domingo, 4 de agosto de 2013

LITURGIA E HOMILIA DO 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 04/08/2013

      
 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
“Feliz quem vence a ganância!”
  

PRIMEIRA LEITURA (Ecl 1,2; 2,21-23)

Leitura do Livro do Eclesiastes:
2“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade”. 2,21Por exemplo: um homem que trabalhou com inteligência, competência e sucesso, vê-se obrigado a deixar tudo em herança a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade e grande desgraça.

22De fato, que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol? 23Toda a sua vida é sofrimento, sua ocupação, um tormento. Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 89)

— Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós!
— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal,/ quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!”/ Pois mil anos para vós são como ontem,/ qual vigília de uma noite que passou.
— Eles passam como o sono da manhã,/ são iguais à erva verde pelos campos:/ de manhã ela floresce vicejante,/ mas à tarde é cortada e logo seca.
— Ensinai-nos a contar os nossos dias,/ e dai ao nosso coração sabedoria!/ Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?/ Tende piedade e compaixão de vossos servos!
— Saciai-nos de manhã com vosso amor,/ e exultaremos de alegria todo o dia!/ Que a bondade do Senhor e nosso Deus/ repouse sobre nós e nos conduza!/ Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

SEGUNDA LEITURA (Cl 3,1-5.9-11)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; 2aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus.

4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

5Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria.

9Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir 10e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento.

11Aí não se faz distinção entre judeu e grego, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 12,13-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.

14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?”

15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’.

18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’

20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda esta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’

21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

HOMILIA
Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

VAIDADE DAS VAIDADES
O salmo nos leva a rezar: “Ensinais-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria” (Sl 89,12). Jesus conta a parábola sobre o homem que teve uma grande colheita e se sentiu garantido para gozar tantos anos, mas não se lembrou que a vida não depende dele e lhe será tomada. Isso é a loucura. A liturgia da Palavra leva-nos à refletir sobre a vaidade do acúmulo dos bens, pois mesmo que alguém tenha muitos bens, a vida de um homem não consiste na abundância destes bens”(Lc 12,15). Para completar este pensamento, lemos no Eclesiastes sobre esta vaidade de acumular e deixar para outro que em nada colaborou (Ecl 2,21). Havia uma mentalidade, que ainda existe em certos grupos cristãos, que a riqueza é sinal da bênção de Deus. Jesus se contrapõe a isso com esta parábola. Jesus não diz contra os bens, mas contra a ganância que pode endurecer o coração e deixar a riqueza de Deus. Por isso indica o caminho para relativizar as riquezas com seu devido uso não para si, mas para ser rico diante de Deus (21). O consumismo é uma idolatria (Cl 3,5). Jesus chama este tipo pessoas de sem inteligência (Lc 12,20). O grande pecado da humanidade, que é uma das tentações que vemos no início do ministério de Jesus, é viver para as riquezas. Isso invadiu todo o mundo. Aumenta os bens materiais, as possibilidades de vida e aumenta o número dos necessitados. Os pobres sofrem mais não só por não ter, mas pela doença da ganância que os toma também. Pior é a situação dos que tiveram algo mais e foram vítimas da ganância dos outros. É o fracasso humano que os afunda mais ainda. Complicado neste quadro é a busca da religião, de Deus, da oração só para ter bem materiais. É a chamada teologia da retribuição: Dizem que os bens materiais são bênçãos de Deus. E o que não tem bens, é maldito? Jesus não diz isso.

AGIR COMO HOMEM NOVO
A leitura da carta de Paulo aos Colossenses responde ao problema das riquezas vividas na ganância: “Se vós ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo… Aspirai às coisas celestes e não às terrestres” (Cl 3,1-2). A Ressurreição transforma também os valores humanos. Os bens são bons quando transformados em bens eternos. Bens são para serem partilhados. Quem os tem não precisa ficar sem, mas que os outros também não fiquem sem. D. Helder diz que não se deve reverter o quadro dos pobres que ficam ricos e dos ricos que fiquem pobres. “Nem ricos nem pobres, mas todos irmãos”. Ressuscitados no batismo, somos chamados a viver uma vida nova. Paulo convida a fazer morrer ao que é da terra, isto é, viver um modo de vida novo segundo o evangelho de Jesus.

DESPOJAR-SE
Jesus indica esse novo modo de vida ao cristão: “A vida do homem não consiste na abundância dos bens” (Lc 12,1). Resume assim todo modo de viver o Evangelho. Em diversos lugares falou dos bens materiais. Ele próprio deu o exemplo sendo despojado: “O Filho do homem não tem onde repousar a cabeça” (Mt 8,20). Paulo insiste na pobreza de Cristo: “Embora fosse rico, se fez pobre por causa de vós, para enriquecer-vos com sua pobreza” (2Cor 8,9). O que deve ser abandonado são os vícios que nos levam à pobreza moral, para chegarmos à riqueza dos bens materiais vividos no espírito do Evangelho. Diz Paulo: “Vós vos despojastes do homem velho e de sua maneira de agir e vos revestistes do homem novo que se renova segundo o Criador” (Cl 2,3,9-10).

ORAÇÃO
                             
Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Amém!

Editado por JorgeMacielNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário