Na segunda (11), Bento XVI surpreendeu os católicos do
mundo inteiro. Anunciou a decisão em latim, em uma reunião do conselho de
cardeais.
“Queridos
irmãos, convoquei vocês para comunicar uma decisão de grande importância para a
vida da Igreja. Depois de ter repetidamente reexaminado minha consciência
perante Deus, cheguei à certeza de que minhas forças, devido a minha idade
avançada, não são mais adequadas para o exercício do ministério de Pedro”,
anunciou.
O Papa disse também que, no mundo de hoje, sujeito a
rápidas mudanças, é necessário vigor do corpo e do espírito, e que nos últimos
meses ele sentiu que suas forças se deterioravam ao ponto de ter que reconhecer
a incapacidade de cumprir o trabalho que lhe foi confiado. Bento XVI falou que
por essa razão e ciente da gravidade da renúncia, ele deixava o cargo. Disse
ainda que, a partir do dia 28 de fevereiro, às 20h pelo horário de Roma seu lugar
estará vago.
O teólogo Bernard Häring, já falecido, escreveu o anúncio
que ele esperava do papa a ser eleito depois do falecimento de João Paulo II,
na linha do papado anterior de João XXIII. Na próxima sucessão de Bento XVI, a
proposta de Häring, parcialmente transcrita a seguir, poderá ser lembrada.
NADA É
IMPOSSÍVEL
Uma proposta
profética do teólogo Bernard Häring antes da eleição de Bento XVI.
O anúncio papal que não aconteceu
(...) “A conversão ecumênica reforçou
e promoveu um espírito de diálogo, de respeito, e de busca conjunta da verdade.
Apesar do pleno conhecimento das dificuldades ainda existentes, proponho hoje
alguns pontos para a vida da Igreja Católica, tendo em vista a tão desejada
unidade dos cristãos:
1
– Já que o trono, a tiara e os títulos pomposos eram sintomas de patologias
profundas e causa de irritação entre Igrejas irmãs, proíbo energicamente que se
chame o Papa com títulos como “Sua Santidade”. E nem sequer o título de Santo
Padre me agrada, pois Jesus, na Sua Grande oração pela Unidade, chama Seu Pai
de “Pai Santo” (Jo, 17, 11). Esperamos que, no futuro, jamais alguém se permita
chamá-lo “Santíssimo”, ou “Beatíssimo”.
2
– Não existirão mais os chamados “prelados de honra de Sua Santidade”. Os
cardeais da Igreja Romana não se vestirão de púrpura “como fazem os ricos”. No
Vaticano não mais títulos como “Eminência” ou “Excelência”. Somos todos irmãos
em torno de Cristo, humilde servo de Deus, que se fez homem para a nossa
salvação.
3
– Os diversos diálogos interconfessionais das últimas décadas produziram
resultados surpreendentes. Ouvindo juntos a palavra de Deus, conseguimos
remover muitos obstáculos sendo, por isso, chegada a hora de pôr fim a todas as
consequências possíveis e dar passos decisivos, rumo à unidade e à
reconciliação, numa fecunda diversidade.
4
– Como sinal desse renovado fervor, o “Pontifício Conselho para a Unidade dos
Cristãos” será elevado ao nível dos mais importantes Dicastérios Romanos,
melhor ainda, tornar-se-á Congregação, com a específica competência de criar e
animar estruturas capazes de favorecer o processo e o acolhimento dos
resultados provenientes dos diálogos interconfessionais, em estreita
colaboração com as Conferências Episcopais e as Faculdades Teológicas de todo o
mundo .
5
– 0 Papa propõe-se a fazer todo o possível para tornar viva e operante a
Colegialidade em todos os níveis. Para recuperar as estruturas sinodais do
primeiro milênio, muito teremos a aprender das Igrejas irmãs que conservaram e
desenvolveram com muita eficácia aquelas estruturas.
6
– Tendo em vista a função ecumênica do Bispo de Roma, todas as Conferências
Episcopais e todos os Patriarcados participarão da eleição dele. As modalidades
exatas serão determinadas pelo próximo Sínodo dos Bispos.
7
– 0 mesmo Sínodo decidirá sobre a função e o futuro do “corpo diplomático”. Até
mesmo o nome não é mais aceitável. As Igrejas não podem definir-se como
instituição diplomática. Bem ao contrário, precisamos é de organismos
completamente diferentes, que sirvam para a missão da Igreja na promoção da Paz
e da Justiça.
Em
relação a tudo aquilo que se refere à ligação e à comunicação contínua entre o
Bispo de Roma e as Igrejas locais, serão encontrados modelos semelhantes aos do
primeiro milênio.
8
– Uma ponderada interpretação teológica do primado do Papa, feita à luz da
Palavra de Deus e dos documentos dos Concílios, demonstrou que o magistério e o
governo do Papa só estão plenamente integrados no interior da Igreja.
Motivo
pelo qual o Papa não é um mestre de fé de fora para dentro ou de cima para
baixo. Ele faz parte dos discípulos reunidos em torno de Cristo, único Mestre,
e faz parte tanto da “Igreja Docente” quanto da
“Igreja Discente”.
No
exercício de sua atividade pastoral para a Igreja Universal, ele é obrigado a
seguir o exemplo do humilde Servo de Deus, Jesus Cristo. Por isso, ele
observará escrupulosamente o principio da subsidiariedade.
9
– 0 Papa tem o direito de saber o que se crê na Igreja, com sinceridade de
consciência e com a liberdade dos filhos de Deus. Não poderá exercer o seu
magistério e ministério da unidade se não existir um amplo espaço de diálogo
franco e sincero dentro da Igreja.
É
por isso que, certo de poder contar com
consenso dos irmãos Bispos, faço abolir, com efeito imediato, o que, no
Código de Direito Canônico, está prescrito sobre punibilidade do não
assentimento em relação aos documentos não infalíveis do Papa.
(Cân. 1371 — Seja punido com justa pena: 1)
quem, fora do caso previsto no cân. 1364 § 1, ensinar uma doutrina condenada
pelo Romano Pontífice ou pelo Concílio Ecuménico, ou rejeitar com pertinácia a
doutrina referida no cân. 750 § 2 ou no cân. 752, e, admoestado pela Sé
Apostólica ou pelo Ordinário, não se retrata)
10
– Além da comum profissão de fé e dos votos ou promessas batismais, não se
farão mais, na Igreja Católica, juramentos particulares de fidelidade e
lealdade. Basta seguir a palavra firme de Jesus: “Seja o vosso falar: sim, sim;
não, não. Tudo o que disso passa, procede do maligno” (Mt. 5,37).
Já
que vivemos da contínua antecipação de confiança que nos é concedida por Deus,
também nós faremos todo o possível para criar uma atmosfera de confiança
recíproca. Por este motivo, estão abolidos todos os instrumentos de controle e
se criará um clima de confiança uns nos outros.
11
– Todos os problemas polêmicos, como, por exemplo, a função da mulher na
Igreja, a participação das mulheres nos processos decisórios de toda a Igreja e
uma eventual ordenação das mulheres para o sacerdócio ministerial, serão
discutidos no diálogo ecumênico e dentro da Igreja com franqueza, respeito e
paciência. E a decisão final terá caráter estritamente colegial.
12
– A Cristandade inteira, todos os discípulos de Cristo, juntos, são chamados a
ser luz do mundo, sacramento de paz, de justiça, de salvação e de cura. Por
isso, buscaremos um diálogo respeitoso com todas as religiões não-cristãs, mais
ainda, com todos os homens de boa vontade.
Perscrutando os sinais dos tempos, daremos
especial atenção ao evangelho da paz e ao caminho da não-violência, a exemplo
de Jesus, aproveitando também, com muita alegria, tudo o que a graça de Deus
operou, em relação a isto, entre as religiões não-cristãs. (...)”
CARTA DO
IMPERADOR VESPASIANO PARA SEU FILHO TITO (79 dC)
“Tito,
meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, Imperador. Espero que os
deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos,
acalmando os vulcões e os jornalistas.
De
minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pares a construção
do Colosseum. Em menos de um ano ele
ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória.
Alguns
senadores te criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e
escolas. Não dê ouvidos a esses
poucos. Pensa: onde o povo prefere
pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num
estádio, é claro.
Será
uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por omnia saecula
saeculorum, e sempre que o olharem dirão: ‘Estás vendo este colosso? Foi
Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou’.
Outra
vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos
nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão.
‘Moralistas
e loucos dirão, que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem
que é melhor usar roupas novas que remendadas. Vel caeco appareat (até um cego
vê isso). Portanto, deves construir esse estádio em Roma.
Enfim,
meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: ad captandum vulgus, panem et
circenses (para seduzir o povo, pão e circo).
Esperarei
por ti ao lado de Júpiter”.
Vespasiano,
Imperador de Roma
FRASES PARA
REFLETIR
Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os
braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades
para admirar as partes isoladas. (Sêneca)
Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do
corpo. (Confúcio)
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. (Antoine de
Saint-Exupéry)
A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente
ciosos da felicidade um do outro. (Platão)
Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha. (Confúcio)
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