terça-feira, 25 de setembro de 2012

MFC ALAGOAS PARTICIPA DA REUNIÃO DO CONDIN EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA


Reunião do CONDIN em Vitória da Conquista-BA.

O
s emefecistas alagoanos James e Fátima Medeiros – casal coordenador regional Nordeste do MFC e Jorge Maciel – SERCOM regional Nordeste, estiveram participando da 5ª Reunião Administrativa do Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão do Brasil, que aconteceu desde a última sexta-feira (21) até o inicio da tarde do domingo (23) na Sede do MFC de Vitória da Conquista, Bahia, com a presença do casal Coordenador Nacional e do CONDIR SUL, Eduardo e Ismari; do Coordenador do CONDIR NORTE, Alzenir; do casal Coordenador do CONDIR SUDESTE, Freitas e Alivanir; do casal Coordenador do CONDIR CENTRO-OESTE, Moisés e Maria Aparecida; de Gilson e Lourdes, casal SENCOM; Florisval, SERFIN/NE; Frei Davi, ASSESSOR ESPIRITUAL NACIONAL; e de representantes da ECCI-VITÓRIA DA CONQUISTA.

A abertura aconteceu na noite da sexta-feira, com a recepção dos dirigentes emefecistas na residência do casal Rubens (Equipe de Metodologia do ENA 2013) e Rosana (tesoureira da ECCi Vitória da Conquista), no bairro Candeias.

Na manhã do sábado os participantes do CONDIN foram recebidos em audiência pelo prefeito do município, Guilherme Menezes e pelo vice-prefeito, Ricardo Marques, que garantiram o apoio da municipalidade na realização do 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MFC, em julho de 2013.

Ainda na manhã do sábado, ao saírem do gabinete do prefeito de Vitória da Conquista, os representantes regionais se dirigiram ao local que acontecerá o 18º ENA, onde conheceram as instalações, consideradas excelentes para a realização do Encontro Nacional. Em seguida, retornaram à Sede do MFC, onde extensa pauta com assuntos relacionados ao movimento foi debatida pelo colegiado. Por volta das 13 horas houve uma pausa para o almoço.

Registramos ainda na manhã do sábado, a visita do Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista - BA, Dom Luís Gonzaga, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), que desejou boas vindas a todos os visitantes e falou da importância do MFC para as famílias brasileiras, em especial das famílias de Vitória da Conquista. Dom Luís desejou uma profícua reunião e deu sua benção.

Por volta das 15 horas, à reunião foi reiniciada com o assunto 18º ENA, iniciando pela leitura da Ata da 3ª reunião da equipe de Metodologia oportunidade que o colegiado discutiu cada tópico.

A Equipe ENA apresentou o cronograma da programação do ENA, os temas e os CONDIR’s responsável pelas Liturgias. Ficou definido que o emefecista Júnior (ECCi Vitória da Conquista) será o responsável pela coordenação das Liturgias. O colegiado decidiu que até o dia 15 de outubro de 2012 a equipe de Infra Estrutura deverá encaminhar a cada CONDIR e ao CONDIN a linguagem e tipo de formatação das liturgias a serem programadas.

Além das vagas ofertadas (400 adultos e 50 jovens), a coordenação do 18º ENA garantirá as vaga da equipe de Metodologia, mas, exclusivamente da pessoa indicada, não incluindo o acompanhante. O colegiado definiu que a participação no ENA deve ser exclusiva de membros efetivos do MFC.

A equipe de Infra Estrutura disponibilizará via internet as inscrições para o ENA, cuja validação será feita pelas Coordenações Estaduais. A ficha de inscrição estará disponível no site do MFC Vitória da Conquista com link no site do MFC Nacional e no blog do MFC NOTÍCIAS.

A oficina de jovens passou a ser denominada “Nucleação e Caminhada dos Jovens” com a participação de 50 jovens com idade mínima de 15 anos.

O colegiado reforçou que o facilitador escolhido para trabalhar nas oficinas do ENA deve ser membro conhecedor da metodologia do MFC, evitando-se posturas que caracterizem estrelismos.

Dando sequencia a reunião, os coordenadores regionais apresentaram as atividades desenvolvidas nas suas respectivas regiões. Além das discussões regionalizadas, o colegiado definiu que os coordenadores regionais devem propor as coordenações estaduais realização de Encontros Regionais, no mesmo formato do SIN (Seminário de Integração Nacional), com a participação das ECE e ECCi’s. Os trabalhos do sábado foram concluídos com um delicioso jantar preparado pela equipe de cozinha do MFC Vitória da Conquista.

No domingo a reunião do CONDIN reiniciou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo Frei Davi, Assessor Nacional. A reunião do CONDIN teve continuidade com várias discussões, entre elas a da proposta de Integração Administrativa, constituída por uma proposição para que todos os mandatos de Coordenação de Cidade e de Estado tenham o mesmo período de gestão.

Os candidatos às sucessões regionais, estaduais, e nacional devem apresentar as respectivas documentações prevista estatutariamente, inclusive no que se refere ao Conselho Fiscal. Já na próxima reunião do CONDIN, os CONDIR’s deverão indicar os nomes dos candidatos e vices das coordenações regionais e do conselho fiscal, entregando a correspondente documentação, dos candidatos aos cargos. A coordenação nacional disse da obrigatoriedade das atuais coordenações de passarem as orientações referentes a sua gestão, detalhando a realidade vivenciada, além do compromisso, também estatutário, de acompanhar a próxima gestão.

Após a discussão de vários assuntos administrativos do MFC em nível de Brasil, aconteceu um momento de Formação, através de Ismari, que apresentou o 2º tema realizado no Encontro de Corações que são os “Valores na Sociedade”. A reunião foi finalizada com a liturgia apresentada pelo CONDIR NORDESTE.

Foi unanime a alegria e o agradecimento do colegiado do CONDIN aos emefecistas de Vitória da Conquista, que acolheram o colegiado de forma carinhosa, principalmente os hospedeiros, que abriram suas casas para acolher os emefecistas das cinco regiões do país.

A próxima reunião administrativa do CONDIN será abril de 2013 na cidade de Linhares - Espirito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário