sábado, 11 de maio de 2013

MÃE!




T
radicionalmente, comemoramos neste segundo domingo de maio o DIA DAS MÃES, uma data especial que homenageamos e presenteamos àquela que nos presenteou com a vida.

O “DIA DAS MÃES”, comemorado no Brasil por decreto do presidente Getúlio Vargas, assinado em 1932, é uma data especial onde às Mães recebem presentes e lembranças de seus filhos, que teve seu inicio na Grécia Antiga, onde os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens a deusa. Os romanos seguiam uma religião parecida com a grega e também faziam ofertas e homenagens a deusa. Em Roma, durante três dias (15 a 18 de março), eram realizadas homenagens com festas a Cibela, a mãe dos deuses.

Mas, a comemoração passou a ter um caráter cristão nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

Semelhante a dos dias atuais, a história nos conta que no século XVII, na Inglaterra, existia o DOMINGO DAS MÃES, quando, nas missas, os filhos entregavam presentes para suas Mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

Em 1904, nos Estados Unidos, a americana Anna Jarvis teve a ideia de criar uma data em homenagem às Mães. A ideia era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas com objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estava se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

Liturgicamente, a data não existe no calendário da Igreja Católica Apostólica Romana, mas os fiéis-católicos celebram, não só amanhã - segundo domingo de maio, o DIA DAS MÃES, mas a cada dia, pois todas merecem respeito e carinho, em suas diversidades e formas de amar.

Nesse Dia das Mães, festeje-a muito, afinal,
Mãe transmite o amor de Deus nesse mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário