terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MFC ALAGOAS SE REÚNE E DEFINE AÇÕES


A
 ECE - Equipe de Coordenação Estadual do Movimento Familiar Cristão de Alagoas esteve reunida na ultima sexta-feira, 24, no auditório do Mascate Malhas, para uma avaliação das ações desenvolvidas pelo MFC e definir propostas para serem executadas nos próximos meses. Participaram da reunião os mefecistas James e Fátima Medeiros (Coordenadores Estaduais), Vamberto e Marly (Vice-coordenadores Estaduais), Fiel e Claudete (Secretários Estaduais) e Jorge e Penha (Assessores de Comunicação). O casal tesouraria, Gilson e Nana, justificou a ausência por motivos de problemas de saúde na família, mas por telefone, acompanhou o desenrolar da reunião.

Vários assuntos foram debatidos e um calendário de atividades foi definido pela ECE.

VIA-SACRA
A ECE-ALAGOAS definiu a realização da “2ª Via-Sacra do MFC” na cidade de Limoeiro de Anadia, com o apoio da ECCi-Arapiraca e o apoio à “Via-Sacra de Maceió”, tradicionalmente realizada pela ECCi-Maceió no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro. A ECCi-Matriz de Camaragibe se mostrou interessada em realizar uma Via-Sacra, ficando para definir a data após uma reunião com o novo pároco da cidade. A data da realização da Via-Sacra de Limoeiro de Anadia será definida após reunião da ECE e o pároco da cidade. A ECCi-Maceió já definiu a sua Via-Sacra para o sábado, 31 de março.

NUCLEAÇÃO EM MATRIZ DE CAMARAGIBE
A ECE-ALAGOAS, dando seguimento ao programa de expansão mefecista no interior de estado, numa parceira com a ECCi-Matriz de Camaragibe, organizará uma Nucleação naquela cidade no próximo mês de agosto. O evento deverá acontecer nas dependências do Centro Juvenil Dom Bosco e acontecerá nos moldes da Nucleação realizada em Murici. Nos próximos dias será agendada uma reunião entre a ECE e ECCi para definirem a metodologia e demais assuntos pertinentes a Nucleação de Matriz de Camaragibe.

CONDIR NORDESTE
A ECE-ALAGOAS confirmou para os dias 13, 14 e 15 de abril próximo, a realização da Reunião Administrativa do Conselho Diretor Regional Nordeste do MFC em Alagoas.

O evento acontecerá no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro, com a participação de dirigentes do MFC dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará e Sergipe.

ENCONTRO DE JOVENS
A ECE-ALAGOAS definiu que realizará até o final do ano, preferencialmente no mês de julho, um Encontro Estadual de Jovens, indicados pelas ECCi, nas dependências do Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro.

A Equipe de Coordenação Estadual do MFC Alagoas vai manter contatos com outras ECE’s, que já realizaram Encontros similares, para definir a programação do seu Encontro de Jovens, inclusive com a participação de palestrantes e de lideranças jovens de outros estados.

APALA
O Movimento Familiar Cristão realizará uma campanha de arrecadação de roupas, calçados e acessórios usados (em bom estado), em prol das crianças da APALA - ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER.

As doações arrecadadas serão entregues a APALA, que serão vendidas no seu Bazar e a renda direcionada para o setor de serviço social para a aquisição de medicamentos para os pacientes carentes.

Em 2009, o MFC realizou idêntica campanha, conseguindo arrecadar mais de seis mil peças de roupas, calçados e acessórios novos e usados em bom estado. A ECE-ALAGOAS espera arrecadar mais de dez mil peças com o apoio da família mefecista.

A APALA é uma entidade sem fins lucrativos mantida exclusivamente por doações e pela ajuda de voluntários. Foi criada inicialmente com o objetivo de prestar assistência a crianças e adolescentes com leucemia do Estado de Alagoas. A partir de maio de 1996 passou a abrigar crianças e adolescentes com todo tipo de câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio. A manutenção da APALA é proveniente exclusivamente de doações de pessoas e empresas sensíveis à causa e de eventuais promoções que a entidade realiza.

Os mefecistas já podem entregar suas doações no Mascate Malhas (Av. Fernandes Lima, 347, Farol – vizinho a Casa da Indústria) e na Loja Bontempo (Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 165, Jatiuca – antiga Av. Amélia Rosa – vizinho ao Armazém Guimarães). Os que preferirem, pode agendar o recolhimento das doações através do e-mail: mfcalagoas@gmail.com

LUAU
A ECE-ALAGOAS programa para o sábado, dia 10 de março, a realização do 2º LUAU DO MFC, em um Catamarã, na lagoa Manguaba.

O evento sairá do povoado Massagueira, seguindo pelas águas mansas da Lagoa Manguaba, passando por suas diversas ilhas até a Prainha da Barra Nova, onde o catamarã atracará e os mefecistas curtirão o local iluminado pela Lua Cheia ao som da boa musica e saboreando petiscos e bebidas.

Nos próximos dias estaremos informando a programação oficial do 2º LUAU DO MFC.

TREM DO FORRÓ
O Movimento Familiar Cristão de Alagoas promoverá o “Trem do Forró”, saíndo da Estação Central de Maceió, no dia 16 de junho, com muito forró pé de serra, banda de pífanos, bebidas e comidas típicas (servidas pela Bodega do Sertão) e atrações da época, com destino à cidade de Satuba. A iniciativa visa reunir, inicialmente, 65 mefecistas nesta festa cultural nordestina.

O MFC de Alagoas quer lotar um vagão com muita alegria e animação. A intenção dos organizadores é fazer com que essa atração se torne parte do calendário junino do MFC, a exemplo da tradicional Festa Junina, que é realizada anualmente pela ECCi-Maceió.

Em breve estaremos disponibilizando a programação oficial e a venda dos passaportes para o MFC no Trem do Forró.

SEDE
Assuntos relacionados à reforma da Sede do MFC foram discutidos e nos próximos dias a ECE deverá anunciar o inicio das reformas, inclusive com a solução dos problemas de acústicas do auditório.

A ECE pretende fazer parcerias com órgãos públicos do estado e/ou município, com a finalidade de desenvolver atividades em prol da comunidade carente na Sede do MFC. O casal coordenador estadual, James e Fátima, manterão contatos com membros do poder executivo para definirem que tipo de ação será desenvolvido em parceria.

RECURSOS FINANCEIROS
O Movimento Familiar Cristão em Alagoas foi beneficiado com emenda parlamentar do deputado estadual Sérgio Toledo no valor de R$ 130 mil para a compra de um veículo (micro ônibus/van) para ser utilizado na expansão e evangelização do MFC em Alagoas.

A liberação da verba, aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, deverá ser feita pelo poder executivo estadual.

A ECE acompanha o tramite do processo para que seja efetivada o mais rápido possível a liberação da verba aprovada pelos deputados em prol do MFC de Alagoas.



EXPANSÃO NORDESTE
A ECE-ALAGOAS continua mantendo contatos com leigos das cidades de Caruaru em Pernambuco e Guarabira na Paraíba para formar novos núcleos do Movimento Familiar Cristão no Nordeste. Até a reunião do CONDIR/NE que acontecerá em Alagoas, a ECE-ALAGOAS deverá se reunir com os prováveis mefecistas que coordenarão as ECE’s em Pernambuco e Paraíba.

Outra cidade nordestina que será visitada é Natal, capital do Rio Grande do Norte. Há informações que em Natal-RN, a Irmã Natalina Maria Rossetti, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, uma gaúcha, de Caxias do Sul, fundou o MFC a fim de trabalhar com as famílias, para ajudar na evangelização.

A assessoria de comunicação já manteve contato telefônico com a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Natal, e ficou acertada a visita de representantes do MFC alagoano à religiosa para conhecerem a história do MFC em Natal e promover sua regularização junto ao MFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário