MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO
A |
proveito o espaço para, em rápidas pinceladas, dizer um pouco do Movimento Familiar Cristão – MFC, tão necessário para o caminhar seguro de quem deseja viver e ser feliz, além de fazer feliz o próximo, nosso irmão, na plenitude do amor de Deus. Diz S. Catarina de Sena: “Deus não deu a ninguém todas as qualidades e não deixou ninguém sem qualidade nenhuma. Dessa forma, precisamos uns dos outros”.
O Movimento Familiar Cristão nasceu na Argentina e no Uruguai, no final da década de quarenta, sendo a sua criação oficial neste último. Foram seus pioneiros os casais Soneira, Gelsi, Gallinal e o Padre Pedro Richards. No Brasil o Movimento foi criado em julho de 1955, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional, em reunião no Ministério da Educação, com casais brasileiros da Ação Católica, e a participação de casais uruguaios e o Pe. Pedro Richards, por convite do então Padre Helder Câmara. Portanto o nosso MFC no Brasil formou as suas três primeiras equipes de casais em Niterói e Rio de Janeiro. Coube ao casal Jean e Neuza Schwartz e a Frei Lucas Moreira Neves a expansão do novel Movimento de raiz católica, viajando de avião, jeep, ônibus e jegue, criando núcleos pelo Brasil afora.
Depois de criado, logo teve aprovação do Vaticano, do Conselho Episcopal Latino Americano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e atualmente existe em todo mundo.
É comprometido na construção de uma sociedade mais justa, que permita às famílias realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras, por isso, deseja a elaboração e crescente aprimoramento de uma política social familiar que responda às suas necessidades básicas de educação, saúde, habitação e lazer.
Seu carisma é preparar famílias, casais ou pessoas, de qualquer credo religioso, para o compromisso cristão de construção de um mundo mais justo e solidário no qual todos possam se humanizar e cumprir a sua missão.
Também colabora com a Pastoral Familiar da CNBB, no Brasil e em toda América Latina, com o Conselho Nacional de Leigos, do qual é integrante, e em geral com a pastoral familiar nas Paróquias.
Em um mundo tão atribulado e cheio de desafios temos que caminhar, juntos, no caminho de Jesus, em obediência ao Pai, com amor, fé, esperança e humildade, pois não nos foram dadas todas as qualidades, daí, estarmos a precisar uns dos outros.
Nesse contesto o Movimento Familiar Cristão se apresenta como um dos caminhos a nos conduzir até ao Pai, sabemos que é difícil a escolha, mas será suave o caminhar com os irmãos e com o mesmo objetivo.
Não resta dúvida que viver é caminhar colocando a mochila nas costas a cada amanhecer; seguindo os passos de Jesus. Fazendo ao outro o melhor, sem por isso esperar recompensa, com certeza receberemos dele mais do que lhe damos.
concordo plenamente com a reflexão temos o MFC como luz divina as famílias e com isso temos o fortalecimento e reflexão do que fazemos, crescemos e aprendemos que temos que andar juntos na fé e no carisma do MFC,parabéns pela pela linda reflexão!
ResponderExcluir