimo Sacramento. Aí o Senhor Jesus nos espera para nos falar ao coração e encher-nos da sua paz. Estejamos atentos a alguns aspectos desse carinho pela presença eucarística de Cristo. Eis alguns pontos para nossa meditação: (1) como está minha participação na Missa? (2) Tenho consciência do que é a Missa? Compreendo que ela é o sacrifício de Cristo tornado presente no Altar para vida nossa e do mundo inteiro? (3) Tenho respeito pela presença de Cristo na Eucaristia? Quando entro na Igreja, dobro meu joelho ante o Santíssimo? Detenho-me em adoração ou fico conversando e disperso? (4) Tenho reservado alguns minutos durante a semana para uma visita ao Santíssimo Sacramento, para falar-lhe em espírito e verdade, como um amigo ao outro amigo?

Eis, meus caros! Procuramos vida e realização em tantas bobagens! A Vida, a Realização, é Jesus que se dá a nós no Altar e por nós espera no sacrário! Saibamos valorizar esse Dom tão grande: "Ó vós todos que estais com sede, vinda às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, cinde comprar sem dinheiro, e alimentai-vos bem, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga!' Que o Senhor nos dê a graça de aceitar seu convite! Amém

ORAÇÃO
Pai, que a vivência da comunhão e da fraternidade na fé nos leve a superação do egoísmo, para que vivendo a partilha sejamos corresponsáveis uns pelos outros. Amém! 

HOJE, 97ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

sábado, 30 de julho de 2011

PROGRAMA ESPORTE CAMPEÃO - TV PAJUÇARA - RECORD

ASSISTA NESTE SÁBADO (30), A PARTIR DAS 12H30MIN, O PROGRAMA ESPORTE CAMPEÃO, COM EDUARDO CANUTO, NA TV PAJUÇARA - REDE RECORD, REPORTAGEM SOBRE O 11º ENCONTRO DOS AMIGOS DE ALAGOAS E GUARABIRA(PB).

CONSELHO DIRETOR NACIONAL DO MFC SE REUNIRÁ EM MACAPÁ(AP)

Eduardo, coordenador nacional do MFC

O CONDIN - CONSELHO DIRETOR NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO estará reunido no período de 16 a 18 de setembro próximo, na cidade de Macapá (AP), com a participação de todos os CONDIR’s (Conselho Diretor Regional), ocasião que extensa pauta será discutida com debates e definições das ações mefecistas para o restante do triênio.

Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão nesta reunião administrativa será presidido pelos mefecistas Eduardo e Ismari (Coordenadores Nacionais e CONDIR SUL), Antônio Carlos e Ângela (Vice-Coordenadores Nacionais).

Compõe também o Conselho os coordenadores regionais Alzenir e Nereida (CONDIR NORTE), James e Fátima (CONDIR NORDESTE), Freitas e Alivanir (CONDIR SUDESTE), Moisés e Aparecida (CONDIR CENTRO-OESTE) e José Newton e Ariadna (Coordenadores Nacionais da Gestão Anterior).

Até o final de agosto a coordenação nacional deve informar as sugestões da pauta da reunião e divulgar a relação completa dos participantes da 3ª Reunião do Conselho Diretor Nacional na Gestão 2010/2013.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CÔNEGO JOÃO NETO COMEMORA ANIVERSÁRIO HOJE

Cônego João Neto, aniversariante do dia.

A comunidade católica da Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, comemora hoje, dia 29, o aniversário natalício do Cônego João José de Santana Neto.

Cônego João Neto nasceu na cidade de Simão Dias, em Sergipe, adotou Maceió como sendo sua cidade do coração. Foi ordenado padre no dia 25 de março de 1999. Há seis anos é o pároco da Igreja de Nossa Senhora das Graças da Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran.

Atualmente é diretor administrativo do Colégio Arquidiocesano de Maceió; Representante da Arquidiocese de Maceió à frente da Santa Casa de Misericórdia; Interventor da Casa dos Pobres; e Secretário Arquidiocesano.

Em maio último, a Câmara Municipal lhe concedeu o Título de Cidadão Honorário de Maceió. Ao receber o título, cônego João Neto disse: “Precisamos acreditar que somos capazes de transformar nossa sociedade, acolhendo os menos favorecidos. O amor é a maior de todas as virtudes. O amor opera em silêncio. No entanto, a construção acontece e somos marcados por aqueles que nós amamos. Renascemos para Cristo ao vivermos para o sacerdócio”.

Cônego João Neto celebra aos domingos a Santa Missa das 17h30min com a organização litúrgica do Movimento Familiar Cristão de Maceió.

 No sábado (30), haverá um almoço de adesão, na casa paroquial do Jardim Petrópolis I, onde fieis e amigos comemorarão o seu aniversário.

O MFC - Movimento Familiar Cristão parabeniza o cônego João Neto pela passagem do seu aniversário.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O ESPAÇO E O TEMPO DO PENSAMENTO - Artigo de Rubem Alves

O ESPAÇO E O TEMPO DO PENSAMENTO

Rubem Alves
Rubem Alves
Colunista da Folha de São Paulo

Notei, numa mesa ao lado, uma menina que escrevia e consultava um dicionário. Agachei-me para conversar com ela. "Você está procurando no dicionário uma palavra que você não sabe?”, perguntei.

"Não", ela me respondeu. "Eu sei o sentido da palavra, mas estou a escrever um texto para os miúdos e usei uma palavra que, penso, eles não conhecem. Como eles ainda não sabem a ordem alfabética e não po­dem consultar o dicionário, estou a escrever um pequeno dicionário ao pé da página do meu texto para que eles o compreendam."

"Estou a escrever um texto para os miúdos" foi o que ela disse. Os que já sabem tornam-se natural­mente professores dos que ainda não sabem. Essa é a pedagogia na­tural das crianças quando elas que­rem ensinar as outras crianças a brincar. As que sabem ensinam as que não sabem, sem que para isso tenham de saber teorias.

Lembrei-me da deliciosa frase de Daniel Pennac no seu livro "Como um Romance": "Que espantosos pedagogos nós éramos quando não nos preocupávamos com a pedago­gia...". As relações de aprendizagem e ensino se dão através das pontes poéticas que o amor constrói. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade. Mais que aprender saberes, as crianças estão aprendendo valores de solida­riedade. A ética é o ar que se respira silenciosamente, sem explicações, naquela sala imensa.

Numa parede encontrei dois quadros de avisos. Num deles estava escrita a frase: "Tenho necessidade de ajuda em...". E, no outro, a frase: "Posso ajudar em...". Qualquer criança que esteja tendo dificuldades em qualquer assunto coloca ali o assunto em que está tendo dificuldades e o seu nome. "Não entendo a regra de três", assinado "Maria". O Gabriel, passando por lá, vê a mensagem da Maria e, sem que a professora dê qualquer ordem, procura a Maria para lhe explicar a matemática da regra de três.

Dei-me conta então da importância da arquitetura no espaço escolar. A arquitetura, ao estabelecer espaços, determina os caminhos possíveis e permitidos. É preciso que os espaços sejam livres para que as relações aconteçam com liberdade. A arquitetura de corredores e salas, comum em nossas escolas, aprisiona as relações.

Lembrei-me então do que me dissera a menina ao me informar que também não havia separações no tempo. Relógios e campainhas são artifícios para obrigar o pensamento a fazer ordem unida. Toca a campainha: é hora de pensar matemática, 45 minutos pensando matemática. Toca a campainha, ê hora de parar de pensar matemática, hora de pensar geografia, 45 minutos pensando geografia, toca a campainha, hora de parar de pensar geografia, hora de pensar literatura...

Os toques de campainha ou qualquer artifício semelhante contêm uma psicologia do pensamento. Como se o pensamento obedecesse às ordens do relógio. Algo semelhante ao que acontece com os programas de televisão: a marcação das horas liga e desliga os "programas" do pensamento.

Vez por outra um curioso me pergunta sobre as horas que separo para pensar... Sei não... Talvez as horas de insônia, ou debaixo do chuveiro, ou numa viagem de carro ou avião... O pensamento não se anuncia. Ele simplesmente vem. Todas as vezes que tentei marcar hora para pensar, as idéias me fugiram.
Transcrito da Folha de São Paulo

terça-feira, 26 de julho de 2011

GRUPO DE CANTO DO MFC MACEIÓ SE APRESENTA NO PROJETO THALITA

Grupo de Canto do MFC Maceió se apresentou no Projeto Thalita

O Grupo de Canto Santa Cecília do Movimento Familiar Cristão de Maceió se apresentou na ultima sexta-feira (22), no PROJETO THALITA que atende meninas vítimas de violência sexual ou que tiveram seus direitos violados e que no momento não podem ficar com seus familiares.

Foi uma noite incrível e contou com a participação dos componentes do Grupo de Canto do MFC com canções atuais de Michel Teló, Vitor e Léo, Luan Santana e até Justin Bieber. Uma festa maravilhosa que começou à luz de velas.

O Grupo comemorou festivamente as aniversariantes do mês na festa que teve coreografia, dança e muita animação. Participaram dessa noite show os mefecistas Charley e Dani, Paulo e Teresa, Luciana e Fernando, Miltinho e Val, Roberto e Ana, Jan e Adenylde, Geraldo e Euzi, BB e Roberta, Fernando e Manú, Sexta e Luciana, Nilson e Adriana, Fábio e Camila, e Souza.

O Grupo de Canto Santa Cecília contou com doações da Doceteria Sabor de Bis e da  Pizzaria Margheritta que com seus produtos qualificaram ainda mais a festa.

O Projeto Thalita é administrado por religiosas da Arquidiocese de Maceió, coordenadas pela Irmã Joana e atualmente abriga 14 meninas. A entidade vive de doações e qualquer ajuda será bem vinda.

A próxima apresentação do Grupo de Canto Santa Cecília será no dia 20 de agosto, no Lar São Vicente de Paulo. Até o final do ano, serão quatro apresentações, conforme planejamento realizado pelo Grupo.

MISSA ENCERRA COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE PRATA DO MFC MURICI(AL)

Claudio e Beth Marques, há 25 anos ajudaram a criar o MFC MURICI

Com a celebração de uma MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, celebrada pelo Padre Silvestre, o Movimento Familiar Cristão de Murici – Alagoas encerrou as comemorações do seu JUBILEU DE PRATA na última sexta-feira, dia 22, com a presença de mefecistas de Murici, Maceió, União dos Palmares, Messias e cidades circunvizinhas.

O MFC MURICI foi uma semente plantada e regada pelo casal Claudio e Beth Marques, que germinou e nesses 25 anos de existência tem se comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, orientando às famílias a realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras, promovendo a elaboração e o crescente aprimoramento de uma política social familiar e religiosa.

O Movimento Familiar Cristão de Murici atualmente é coordenado por Márcia Calazans, que tem como vice-coordenadores Roberto e Luzia, e como secretária Marciana, na tesoureira Lourdes Marques.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA - MARCOS DE LINA

CONSELHO DE LEIGOS DE MACEIÓ SE REÚNE EXTRAORDINARIAMENTE HOJE

N.Sra. dos Prazeres

O Conselho de Leigos da Arquidiocese de Maceió se reúne extraordinariamente nesta segunda-feira, 25, a partir das 19h30min, na Sede da Renovação Carismática, no bairro do Farol, com os movimentos e pastorais de Maceió.

Segundo Rejane Gaia, presidente do CNLB da Arquidiocese de Maceió, a pauta da reunião será de informações e demais providências em relação à Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres.

Além dos leigos e leigas, aguarda-se a presença na reunião do arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

É importante a presença de todos os movimentos e pastorais da Arquidiocese de Maceió nessa reunião importante para que a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres seja coroada de êxitos.

domingo, 24 de julho de 2011

LITÚRGIA DO 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 24/07/2011


Nossa missão é anunciar o Reino de Deus, um anúncio que brota de nossa existência como Igreja: somos sementes e sinais desse Reino no mundo. O Reino não é feito de poderes e riquezas, mas de fidelidade a Deus, de justiça e de sabedoria para discernir entre o bem e o mal. Eis o tesouro escondido e a pérola preciosa, que devemos buscar sempre e que valem qualquer sacrifício.

17º domingo do tempo comum
1ª Leitura: Leitura do Primeiro Livro dos Reis 3, 5.7-12
Salmo:  118
2ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8, 28-30
Evangelho: Mateus 13, 44-52
  
EVANGELHO – MATEUS 13, 44-52
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.

O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.

O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.

Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.

Compreendestes tudo isso? Eles responderam: "Sim".

Então Jesus acrescentou: "Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA –  Dom Henrique Soares da Costa
Continuamos, neste hoje, a escutar Jesus falando-nos do Reino dos Céus. Saído do barco à beira-mar, chegado em casa, ele nos conta ainda três parábolas: o Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo; um homem o encontra e, cheio de alegria, vende tudo e o adquire! O Reino dos Céus é como uma pérola de grande valor; o homem vende tudo e, fascinado por sua beleza, vende tudo e a adquire... Observem, irmãos, que Jesus nos quer fazer compreender que quem encontra o Reino, sai de si! Encontra o sentido da vida, encontra aquilo por que vale a pena viver. Quem de verdade encontra o Reino, quem o experimenta, muda para sempre sua existência: vai ligeiro, vende tudo, fica cheio de alegria! Encontrar o Reino é encontrar Jesus, e encontrar Jesus de verdade é encontrar a razão de viver, o sentido da existência... é encontrar-se consigo mesmo! Quem encontra o Reino assim, se encontra, parte de si mesmo e vai viver de verdade! Quantos cristãos experimentaram isso, quantos fizeram-se loucos, pareceram loucos, por amor de Cristo! Quantos jogaram fora amores, família, projetos, bens materiais... O que os levou a isso? O que aconteceu com santo Antão, que vendeu todos os bens e deu aos pobres e foi viver no deserto, sozinho? O que aconteceu com Francisco de Assis? O que aconteceu com a beata Madre Teresa de Calcutá ou com a irmã Dulce? O que aconteceu com aquele moço que largou tudo e foi ser religioso, com aquela moça sem juízo que entrou numa comunidade de vida? O que aconteceu com aquele casal, que mudou seu modo de viver, seu círculo de amizade, que deixou suas badalações? O que aconteceu com São Maximiliano Kolbe, que entregou a vida no lugar de um pai de família? Com o Bem-aventurado Anchieta, que deixou sua pátria e se embrenhou no Brasil selvagem para anunciar Cristo aos índios? O que aconteceu com todos esses? Eles descobriram o tesouro, eles encontraram uma pérola de valor imensurável, eles experimentaram a paz, a doçura, a verdade do Reino dos Céus!

Estejamos atentos! Quem é mole nas coisas de Deus, quem é pouco generoso no seguimento de Cristo, quem sente como um fardo os apelos do Senhor, não experimentou ainda, não encontrou o tesouro, não viu a pérola de grande valor, não descobriu de verdade o Reino dos Céus! Cristãos cansados, cristãos sem entusiasmo, cristãos pouco generosos, cristãos com uma lógica igual à do mundo são cristãos que nunca – nunca! – experimentaram a paz do Reino, a beleza do Reino, a doçura do Reino, a plenitude do Reino que Jesus nos mostra e nos dá! Atentos, irmãos: pode-se ser cristão e nunca ter experimentado o Reino! Pode-se ser padre ou religioso sem nunca ter descoberto o Reino... Aí, já não há alegria, já não há entusiasmo, já não se corre, se arrasta, se rasteja! O Reino tem pressa, o Reino faz vibrar, o Reino nos impele porque descobrir o Reino e experimentar o amor de Deus em Jesus Cristo! Quantos de nós se entusiasmam com tantas coisas e são tão lerdos quando se trata do Senhor e do seu Reino... Não seríamos nós um desses?

E, no entanto, o sonho de Deus é que todos possam encontrar o seu Reino; para isso ele nos criou, para isso nos destinou. Escutemos o Apóstolo: "Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde toda eternidade, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho... E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou também os tornou justos, e aos que tornou justos também os glorificou". Isso nos coloca diante de duas realidades, caríssimos. Primeiro: o dever que temos de anunciar o Reino a toda a humanidade! A Igreja é missionária, anunciadora do Reino dos Céus! Uma Igreja que não tenha o desejo, que não sinta a necessidade de levar Jesus aos que ainda não o conhecem, é uma Igreja morta, uma Igreja que já não experimenta a alegria de crer! Estejamos atentos: há tantos em terras distantes e tantos bem próximos de nós que não tiveram ainda a alegria do Reino dos Céus, pois que não encontraram o tesouro, na viram a pérola de grande valor! Ai de nós se não anunciarmos a esses a Boa Nova do Reino dos Céus! Nunca esqueçamos: quem encontra algo de muito bom, sente o desejo de comunicar, de partilhar, de tornar conhecido aos demais. Se em nós não há ímpeto missionário, é porque não encontramos, de verdade, a o Reino e sua alegria! Pensemos bem!

Mas, há uma segunda realidade, que precisamos levar em conta. Descobrir o Reino exige um olhar iluminado pela graça de Deus. Sozinhos, com nossas próprias forças, somos incapazes de discernir essa presença do Reino! Por isso é necessário suplicar, como Salomão, um coração para compreender: "Dá ao teu servo um coração compreensivo – um coração que escute!" No Evangelho de hoje, Jesus termina perguntando: "Compreendeste essas coisas?" – Senhor, pedimos nós, dá-nos um coração capaz de compreender! Sem vosso auxílio ninguém é forte, ninguém é santo! Mostra-nos o tesouro, que é o teu Reino! Faz-nos encontrar a pérola de grande valor, pela qual vale a pena perder tudo e todo nela encontrar! Faz-nos sentir que, pelo Reino, vale a pena deixar redes, barcos, a vida perder; deixar a família e dinheiro não ter!

Concluamos, agora, com a última, das sete parábolas: "O Reino dos Céus é como uma rede jogada no mar deste mundo... Ela apanha todo tipo de peixe" – apanhou a mim, a você... Olhem a Igreja, olhem a nossa comunidade: há de tudo! Todo tipo de gente, todo tipo de cristão! Mas, um dia, a rede será puxada para a margem... e os peixes bons serão recolhidos nos cestos do Senhor e os peixes ruins serão lançados fora, para o fogo queimar... Eis como Jesus termina! Prevenindo-nos que é necessário decidir-se pelo Reino, que nossa vida valerá ou não a pena, terá ou não sentido dependendo de nossa atitude em relação ao Reino que ele veio anunciar...

ORAÇÃO
Pai, dá-nos a sabedoria para discernir entre o bem e o mal, e mostrai-nos o tesouro escondido e a pérola preciosa que devemos buscar sempre e que valem qualquer sacrifício.

HOJE, 96ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

sábado, 23 de julho de 2011

O SOFRIMENTO - Artigo do Dr. Milton Hênio


O SOFRIMENTO

O problema do sofrimento sempre move profundamente o ser humano especialmente a dor de pessoas dignas e inocentes, ai então abala e desconcerta ainda mais.

Li recentemente um livro intitulado: “Quando coisas ruins acontecem a pessoas boas”.  O autor é um rabino, o Dr. Harold Kusnher, que passou pelo grande sofrimento de, ao lado da esposa, após muitos anos de espera, assistir ao nascimento de seu filhinho portador de uma doença rara, a progéria, ou seja, doença caracterizada por uma velhice precoce. 

A criança tem a pele enrugada, face envelhecida, um quadro profundamente entristecedor.  A vida nos mostra um desfilar imenso de casos semelhantes relacionados com outras doenças, como leucemia, câncer no cérebro, paralisia cerebral, em crianças que são muitas vezes filhos únicos.  O fato é que em todos esses casos de sofrimento motivado por vários fatos os pais, no desespero, sempre perguntam: “Por que Deus fez isso comigo?”.  O rabino, autor do livro, também fez, depois de muita reflexão, essa mesma pergunta a própria esposa.  E ele mesmo responde: “Estou convencido de que Deus não quis o meu sofrimento nem da minha esposa. Prefiro dizer que continuo acreditando na justiça e na grande onipotência de Deus”.  E continua.  “Não é Deus que causa a tragédia, a doença e o sofrimento, acredito que existe uma “aleatoridade” no Universo e a natureza moralmente cega. Um terremoto não distingue entre pessoas boas e ruins. Nem o câncer. Nem o derrame cerebral. Nem a progéria. Não são os atos de Deus e sim acaso da natureza”.

Para isentar Deus da responsabilidade do mal, o autor defende a tese de que o homem ao habitar esta terra tem a liberdade de escolher entre o bem e o mal, o trabalho que quer exercer, o local onde deve morar, e todos esses fatos estão relacionados sempre com o acaso, que vai moldando ou induzindo atitudes e ações que podem causar bem estar ou danos ao organismo.

Acontece que Deus, tendo dotado as criaturas de natureza e leis próprias, permite que elas ajam de acordo com a sua índole característica: os irracionais agem de maneira instintiva, os racionais como o homem, de maneira livre.  Deus não quis fazer um mundo de “marionetes”, policiados previamente, de sorte que tudo ocorresse segundo uma “harmonia” preestabelecida.  Ele preferiu deixar a espontaneidade de ação às criaturas.

O sofrimento, segundo os teólogos, nos aproxima de Deus e nos dá coragem para enfrentar os obstáculos.  Através da oração, de um diálogo afetivo com o Cristo, as pessoas em sofrimento descobrem que têm mais força e mais coragem do que jamais pensaram em ter.

São inúmeros os santos que conquistaram a amizade do Cristo, não porque foram predestinados, mas pelo esforço e a coragem sempre presente em suas vidas de vencer os obstáculos e o preconceito da época.

Deus é mistério.  Santo Thomas de Aquino estudou exaustivamente as causas do sofrimento humano e não encontro explicações suficientes.  Jó foi o primeiro a ser testado por Deus diante do sofrimento.  A onipotência de Deus não obedece a planos de projeções humanas, mas a planos de sabedorias e amor que ultrapassam as possibilidades meramente humanas.

Nesta passagem pela terra, cheia de alegrias e tristezas, o homem encontra mais obstáculos do que prazer.  Se ele não tiver uma força interior, um grau de espiritualidade suficiente que possa abrir caminhos e ajudá-lo a enfrentar as dificuldades, ele baqueia.  Quando o sofrimento bater-lhe à porta solicite ajuda.  Foi o próprio Cristo que se prontificou a nos atender: “Pedi e receberei”.  “Estou com você todos os dias. Nunca desespere”.
DR. MILTON HÊNIO NETTO DE GOUVEIA,
Nascido em 06 de maio de 1937, na cidade de Maceió,
 no Parque Gonçalves Lêdo, bairro do Farol, onde
até hoje mantém seu consultório pediátrico.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MFC MURICI COMEMORA JUBILEU DE PRATA COM MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Márcia Calazans

O Movimento Familiar Cristão de Murici - Alagoas comemora nesta sexta-feira, 22, seu jubileu de prata com uma SANTA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, às 19h30min celebrada por Padre Silvestre, pároco da cidade.

Nesses 25 anos de existência, o Movimento Familiar Cristão de Murici tem se comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, orientando às famílias a realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras, promovendo a elaboração e o crescente aprimoramento de uma política social familiar e religiosa.

Na Santa Missa em Ação de Graças os mefecistas de Murici contarão com a presença de mefecistas de Maceió, Messias, União dos Palmares e de cidades circunvizinhas.

A atual coordenação de cidade do Movimento Familiar Cristão de Murici tem como coordenadora Márcia Calazans; como vice-coordenadores Roberto e Luzia; como secretária Marciana; e como tesoureira Lourdes Marques.

COMEÇA HOJE O 11º ENCONTRO DOS AMIGOS DE ALAGOAS E GUARABIRA(PB)


Rancho Pé de Pinhão será Sede da Embaixada Guarabirense
Começa hoje o 11º ENCONTRO DOS AMIGOS DE ALAGOAS E GUARABIRA(PB) com a chegada da comitiva paraibana composta de 100 amigos da cidade de Guarabira, região do Brejo Paraibano, que será recepcionada no Rancho Pé de Pinhão – a Embaixada Guarabirense – na cidade de Marechal Deodoro.

Ao chegar à Embaixada Guarabirense, por volta das 18 horas, os paraibanos receberão das mãos do mefecista Vamberto, a chave da Embaixada. Na oportunidade será lida uma mensagem da anfitriã Marly e em seguida a apresentação de um vídeo de Alagoas.

Segundo a programação, estabelecida pela organização do encontro, às 20 horas será servido um jantar e às 21 horas uma seresta na pérgula da piscina com encerramento previsto para a meia noite.

O encontro prossegue no sábado (23) com um jogo de futebol no estádio Rei Pelé, homenagens no Museu do Esporte e a tradicional festa na Casa de Eventos Estratégia (Maceió) com a participação musical da Banda Time Machine e a entrega das Comendas “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS” a 10 personalidades alagoanas que diretamente participam do crescimento acadêmico, econômico, social, cultural, político, esportivo e jurídico de Alagoas.

As personalidades escolhidas para receberem a Comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS” são: JAMES MAGALHÃES DE MEDEIROS (Mefecista e Desembargador do TJ/AL); DIVALDO SURUAGY (Ex-Governador de Alagoas); JOSÉ CARLOS LYRA DE ANDRADE (Industrial); JOSÉ WANDERLEY NETO (Médico Cirurgião Cardiologista); LUIZ MÁRCIO ACCIOLY CANUTO (Repórter da Rede Globo); LUIZ SÁVIO DE ALMEIDA (Professor e Historiador); MARIA EMÍLIA CLARK (Bailarina); MARTA VIEIRA DA SILVA (Jogadora de Futebol Feminino); NELSON DOS SANTOS (Nelson da Rabeca – Músico); e RUI SOARES PALMEIRA (Deputado Federal).

O encerramento do 11º ENCONTRO DOS AMIGOS DE ALAGOAS E GUARABIRA(PB) acontece no domingo (24) com vasta programação na Embaixada Guarabirense (Rancho Pé de Pinhão – Marechal Deodoro).

No próximo ano, o 12º Encontro acontecerá no período de 20 a 22 de julho de 2012, em Guarabira(PB), com a participação de mefecistas dos diversos Grupos de Base do MFC ALAGOAS.